quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Força Nacional de Segurança Pública chega a São Luís

Compartilhar
O batalhão da Força Nacional é formado por homens de todos os Estados da federação, fato que simboliza o pacto federativo.

Por CN1
Fotos: Geraldo Furtado/ Divulgação






Atendendo a uma solicitação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), um batalhão da Força Nacional já está em São Luís para agir em caso de paralisação de policiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Os homens foram recebidos, na tarde desta quarta-feira (23), no 24º Batalhão de Caçadores Barão de Caxias, no bairro João Paulo, pelo comandante da corporação, coronel Flávio Peregrino.

A tropa chegou acompanhada do diretor da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), major Alexandro Augusto Aragon. Ele disse que o batalhão somente entrará em ação caso necessário e de acordo com a determinação da SSP.

“Os homens da Força Nacional são treinados conforme o protocolo da Organização das Nações Unidas e somente usam a força depois de esgotadas todas as possibilidades”, garantiu o major Aragon, acrescentando que mais homens poderão ser mobilizados para vir a São Luís, de acordo com a necessidade.

O batalhão da Força Nacional é formado por homens de todos os Estados da federação, fato que simboliza o pacto federativo. O coronel Peregrino disse que o Exército está prestando apoio logístico de instalação e alojamento ao batalhão da Força Nacional, em atenção à solicitação do Ministério da Justiça, por intermédio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, e em resposta ao pedido do governo do Estado do Maranhão para possível emprego da Força Nacional de Segurança Pública, caso seja necessário.




“Nossos homens somente se juntarão aos da Força Nacional caso haja necessidade e em atendimento a um pedido do Governo do Estado do Maranhão”, disse coronel Peregrino.

Centro de Comando

Na manhã desta quarta-feira (23), o secretário de Estado de Segurança Pública, Aluisio Mendes, acompanhado do alto comando das polícias Civil e Militar, dos secretários adjuntos da SSP e dos comandantes da Força Nacional também deram início oficialmente aos trabalhos do Centro de Comando e Controle Integrado (CCI) de Segurança.

O Comando é composto pela Força Nacional, Polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, além do Exército (24º Batalhão de Caçadores), Federal, Rodoviária Federal (PRF), Grupo Tático Aéreo (GTA) e a Força Aérea Brasileira (FAB). O Centro foi montando na sede da SSP para gerenciar e deliberar todas as ações de patrulhamento e policiamento no Maranhão, em caso de uma possível paralisação de policiais e bombeiros.

O planejamento com as ações preventivas e o plano estratégico para garantir a segurança da população foi traçado na última segunda-feira (21), durante reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), no prédio da SSP, sob a coordenação do secretário Aluísio Mendes. Participou também o diretor da Força Nacional, major Alexandro Aragon, que comandará pessoalmente a missão da tropa no Estado.

Segundo Aluísio Mendes, todos os esforços estão sendo empregados para garantir que a população não fique desprotegida. “A população não será penalizada caso a greve dos policiais militares e dos bombeiros ocorra. Temos um efetivo suficiente para cobrir todas as áreas. Além disso, o governo Federal já sinalizou que enviará mais homens para o estado caso seja solicitado”, garantiu.

A Força Nacional realizará as rondas em todas as áreas. As tropas serão comandadas pelo CCI que está instalado na sede da SSP. Parte do comboio com viaturas, homens, equipamentos e materiais trazidos pelo grupo à capital maranhense chegaram na tarde desta quarta-feira (23), e ficará alojada no Quartel do 24º Exército, no João Paulo

Com informações da SECOM/MA
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: