quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Sagrima e Aged lançam oficialmente campanha de vacinação contra a febre aftosa em Imperatriz

Compartilhar
Nesta segunda etapa da campanha, a meta é superar o índice de cobertura vacinal da primeira etapa, que foi de 96,59%, o maior dos últimos 10 anos.

Por CN1




Foi lançada oficialmente nesta quinta-feira (10), na cidade de Imperatriz, a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, que acontecerá em todo o Maranhão no período de 14 de novembro a 14 de dezembro. O lançamento, que contou com a presença do secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Cláudio Azevedo, aconteceu no Parque de Exposições, onde todos os anos é realizada a Expoimp.

Neste sábado (12), a Sagrima e a Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) lançam oficialmente a campanha no município de Bacabal, na Fazenda Novo Paraíso. Também estão previstos lançamentos em Balsas (sexta, 18 de novembro) e São João dos Patos (sábado, 19 de novembro).




Em seu discurso, Cláudio Azevedo afirmou que Imperatriz foi escolhida para sediar o lançamento oficial da campanha por representar a Região Tocantina, que concentra boa parte do rebanho maranhense, que é de 7,2 milhões de bovinos e bubalinos, o segundo maior rebanho bovino do Nordeste e o terceiro maior de búfalos do Brasil.

Estão cadastradas pela Aged 963.847 cabeças de gado, 9.604 propriedades e 10.321 criadores. Somente no município de Imperatriz existem 88.513 cabeças de bovinos e bubalinos, 508 propriedades e 523 criadores.

Cláudio Azevedo explicou para os criadores da região o motivo na alteração do calendário de vacinação, que nos anos anteriores ocorria no período de 1º a 30 de novembro. “A mudança foi necessária porque, a partir do dia 14 de fevereiro, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento vai realizar a sorologia em aproximadamente 300 propriedades maranhenses, objetivando comprovar a ausência de circulação do vírus da aftosa no estado para que o Maranhão avance na classificação sanitária de zona livre de aftosa, em meados de maio de 2012”, esclareceu.





O diretor geral da Aged, Fernando Lima alertou que e realização da sorologia não permitirá nenhuma prorrogação no prazo de vacinação e comprovação da campanha. “A sorologia tem que ocorrer 60 dias após a campanha, então o criador deve contribuir e vacinar o seu gado até o dia 14 de dezembro para colaborar com as ações do governo estadual na erradicação da doença”, ressaltou Fernando Lima.

 “A equipe da Aged é muito capacitada para desempenhar o seu trabalho e é importante essa gestão compartilhada entre o governo estadual e o Fundepec, que vêm aumentando nos últimos meses a arrecadação feita pelos criadores, por meio da Guia de Trânsito Animal, o que é uma prova de que o setor pecuário acredita no trabalho da Aged e da Sagrima”, elogiou o superintendente federal, Antônio José dos Santos.   

Com informações da SECOM/MA
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: