quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Calouros denunciam supostos casos de trotes violentos no Campus da UFMA de Chapadinha.

Compartilhar

As aulas tiveram inicio nesta quarta-feira (31). Os "calouros" e os estudantes que denunciaram os trotes, estão bastante apreensivos com a atividade acadêmica, por causa da situação, por eles, relatada.

Por Fabrícia Bogéa

Um grupo de calouros do CCAA/Chapadinha procurou na tarde de hoje (30), a equipe de reportagem do blog “Ações e Destaques” para denunciar supostos casos de trotes violentos nas dependências do campus local da UFMA.

Os estudantes disseram estar representando os alunos, que desde, o último dia 22 de agosto, passaram a integrar o quadro discente do CCAA. Segundo os jovens, os calouros vivem sob constantes ameaças, vindas por parte dos veteranos, que prometem, entre outras coisas, dar banho nos recém chegados, com água de peixe e carne, em estado de putrefação.

Eles relataram ainda, à nossa reportagem, que souberam de supostos casos, em que alunos teriam se machucado em alguns desses trotes. Os universitários reclamam que estão tendo déficit de atenção, durante as aulas, por conta dessas ameaças. Os vídeos dos trotes são exibidos em redes sociais, na internet, alguns deles, podem até ser assistidos no Youtube.



Os jovens afirmaram que não são contra a prática dos trotes nas universidades, pois se trata de uma espécie de iniciação à vida acadêmica, o que eles contestam é a falta de finalidade dessas ações, que poderiam ser voltadas à prática social, ou até mesmo, ao engajamento dos acadêmicos pelas lutas a favor dos seus direitos.

Os calouros já procuraram a direção da Universidade, mas segundo eles, nenhuma resposta concreta foi obtida. 
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: