quinta-feira, 16 de junho de 2011

4ª Companhia Independente de Chapadinha, comemora 175 anos da Polícia Militar do Maranhão

Compartilhar


Por CN1 Luis Carlos Júnior, com informações da Polícia Militar

 










Chapadinha - A Polícia Militar do estado do Maranhão está completando 175 anos de existência,  a 4ª Companhia  Independente ,   realiza  amanhã (17), em Chapadinha,  cerimônia alusiva a  data ,  com entrega de medalhas e promoção de oficiais e praças da corporação. 

A  solenidade  vai  ser  realizada em frente ao Quartel  às  07h30 da manhã nesta sexta-feira (17),   e será   presidida  pelo Major Edvaldo Mesquita , Comandante da 4ª Companhia  (foto).   Com o  slogan,  “ Polícia Militar do Maranhão, 175 anos servindo, protegendo e promovendo cidadania”. 
Governadora Roseana Sarney com o comandante geral da PMMA
 Governadora Roseana Sarney com o Comandante 
Geral da PMMA Coronel Franklin Pachêco

A Polícia Militar do Maranhão teve sua história iniciada a partir da chegada das Companhias denominadas “Canelas Pretas” vindas de Pernambuco, em 31 de março de 1693. Em 1757, na Capitania do Maranhão, foi estabelecido o Corpo Auxiliar comandado pelo General do Estado do Pará e Maranhão, Francisco Xavier de Mendonça Furtado.

Em 1820, a província do Maranhão passou a ter Distritos Militares que foram instalados em Alcântara, Aldeias Altas, hoje município de Caxias, Brejo, Tutóia, Guimarães, Itapecuru-Mirim, Iguará, Mearim, Viana e São Luis, sob a chefia de um Comandante Geral Militar, subordinado imediatamente ao Governador. Em 1835, foram criados pelo presidente da província do Maranhão, Antônio Pedro da Costa Ferreira, Distritos da Província e um Corpo de Polícia Rural.

Em 1836, o projeto de lei do Deputado Gomes Belfort foi convertido em Lei Provincial, sancionado pelo Presidente Antonio Pedro Costa Ferreira, criando o Corpo de Polícia da Província do Maranhão, que deu origem a atual Polícia Militar do Maranhão, e teve como seu 1º Comandante e Patrono o Major Antônio Feliciano Falcão.

A instituição ao longo de 175 anos recebeu várias denominações, tais como, "Corpo de Segurança Pública", "Corpo de Infantaria", "Corpo Militar do Estado", "Batalhão Policial do Estado", "Força Policial Militar do Estado", "Brigada Auxiliar do Norte" e "Polícia Militar do Maranhão", em 1951.

A primeira turma de oficiais PM, com Curso de Formação de Oficiais (CFO), formou-se em 1966, na Academia de  Polícia Militar do Estado de Minas Gerais; posteriormente formaram-se oficiais em outras Academias de diferentes Estados.

Com a criação da Academia de Polícia Militar do Maranhão, através da Lei 5657, de 1993, passamos a formar oficiais, tendo a primeira turma 29 Aspirantes a Oficial, declarados em 22/12/1995.

Polícia Militar e Sociedade

A Polícia Militar do Maranhão tem por função primordial o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública no Estado do Maranhão. Ela é Força Auxiliar e Reserva do Exército Brasileiro, e integra o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Brasil. Seus integrantes são denominados Militares dos Estados.

A 4a Companhia Independente de Policia Militar, através do Comando Geral da PM  atua  17 municipios da Região do Baixo Parnaíba, onde desenvolve diversas ações junto a população no  combate  à violência e às drogas e   na segurança preventiva. Parabéns Gloriosa Polícia Militar do Maranhão aos seus 175 anos de história.





Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: