quinta-feira, 30 de junho de 2011

PF prende primo de Aécio por venda de sentença

PF prende primo de Aécio por venda de sentença

Por Uai

Belo Horizonte – A Polícia Federal (PF) faz operação em Minas Gerais, nesta quinta-feira, para combater a venda de habeas corpus. A polícia investiga uma quadrilha especializada na comercialização de liminares judiciais no Tribunal de Justiça de Minas Grais (TJMG).
 

A ação cumpre mandados em vários municípios do interior e até o início a tarde foram confirmadas as prisões de dois suspeitos. Um deles, é o vereador e advogado Walquírio Avelar. Ele foi detido em casa, na cidade de Oliveira. A prisão causou surpresa a colegas da Câmara. O vereador mora num prédio de cerca de quatro andares e o escritório de advocacia dele funcionava no mesmo endereço.

Outro preso é o empresário Tancredo Aladin Rocha Tolentino, primo em segundo grau do senador Aécio Neves. Ele foi detido no município de Cláudio. Tolentino é dono de uma cachaçaria tradicional na região. De acordo com a PF, as investigações começaram a cerca de cinco meses depois da solicitação do Ministério Público estadual (MP) de Alpinópolis. A PF começou a apurar a conduta de envolvidos em venda de liminares judiciais para presos.

Segundo a PF, um dos suspeitos protocolava o pedido no plantão em que um funcionário específico do TJMG estivesse trabalhando. O valor cobrado pelo ‘serviço’ variava de R$ 120 a R$ 180 mil por pessoa.
Fotos dos 50 bandidos mais procurados viram cartas de baralho

Fotos dos 50 bandidos mais procurados viram cartas de baralho

Por Radar Notícias
A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP) divulgou  uma lista com os nomes dos bandidos mais procurados pela Polícia Baiana. As 50 fotos dos criminosos podem ser visualizadas como cartas de baralho.

Para o internauta se familiarizar com as imagens dos procurados também está disponível um jogo de memória. Com seis fases, no total, o internauta escolhe a carta, observa a foto, e vai procuando nas cartas seguintes onde está a outra foto do acusado. Todo tempo é cronometrado. Para jogar, acesse o site http://www.disquedenuncia.ba.gov.br/pactopelavida.


Cada carta traz de um lado o rosto do criminoso e do outro o crime do qual ele é acusado. Os criminosos têm mandado de prisão expedido e alguns já foram até julgados e condenados.

O baralho não está à venda, sendo acessado apenas na página da Secretaria de Segurança da Bahia. A ideia  do baralho foi copiada da agência de inteligência americana, que espalhava fotos de terroristas para o Exército.

Polícia desconfia de participação de familiares no sequestro

Polícia desconfia de participação de familiares no sequestro

Investigação


 
Os momentos de terror na família do gerente do Banco do Brasil da cidade de Barra do Corda acabaram ainda nesta manhã. O filho do gerente Hélio Cruz, identificado apenas como Everton, foi libertado junto com mais outros memnbros da família: a esposa, a filha, um parente próximo ao gerente, que seria um sobrinho, e uma empregada.
Os cinco foram sequestrados por volta das 8h da manhã desta quinta-feira. O filho de Hélio foi obrigado a ligar para o pai e dizer para hospedar dois amigos dele em Barra do Corda. Quando os supostos amigos chegaram a casa, revelaram o motivo da visita: o sequestro do garoto e de outros familiares.

A Polícia Militar de Imperatriz realizou uma operação de busca e conseguiu localizar o cativeiro da família Soares. Eles estavam em uma estrada na perifria da cidade da região Tocantina.

Investigações
A polícia de Imperatriz investiga a possível participação de familiares no sequestro das cinco pessoas. Os depoimentos terão inícios ainda nesta quinta-feira para que a elucidação do caso seja a mais rápida possível.

A polícia desconfia da participação de quatro bandidos na ação criminosa. Dois teriam sequestrado os familiares do gerente em Imperatriz e dois iriam finalizar o crime em Barra do Corda.
 
Com informações de O Imparcial 
Registro CN1

Registro CN1

Quero registrar o email encaminhado pelo escritor e poeta Herbert Lago. De  já agradeço pelo apoio.

Meu nobre jornalista Luis Carlos Junior,
saudações!
Parabéns pelo CN1 NOTÍCIAS DE CHAPADINHA E DO MARANÃO.
Sempre indaguei a mim mesmo do porque você não tinha um blog.
Sempre admirei seu trabalho e acredito que você pode a solo transmitir
informações e opiniões com credibilidade.
Desejo muito sucesso e vida longa para você e mais este espaço de notícias.

Herbert Lago Castelo Branco
Social CN1

Social CN1



Cumprimentamos Walbia Garcia, que está aniversariando hoje 30/06. A aniversariante é esposa do empresário Élcio Garcia da HETAMA FINANCEIRA (nosso parceiro). É querida por todos.

O CN1 deseja muitas felicidades, paz, saúde, alegria e muitos anos de vida. Parabéns!


Etapa Regional dos JEMs 2011 começa neste fim de semana em Chapadinha

Etapa Regional dos JEMs 2011 começa neste fim de semana em Chapadinha



Por Paulo de Tarso Jr /SEDEL

jems
Foto Imirante.com

Começa, neste sábado (2), a segunda etapa dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) 2011. Nesta fase, a maior competição esportiva estudantil será realizada em seis cidades-sede espalhadas e reunirá as equipes campeãs de cada município maranhense que aderiu aos jogos deste ano. Escolas da Região Metropolitana de São Luís não participam desta fase, denominada de Etapa Regional.

A cidade de Chapadinha será a primeira sede desta Etapa Regional. Os jogos neste município serão realizados a partir de sábado (2) e se estendem até o dia 9 de julho. Em seguida, as próximas etapas da competição vão para outras sedes: Pastos Bons (de 9 a 15 de julho), Buriticupu (de 17 a 22 de julho), Coroatá (de 25 a 30 de julho), Buriti Bravo (de 17 a 22 de julho) e Pinheiro (de 25 a 30 de julho).

As seis fases desta Etapa Regional terão seus respectivos campeões, que garantirão acesso à terceira etapa dos JEMs 2011: a Interregional, que será realizada em São Luís. A Etapa Interregional classificará três equipes para a fase final dos jogos escolares, que vão se juntar às sete escolas classificadas na Etapa Metropolitana e a duas instituições classificadas diretamente da cidade de Imperatriz.

"O objetivo deste novo formato dos JEMs é melhorar a competição. Nossa intenção foi de aumentar o número de municípios participantes aglutinando mais regiões e diminuindo despesas das prefeituras. Tanto que, na fase final, queremos proporcionar mais conforto aos participantes que estarão alojados na Capital", explicou o diretor-geral dos JEMs, Alim Maluf Neto.

No site da Sedel (www.esporteelazer.ma.gov.br) já foi publicado o último boletim da Etapa Metropolitana com todas as equipes classificadas para a Etapa Estadual dos JEMs 2011.

Etapa Regional
A Etapa Regional dos JEMs será realizada em seis sedes para diminuir as despesas das prefeituras. Desta forma, as cidades de Chapadinha, Pastos Bons, Buriticupu, Coroatá, Buriti Bravo e Pinheiro se tornaram a sedes das regionais.

O município de Chapadinha, que é será a primeira sede da Etapa Regional, por exemplo, abrigará atletas locais e de outras nove cidades: Vargem Grande, Presidente Vargas, Miranda, Rosário, Humberto de Campos, Barreirinhas, Afonso Cunha, Coelho Neto e Itapecuru-Mirim.

A segunda regional, em Pastos Bons, contará com disputas entre equipes de Balsas, Sucupira, Nova Iorque e Mirador. Já a cidade de Buriticupu, terceira regional, receberá delegações de Imperatriz, Governador Edison Lobão Itinga, João Lisboa, Açailândia, São Francisco do Brejão, Santa Luzia, Davinópolis, Vila Nova dos Matírios e Cidelândia.

As equipes das cidades de Coroatá (sede), Timon, Caxias, São João do Sóter, Codó, Bacabal, Cantanhede e Piramemas disputam a quarta regional. Na regional de Buriti Bravo, participam as escolas vencedoras dos municípios de São Domingos do Maranhão, Senador Alexandre Costa, Presidente Dutra e Tuntum.

Participam da última fase da Etapa Regional, as escolas campeãs de Pinheiro (sede), Viana, Porto Rico do Maranhão, Santa Inês, Carutapera, Governador Nunes Freire e Serrano do Maranhão.

Calendário

Jogos Escolares Maranhenses 2011
Fases:
Período:
Regional
2 de julho a 30 de julho (infantil e infanto)
Interregional
4 a 8 de agosto (infantil)
24 a 28 de setembro (infanto)
Estadual
9 a 21 de agosto (infantil)
29 de setembro a 10 de outubro (infanto)
Motos roubadas em Chapadinha e Vargem Grande são recuperadas pela Polícia Civil

Motos roubadas em Chapadinha e Vargem Grande são recuperadas pela Polícia Civil

Por TV Difusora de Vargem Grande


A policia civil de Vargem Grande em parceria com a de Chapadinha recuperou e apreendeu nesta manhã 4 motos que foram roubadas em ambos os municípios. As motos oriundas de assaltos a mão armada encontram-se no pátio da delegacia de Vargem Grande.
Entre as motos que foram recuperadas estão:
Uma FAN azul de placa NNC 2571.
Uma Honda titan de cor preta, 150 cilindradas, sem placa de fabricação ano 2009.
Uma FAN de cor preta de placa NNE 2046
Uma Honda BROS preta sem placa.
Um suspeito de integrar a quadrilha que vinha praticando os assaltos e roubos, foi interrogado e em seguida liberado.      
A polícia civil continua a investigação de outros suspeitos em caráter sigiloso. Ninguém quis se pronunciar sobre o caso.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Durante operação, policiais militares  de Chapadinha prendem seqüestrador maranhense condenado em São Paulo

Durante operação, policiais militares de Chapadinha prendem seqüestrador maranhense condenado em São Paulo

Por CN1 Luis Carlos Júnior
(Exclusivo) - Durante uma  operação de rotina, realizada ontem (28) e hoje (29), contra o tráfico de drogas e assaltos a bancos na região,  Policiais Militares da 4ª Companhia Independe de Chapadinha,   prenderam no município de Burití de Inácia Vaz, Antonio Carlos  da Silva  de 34 anos,  natural da cidade de Igarapé Grande no Maranhão.
Segundo o Major Edvaldo Mesquita, durante a abordagem, Antonio Carlos apresentou um CPF e um título de eleitor, que  eram falsos.  Mas a surpresa, veio logo em seguida, Antonio  era um seqüestrador maranhense condenado há  9 anos de prisão pela justiça de São Paulo.
O seqüestrador, segundo a PM, é suspeito de ter assassinado na semana passada no povoado “Urucuzeiro” em Burtití, o  lavrador  Lindomar Ferreira  da Silva de 62 anos.  
O Major Edvaldo que coordenou a operação, destacou a importância da presença constante da policia nessas ações. “É um trabalho preventivo  no combate ao tráfico e assaltos a bancos  que 4ª Companhia Independente de Chapadinha desenvolve em toda região do Baixo Parnaíba. Antes de agirmos,   os locais são  mapeados pelo nosso serviço de inteligência”,  explica Edvaldo.   
Prefeito de Urbano Santos tem mandato cassado pelo TSE

Prefeito de Urbano Santos tem mandato cassado pelo TSE

Abnadab Léda foi cassado por ter tido contas reprovadas pela Câmara em gestões anteriores.

Por Imirante.com

SÃO LUÍS - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou, na noite dessa terça-feira (28), o mandato do prefeito de Urbano Santos, Abnadab Silveira Leda. A decisão unânime dos ministros é fruto de uma Ação de Impugnação de Registro de Candidatura, de 2008, motivada por seguidas reprovações de contas pela Câmara de Vereadores do município, referentes aos mandatos de 1996 e 2004.

A execução da decisão deverá ser feita com a publicação do acórdão.
O prefeito cassado de Urbano Santos, Abnadab Leda, já havia sido afastado pela Justiça maranhense neste mês de junho. No dia 9, a 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) determinou o seu afastamento imediato, pois foi condenado a pena de dois anos e seis meses de reclusão e três meses de detenção por fraude em processo licitatório e crimes de responsabilidade, cometidos nas gestões anteriores.
A denúncia foi movida pelo Ministério Público em 2002.

Já no dia 25 de junho, o ministro Maia Filho, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), havia revogado a decisão do TJ-MA, reconduzindo o prefeito cassado ao cargo.

terça-feira, 28 de junho de 2011

PORTARIA DO PODER JUDICIÁRIO, PROIBE ANIMAIS SOLTOS NAS ESTRADAS DA NOSSA REGIÃO

PORTARIA DO PODER JUDICIÁRIO, PROIBE ANIMAIS SOLTOS NAS ESTRADAS DA NOSSA REGIÃO

Por Raimundo Santos

São Bernardo – Uma Portaria assinada conjuntamente pela Juíza Titular da Comarca de São Bernardo Dra. Jerusa de Castro Duarte Mendes Fontenele Vieira e pelo Juiz Titular da Comarca de Araioses Dr. Marcelo Fontenele Vieira, determina que os donos de quadrúpedes ruminantes (gado, cavalos, mulas, jegues etc.), além de porcos e cães, prendam seus animais, impedindo assim que os mesmos circulem livremente na via principal de tráfego, da MA-345 e MA-034, em toda sua extensão.

  (foto de Raimundo Santos).


A Portaria Unificada nº. 1/2011- GJ, de 22 de junho de 2011, concede praza de 10 dias para o cumprimento das determinações contidas nela. Decorrido este prazo de 10 dias sem o cumprimento da determinação judicial, os animais que forem encontrados às margens das rodovias MA 345 e 034, serão apreendidos e custodiados na Comarca de São Bernardo.

Após noventa dias de apreensão, os animais cujos donos não forem identificados, e não reclamados, serão levados a hasta pública na forma do art. 32 do código Nacional de Transito.

O descumprimento ao estabelecido na portaria, por qualquer pessoa, implicará no cometimento de crime de desobediência, devendo aquele que assim proceder ser imediatamente conduzido à delegacia para as providências necessárias.
NOVA LEI SOBRE A PRISÃO EM FLAGRANTE – LEI 12.403/2011

NOVA LEI SOBRE A PRISÃO EM FLAGRANTE – LEI 12.403/2011



 Interessante que a população já culpa os policiais por esta bandidagem que anda solta fazendo o que quer por aí, não por ineficiência da Polícia Militar, mas por leis frouxas e brechas legais muito bem aproveitadas por advogados. Nós prendemos e a Lei solta, agora com esta Lei  a situação vai piorar e muito e infelizmente quem vai pagar o pato é a sociedade, e nós policiais vamos ficar com o crédito dessa conta absurda. Leiam o texto abaixo, que mostra a indignação deste promotor e o embasamento legal.

DESABAFO DE UM PROMOTOR
Caros colegas, após 15 anos de atuação na área criminal estou pensando seriamente em abandonar a área com a nova LEI 12.403/2011 aprovada pelo CONGRESSO NACIONAL e sancionada em 05/05/2011 pela Presidente DILMA ROUSSEF e pelo Ministro da Justiça JOSÉ EDUARDO CARDOZO.
Quem não é da área, fique sabendo que em 60 dias (05/07/2011) a nova lei entra em vigor e a PRISÃO EM FLAGRANTE E PRISÃO PREVENTIVA SOMENTE OCORRERÃO EM CASOS RARÍSSIMOS, aumentando a impunidade no país. Em tese somente vai ficar preso quem cometer HOMICÍDIO QUALIFICADO, ESTUPRO, TRÁFICO DE ENTORPECENTES, LATROCÍNIO, etc.. A nova lei trouxe
a exigência de manter a prisão em flagrante ou decretar a prisão preventiva somente em situações excepcionais, prevendo a CONVERSÃO DA PRISÃO EM FLAGRANTE ou SUBSTITUIÇÃO DA PRISÃO PREVENTIVA em 09 tipos de MEDIDAS CAUTELARES praticamente inócuas e sem meios de fiscalização (comparecimento periódico no fórum para justificar suas atividades,
proibição de frequentar determinados lugares, afastamento de pessoas, proibição de de se ausentar da comarca onde reside, recolhimento domiciliar durante a noite, suspensão de exercício de função pública, arbitramento de fiança, internamento em clinica de tratamento e monitoramento eletrônico).
Para quem não é da área, isso significa que crimes como homicídio simples, roubo a mão armada, lesão corporal gravíssima, uso de armas restritas (fuzil, pistola 9 mm, etc.), desvio de dinheiro público, corrupção passiva, peculato, extorsão, etc., dificilmente admitirão a PRISÃO PREVENTIVA ou a manutenção da PRISÃO EM FLAGRANTE, pois em todos esses casos será cabível a conversão da prisão em uma das 9 MEDIDAS CAUTELARES acima previstas. Portanto, nos próximos meses não se assuste se voce encontrar na rua o assaltante que entrou armado em sua casa, o ladrão que roubou seu carro, o criminoso que desviou milhões de reais dos cofres públicos, o bandido que estava circulando com uma pistola 9 mm em via pública, etc.
Além disso, a nova lei estendeu a fiança para crimes punidos com até 04 anos de prisão, coisa que não era permitida desde 1940 pelo Código de Processo Penal! Agora, nos crimes de porte de arma de fogo, disparo de arma de fogo, furto simples, receptação, apropriação indébita, homicídio culposo no trânsito, cárcere privado, corrupção de menores, formação de quadrilha, contrabando, armazenamento e transmissão de foto pornográfica de criança, assédio de criança para fins libidinosos, destruição de bem público, comercialização de produto agrotóxico sem origem, emissão de duplicada falsa, e vários outros crimes punidos com até 4 anos de prisão, ninguém permanece preso (só se for reincidente). Em todos esses casos o Delegado irá arbitrar fiança diretamente, sem análise do Promotor e do Juiz. Resultado: o criminoso não passará uma noite na cadeia e sairá livre pagando uma fiança que se inicia em 1 salário mínimo! Esse pode ser o preço do seu carro furtado e vendido no Paraguai, do seu computador receptado, da morte de um parente no trânsito, do assédio de sua filha, daquele que está transportando 1 tonelada de produtos contrabandeados, do cidadão que estava na praça onde seu filho frequenta portando uma arma de fogo, do cidadão que usa um menor de 10 anos para cometer crimes, etc.
Em resumo, salvo em crimes gravíssimos, com a entrada em vigor das novas regras, quase ninguém ficará preso após cometer vários tipos de crimes que afetam diariamente a sociedade. Para que não fique qualquer dúvida sobre o que estou dizendo, vejam a lei.
Também para comprovar o que disse, leiam o artigo do Desembargador
FAUSTO DE SANCTIS sobre a nova lei, o qual diz textualmente que “com a vigência da norma, a prisão estará praticamente inviabilizada no país”:
 
 
A guerra virtual começou

A guerra virtual começou

Revista Época

lancamentos Download – Revista Época nº684 – 27 de Junho 2011

Os ataques a sites oficiais brasileiros dão o alerta para a luta entre nações e organizações terroristas na internet. E revelam como estamos vulneráveis.

- Eugene Kaspersky: “Precisamos de hackers para nos defender”
Um dos responsáveis por deter o Stuxnet, um vírus que ataca centrais nucleares, diz que a guerra virtual virou uma prioridade militar para os Estados.

- Richard Clarke: “95% dos ataques têm sucesso”
O ex-assessor de segurança digital do governo dos EUA afirma que os hackers já invadiram computadores da chanceler da Alemanha, do premiê da Austrália e do ministro das Finanças da França.
PEC 300: setores do PMDB ameaçam votar a favor se nomeações não saírem logo. Esse tipo de jogo é obsceno

PEC 300: setores do PMDB ameaçam votar a favor se nomeações não saírem logo. Esse tipo de jogo é obsceno

Amigos, mesmo para os baixos, baixíssimos padrões da política brasileira, passa dos limites o que estão tramando determinados setores do PMDB.


Por Veja online Ricardo Setti

Em troca da nomeação de gente indicada pelo partido para quatro dezenas de cargos gordos em órgãos do governo federal, “ameaçam” veladamente a presidente Dilma Rousseff com seu apoio à PEC-300, a proposta de emenda constitucional que estabelece um piso nacional de salários para policiais militares e bombeiros.
É incrível a utilização de um assunto sério e digno de estudos profundos, como o estabelecimento de um salário base muito acima do que ganha a maior parte dos PMs e bombeiros da maioria dos Estados, como forma de pressão de políticos da própria base do governo. As pressões políticas são legítimas, e medidas legislativas podem, sim, ser legitimamente utilizadas nas negociações políticas.
Nesse caso, porém, esses políticos estão brincando com as esperanças de centenas de milhares de PMs e bombeiros, que aguardam há muito tempo que a PEC-300, apresentada em 2008, seja votada em segundo turno pela Câmara dos Deputados, uma vez que foi aprovada em primeiro turno, em votação concluída em julho do ano passado, pela unanimidade dos 349 deputados presentes.

Quer dizer, então — vamos raciocinar só por hipótese –, que se o governo nomear todo mundo que o PMDB quer ver preenchendo cargos e embolsando bons salários esses deputados irão votar contra a PEC dos PMs e bombeiros, que já aprovaram em 2010?
Esse jogo chega a ser obsceno. O voto “sim” ou “não” em tema tão relevante precisa levar em conta outros critérios, e não mesquinharias como cargos e vantagens.

Desembargadores negam soltura de vereador  de Santa Quitéria  acusado de participar de roubo a banco

Desembargadores negam soltura de vereador de Santa Quitéria acusado de participar de roubo a banco






 
Desembargador Raimundo Melo



Por unanimidade, e seguindo parecer da Procuradoria Geral de Justiça, a 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) negou pedido de liberdade formulado por habeas corpus em favor de Valdimar dos Santos Carvalho, vulgo “Mosquito”, (foto) vereador do município de Santa Quitéria (MA).

Carvalho foi preso preventivamente no dia 18 de fevereiro de 2011, por supostamente fazer parte de uma quadrilha de assaltantes de banco, que no dia 3 de fevereiro deste ano invadiram a agência do Bradesco, em Santa Quitéria, e, após ameaças, levaram dinheiro da agência e de clientes da referida instituição financeira. Segundo consta das investigações, o réu teria fornecido o armamento, de grosso calibre, para a quadrilha efetuar o roubo. 





A defesa do réu ajuizou habeas corpus alegando não existir razões para manter o vereador na prisão, pois esta não preenchia os requisitos legais. O relator, desembargador Raimundo Melo, ao julgar o mérito do habeas corpus, entendeu que o Valdimar é um elemento de alta periculosidade, e já responde a outro processo por crime de roubo a banco, no Estado do Pará..

Melo, durante a sessão, ressaltou ainda que “o crime de roubo é cometido mediante grave ameaça e violência contra a pessoa e por isso deve ser repelido e energicamente punido, pois se verifica atualmente a liberalidade, em que se considera natural a permanência de criminosos nas ruas, livres e com sentimento de impunidade, enquanto os cidadãos, como ovelhas, trancam-se em suas casas, rezando para não serem sorteados. Isto é, para não cair nas mãos dos lobos, que multiplicam suas condutas exatamente por falta da devida repressão”

Os desembargadores José Luiz Almeida e José Bernardo Rodrigues acompanharam a decisão.

Por CN1 com informações da Assessoria de Comunicação do TJMA















170 deúncias de pedofilia foram registradas em apenas seis meses no Maranhão

170 deúncias de pedofilia foram registradas em apenas seis meses no Maranhão

Por O Imparcial Ribamar Júnior
Recentemente foram divulgados casos de pedofilia ocorridos na cidade de São Luís. Um deles é de um advogado, que abusou sexualmente de um adolescente de 13 anos e outro de um fonoaudiólogo, que foi pego em flagrante mantendo relações sexuais com uma adolescente de 11 anos, dizendo ser seu suposto namorado. Os dois acusados encontram-se reclusos no Centro de Triagem de Pedrinhas à disposição da Justiça. Casos como esses revelam a triste realidade vivida no estado do Maranhão do grande número de ocorrências envolvendo violência sexual a crianças e adolescentes.

Dados fornecidos pelo Centro de Perícias Técnicas para a Criança e o Adolescente (CPTCA), mostram que até junho deste ano foram mais de 170 denúncias recebidas pelo órgão, sendo 60% destas envolvendo abusos de menores na faixa etária 10 a 14 anos, como o dos casos relatados. Também, somente em 2010, foram 444 ocorrências que passaram pela perícia psicológica e social do CPTCA, representado um aumento de quase 50% em relação aos registros do ano de 2009.

A delegada Igliana Freitas, da Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente (DPCA), diz que o aumento considerável nos casos registrados pela delegacia se deu por conta do incentivo dado às denúncias por meio de campanhas de combate à violência sexual de menores. “Essa grande quantidade de denúncias resulta do trabalho que sempre fazemos de instigar as pessoas a noticiarem esses casos às autoridades competentes”, relata a delegada, lembrando que a CPI de Combate à Pedofilia no Maranhão, comandada pela deputada estadual Eliziane Gama (PPS), foi fundamental para o crescimento das denúncias.

Ela ainda afirma que o aumento dessas estatísticas não significa que antes ocorriam menos casos de pedofilia, mas sim que eles agora estão sendo revelados. “O aumento das denúncias é bom porque tomamos mais conhecimento dos casos que antes estavam escondidos. Então esse alto número de registros não é um aumento da violência, mas a revelação de casos que ocorrem cotidianamente”, diz Igliana.

Diante deste grande número de casos envolvendo violência sexual a crianças e adolescentes, a Delegacia está realizando um levantamento dos casos já em investigação no órgão, para tomar medidas a fim de acelerar o andamento destes.

Precocidade sexual perigosa

No caso do fonoaudiólogo Herbert de Jesus Silva, que violentou a garota de 11 anos, foi alegado que a vítima possuía um relacionamento amoroso com o mesmo, o que é muito comum nos registros de violência a criança e ao adolescente do CPTCA. A psicóloga da instituição, Camila Campos disse que a precocidade na vida sexual dos adolescentes nos dias atuais tem sido um dos motivos que levam a ocorrência de casos como esse, onde existe um suposto amor entre as partes.

“O amadurecimento precoce das crianças e adolescentes ocasionados pela própria sociedade e pela mídia, tem levado esses menores a se sentirem mais autônomos, querendo decidir muito cedo, inclusive, sobre sua vida sexual e amorosa. Isso faz com elas sejam facilmente envolvidas pelos pedófilos, que já têm uma experiência e fazem os adolescentes se sentirem parte ativa da relação, ou seja, levando eles a acharem que também estão amando”, analisa a psicóloga, dizendo que esse falso consentimento por parte da vítima em aceitar a violência sexual que está sofrendo, nestes casos, são fruto da inexperiência desta e também porque ela acha aquilo muito normal, não considerando as consequências desses atos.

Por causa deste forte envolvimento entre o menor e o agressor, a psicóloga revela que as vítimas acabam por resistir ao atendimento feito pelos órgãos responsáveis, brigando com os pais porque não querem incriminar o maior, dificultando, assim, as investigações. “Fatos desse tipo são mais difíceis de tratar porque no caso dos suposto relacionamentos amorosos, há um consentimento da criança ou adolescente e esta se sente bem no que está fazendo, enquanto nas violências chamadas comuns, o menor sabe que é errado aquilo que está acontecendo e sofre com tudo aquilo”, diferencia Camila.

Ela acredita que a única forma de reduzir casos deste tipo é através da educação. “Falta discussão desse tipo nas escolas e dentro da própria família, a fim de informar os menores sobre os perigos de envolvimento com pessoas mais velhas”, diz a psicóloga.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Asteroide passou  perto da Terra nesta segunda

Asteroide passou perto da Terra nesta segunda

Asteroide do tamanho de um ônibus passou perto da Terra às 10h30 














Por CN1 com informações da Associated Press

Apesar da distância de apenas 12 mil quilômetros com a Terra, agência espacial americana afirmou que não houve perigo de colisão.

Um pequeno asteróide, chamado de 2011 MD, passou próximo da Terra às 10h30 desta segunda-feira. A agência espacial americana (NASA) afirmou que não houve motivos para pânico, já que o objeto tem um diâmetro de cinco a vinte metros – o que poderia facilmente ser queimado pela alta atmosfera antes de chegar à superfície, caso colidisse com o planeta. 

Além disso, a análise dos pesquisadores indica que o asteróide passou a 12 mil quilômetros de distância da Terra, sobre a parte sul do Oceano Atlântico.

O asteróide foi descoberto na semana passada pelos telescópios do programa Linear, um projeto colaborativo entre a Força Aérea dos EUA e a NASA que visa detectar a passagem de objetos semelhantes perto da Terra, instalados em Socorro, nos EUA.

Desde 1998, a equipe já identificou mais de 2 mil asteróides e cometas. Objetos como o 2011 MD passam perto da Terra a cada seis anos, aproximadamente.
Bicho-Preguiça são apreendidos

Bicho-Preguiça são apreendidos

Por CN1 Luis Carlos Júnior


A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Chapadinha juntamente com a WWF-Brasil, uma ONG brasileira dedicada à conservação da natureza, conseguiram apreender dois bicho-preguiça que eram mantidos irregularmente em duas residências  na zona rural do município.

Os dois animais foram  levados primeiramente para sede da WWF-Brasil. De acordo com o representante da ONG, José de Maria, um dos bicho-preguiça, seria morto,  foi salvo antes de virar almoço. 

Hoje, esses animais estão em várias listas de espécies brasileiras ameaçadas de extinção. Segundo o Secretário Municipal de Meio Ambiente Carlos Henrique, às preguiças foram devolvidas novamente ao seu habitat natural, o local não foi revelado para que elas não sejam novamente capturadas.    


Acidente na BR-135 deixa oito pessoas gravemente feridas

Acidente na BR-135 deixa oito pessoas gravemente feridas

 

 


Por CN1 com informações da  Assessoria de Comunicação da PRF/MA. 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou na madrugada deste domingo (26) a Operação Corpus Christi 2011. Foram monitorados 3,4 mil quilômetros de rodovias federais que cortam o Maranhão.

No total ocorreram trinta e nove (39)acidentes, com dezoito (18) feridos e quatro (4) mortes. Os acidentes com vítimas fatais ocorreram nas BRs 135 (1), 230 (1), 222 (1) e Br 230 (0).

Das quatros mortes, três foram com motociclistas. Foram fiscalizados 2.359 veículos (2359), 404 autuações e nove veículos retidos. Por desrespeito a lei seca, cinco motoristas foram presos em flagrante por embriaguez ao volante.


No ano passado, essa operação foi realizada de 3 a 6 de Junho e registrou 23 acidentes, 14 feridos e duas mortes.

Em Chapadinha, Trânsito e GCM

Em Chapadinha, Trânsito e GCM


Por Claudecir Satil - Blog Sala Vip 

 

 

Hoje quero fazer uma análise profunda sobre o nosso trânsito e sobre a GCM (Guarda Civil Municipal) de Chapadinha, daí então busquei informações com alguns membros da guarda Civil Municipal de Chapadinha, com Kerly Pimentel Diretor do Departamento Municipal de Trânsito de chapadinha e Chefe da GCM de Chapadinha, e sobre o assunto.

Primeiramente sobre o trânsito, muitas pessoas ainda continuam desrespeitando a sinalização, muitos continuam trafegando na contra-mão, os sinais de trânsitos na grande maioria estão sendo desrespeitados, é comum ver carros e motos estacionando em locais proibidos, e uma das grandes infrações são os motoristas de caminhão que descarregam mercadorias, querem continuar descarregando em horário comercial trancando a Avenida impedindo a passagem dos outros veículos, e o que mais impressiona é que quando esses mesmos caminhoneiros ou funcionários de lojas vão entregar mercadorias em outras cidades, será que por lá eles respeitam tudo e mais um pouco, por incrível que pareça agora vários gerente de lojas, donos de frigoríficos, mercadinhos, sacolões  estão chiando pois os clientes deles que são praticamente todos irregulares, digo isto em relação ao transito.




E por esse motivo muitos estão pedindo para algumas autoridades procurarem o Chefe do DMT e da Guarda Civil Municipal para afrouxar o cerco. Tem pais de alunos que continuam a trafegar na contra-mão como por exemplo principalmente na rua do Colégio Pequeno Príncipe, FAC e quando acontece algum acidente são os primeiros saírem disparando contra os membros dos órgãos responsáveis pelo Trânsito de Chapadinha, são esses órgãos que estão tentando arrumar esse trânsito, por isso o Blog Sala Vipp tem a linha de bater de frente sobre os motorista que não sabem ou fingem não saber o que significa cada placa sinalizadora, pois o centro da cidade esta sinalizado e não tem como um verdadeiro motorista não saber, só no último final de semana houve quase 10 acidentes automobilísticos, com mortos e acidentados graves e Chapadinha não e os órgãos de fiscalização como Guarda Civil Municipal de Chapadinha, Policia Militar que estão fazendo a sua parte, não merecem este pódio de irresponsabilidade no trânsito.

Sobre a GCM de Chapadinha descobrir que foram adotados varias medidas sobre o melhor funcionamento da Guarda, no entanto algumas ações estão esbarrando ainda na má vontade de alguns guardas em quere trabalhar, pois vários guardas ainda acham que esse emprego é um mero "bico" para receber um dinheirinho no fim do mês e esquecem que abraçaram um serviço serio e começam a ficar insatisfeitos com as cobranças que estão sendo feito pelos chefes, várias reivindicações dos componentes da GMC foram atendidas, ou seja foram dadas as condições de trabalho que eles pediram, embora sabemos que ainda falta muito, mais já foi resolvidos vários, mais no meu entendimento se a GMC de Chapadinha mostrar o seu  verdadeiro valor e serviço podem reivindicar mais.

As reinvidicações desses profissionais sempre foram justas, sendo que um dos grandes problemas que eles enfrentavam era a ausência de alguns membros, já que outrora eles trabalhavam 24 por 72 horas e muitas das vezes haviam muitas faltas, segundo pude apurar, e eram aplicadas faltas além do desconto ser pouco esses profissionais ficavam vários dias sem trabalhar, Foi aumentado o valor do desconto por falta e implantado o QTU, os guardas que chegavam freqüentemente atrasados estão punindo, guardas que estudavam fazendo curso superior ou profissionalizante tem que repor seu horário nas suas folgas, e outras coisas mais, mais o mas importante.

Essa reportagem pede a alguns desses profissionais é um pouco mais de profissionalismo e o comprometimento com a profissão que escolheram para fazer o concurso, já que ninguém os obrigou a fazer e tem um montão de pessoas querendo trabalhar.

Outra grande dificuldade que esses profissionais enfrentam são os pedidos feitos por alguns parlamentares, do tipo de fazer

Chapadinha: Flávio Dino Debate Futuro Político do Maranhão

Chapadinha: Flávio Dino Debate Futuro Político do Maranhão



Flávio Dino ao lado de Eliziane Gama, Marcelo Tavares, Gilnei Baggio, Raimundo Marques e Levi Pontes
Por Alexandre Pinheiro - A presença de Flávio Dino acabou mudando o foco do Seminário Sobre Políticas Públicas realizado na manhã de hoje no Ginásio de Esportes da Escola Pequeno Príncipe. No evento seriam tratados temas como ética na administração pública e articulação partidária locais com vista às eleições municipais do ano que vem. 

Flávio que iria encerrar as atividades falando da reforma política teve que antecipar sua participação por conta de uma viagem para Brasília em preparação a sua posse na direção da EMBRATUR, marcada para a próxima quarta-feira (29). 

Em seu discurso Flávio tratou da reforma política, defendeu o financiamento público de campanha e criticou o fim das coligações. No final da participação de Flávio Dino a organização abriu espaço para os questionamentos da platéia que giraram em torno de alternativas para um futuro mandato de Dino como governador. Problemas como segurança pública, saúde, educação e agricultura dividiram as intervenções com indagações a respeito da unidade das oposições e táticas para uma vitória em 2014.

Dino alternou críticas ao atual modelo administrativo do estado com propostas para um eventual governo e passou esperança quanto ao futuro da luta oposicionista no Maranhão.

  Público em Bom Número Comparece e Participa dos Debates

Além de Flávio, os deputados Marcelo Tavares e Eliziane Gama, o ex-deputado e presidente do PSB José Antonio Almeida participaram do seminário. 

Exclusivo: Fotos do Tumulto em Vargem Grande

Exclusivo: Fotos do Tumulto em Vargem Grande





 
Por Alexandre Pinheiro - Veja, acima, as fotos da violência em Vargem Grande envolvendo setores da imprensa local e partidários do prefeito Miguel Fernandez. A primeira imagem mostra populares em frente à TV Líder logo após a tentativa de invasão e a segunda flagra o tumulto na frente da delegacia. Policiais de armas na mão, tentando conter os ânimos e o prefeito que aparece atrás de camisas de listas verdes e calça jeans.  
Vargem Grande: Secretário Tenta Invadir Emissora de TV com Escopeta em Punho

Vargem Grande: Secretário Tenta Invadir Emissora de TV com Escopeta em Punho



Por Alexandre Pinheiro

O blog de César Bello traz mais detalhes sobre a denúncia de violência e intimidação em Vargem Grande. Segundo Bello, o blogueiro Thales Castro concedia uma entrevista na TV Líder denunciando irregularidades no Instituto de Previdência Municipal (IMAP) e falando de uma viagem do prefeito Miguel Fernandez para Campos do Jordão com todo o secretariado, quando o presidente IMAP, Jocielson Aguiar, tentou invadir o estúdio da Líder armado com uma escopeta. A polícia foi chamada ao local e saiu em perseguição a Jocielson Aguiar, que ao ser localizado já não portava mais a arma de grosso calibre.
   
Além de Thales, profissionais da TV Líder se dizem vítimas de agressões, segundo informam, equipamentos da TV foram danificados por pessoas ligadas ao prefeito Miguel Fernandez.

Conseguimos contato com Thales que já se encontra em São Luis onde pretende levar o caso às autoridades da Segurança Pública do Estado. Thales Castro recebeu apoio de colegas da imprensa que deverão acompanhá-lo até o Secretário Aluísio Mendes (Segurança) para pedir garantias de vida. 

Tentamos sem sucesso ouvir o prefeito Miguel Fernandez. 

Houve ainda tumulto na parta da delegacia local. A equipe da TV Líder teria sido agredida e uma pessoa foi presa.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Partidos realizam  neste sábado seminário  com a presença de Flavio Dino em Chapadinha

Partidos realizam neste sábado seminário com a presença de Flavio Dino em Chapadinha



Por CN1 Luis Carlos Júnior

Chapadinha –   Os Partidos Democrático  Trabalhista  (PDT),  Popular Socialista  (PPS),  Socialista Brasileiro (PSB)  e o Partido Comunista Brasileiro (PC do B), realizam nesta sábado (25), às 08h da manhã,   na quadra de esportes do Colégio Pequeno Príncipe,  um  seminário onde serão debatidos  “políticas Púbicas”,  que terão como temas:   

A ética na administração pública,  a proteção jurídica e social do menor e do adolescente e a reforma política. 



O encontro terá a presença  do ex-deputado federal Flávio Dino e da deputada Eliziane Gama.
As  personalidades envolvidos com a organização do seminário destacam-se José Zé Baleco e Levi Pontes (PDT), Francisco das Chagas Gomes (PSB), Gilney José Bagio (PC do B) e Raimundo Marques (PPS).