quarta-feira, 15 de junho de 2011

Receptação! Como combater esse tipo de crime?

Compartilhar


Por CN1 Luís Carlos Júnior 



(Foto ilustrativa
 Chapadinha não é diferente das outras cidades do Maranhão ou do Brasil, quando o assunto é receptação de mercadoria roubada.  Os furtos e roubos vêm aumentando a cada dia associados a dois problemas: o consumo de drogas e a compra dos objetos (furtados ou roubados) pelos receptadores, ou seja, enquanto houver receptação, dificilmente a polícia conseguirá extinguir esse tipo de delito. 

 Existe um mercado negro para compra desses objetos? Ou melhor, existem pessoas que preferem tirar vantagem dessa situação?  No último final de semana em Chapadinha, um homem foi preso por receptação, (Art. 180 – Adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influi para que terceiro, de boa-fé, adquira, receba ou oculte: Pena de reclusão, de 1 ano a 4 meses e multa),  ele comprou um notebook   por apenas R$ 50,00.   O criminoso não passará muito tempo na cadeia, a rotina dos que praticam o furto ou roubo  e os receptadores será a mesma. 

(Foto ilustrativa)


Às vezes algumas vítimas se querem registram as ocorrências,  alguns desses crimes não são elucidados pela polícia e os objetos não são recuperados. Não sei se há estatísticas, mas os prejuízos estão aí.  É importante as policias civil e militar combaterem a ação dos receptadores, certamente conseguiria neutralizar  o receptador.

Outro ponto é mudar a lei para esse tipo de crime no sentido de inibir a receptação  de todo tipo de produto roubado, a fragilidade das leis, promove ainda mais a ação dos receptadores.
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: