terça-feira, 15 de novembro de 2011

15 de Novembro - Proclamação da República

Compartilhar
A data da Proclamação da República - 15 de novembro, se tornou feriado nacional a partir da aprovação da lei nº.662, de 6 de abril de 1949, proposta pelo então presidente Eurico Gaspar Dutra.


proclamacao-da-republica



No dia 15 de novembro de 1889, no Rio de Janeiro, o Marechal Deodoro da Fonseca (1827-1892), liderou um golpe que depôs a Monarquia. Deodoro à frente de um batalhão, marchou para o Ministério da Guerra, depondo o Gabinete de Ouro Preto. Não houve resistência. 

Os revoltosos conseguiram a adesão das tropas governistas. Deodoro que estava doente, dirigiu-se então para a sua residência e os militares voltaram aos quartéis. Nesse momento, alguns republicanos, entre os quais José do Patrocínio, preocupados com a indefinição do movimento, dirigiram-se à Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, proclamando a República. 

 O povo não participou de nenhuma ação política, quando viram a tropa na rua, pensaram que se tratasse de um desfile militar.
   
Deodoro criou o governo Provisório da República dos Estados Unidos do Brasil. D. Pedro II foi convidado a deixar o país com sua família.
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: