sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Aged Chapadinha mobiliza criadores para a 2ª etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa na Fazenda Angelim em Chapadinha.

Compartilhar
Por CN1

Acontece neste sábado (19) a partir das 08h da manhã na Fazenda Angelim, localizada na BR-222 em Chapadinha uma palestra promovida pela Agência de Defesa Agropecuária – AGED. 


De acordo com Carlos Henrique Marques, diretor da Unidade Veterinária Local, o encontro visa sensibilizar ainda mais os criadores sobre a importância de se erradicar de uma vez por todas a febre aftosa no estado. 

Além da aftosa, será ministrada palestra sobre brucelose que contará com a presença do Chefe da AGED de Chapadinha José Ivo Sousa.


O período oficial de campanha começou na última segunda-feira (14) e será encerrado no dia 14 de dezembro. Segundo a AGED,  o Maranhão concorrem classificação sanitária de médio risco para zona livre de febre aftosa com vacinação.

Carlos Henrique, lembra que a  febre aftosa é uma doença causada por vírus, cujos principais sintomas são o emagrecimento, salivação excessiva e feridas por todo corpo do animal. As capacidades fisiológicas de crescimento e engorda, e de produção de leite, são comprometidas causando um prejuízo econômico aos proprietários das fazendas. 

Índice de vacinação contra aftosa no Maranhão preocupa

O Maranhão concentra 65% do rebanho total dos três estados, respondendo como 2º maior rebanho bovino do Nordeste e 3º rebanho bubalino do país, cenário que torna o desafio local muito maior.
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: