quarta-feira, 28 de março de 2012

Município de Chapadinha realiza solenidade de Dispensa de Incorporação.

Compartilhar

Por CN1

Quarta-Feira, 28 de Março de 2012  

Fazendo parte das comemorações dos 74 anos de Chapadinha, foi realizada nesta quarta-feira (28), solenidade de entrega dos  certificados de dispensa de incorporação do exército, a 300 jovens.   

Foto: Blog CN1

 A prefeita Danúbia Carneiro, presidente da Junta de Serviço Militar no município,  lembrou em seu pronunciamento,  a importância da participação dos jovens chapadinhenses e o compromisso com suas obrigações militares.

Foto: Blog CN1

 A banda do 24ª Batalhão de Caçadores de São Luis abrilhantou o evento.  Entre os presentes estudantes, familiares, secretários,  autoridades e vereadores como a presidente da Câmara Márcia Gomes, Hilda Pontes e Francisca Aguiar.

Foto: Blog CN1


A cerimônia contou ainda com a presença do Comandante da 4ª Companhia Independente da PM de Chapadinha, Major Edvaldo Mesquita  e do Tenente Laerte.  


Foto: Blog CN1


O evento foi conduzido pela prefeita e  pelo 1º Tenente Eurico Moraes da 27ª Circunscrição do Serviço Militar. Após a cerimônia, foi exibido um vídeo sobre o exército brasileiro. 

Foto: Blog CN1


(História Blog)  “O Serviço Militar Obrigatório surgiu quando o sistema administrativo adotado no país era o das Capitanias Hereditárias e buscava permitir a defesa contra os inimigos estrangeiros e índios rebeldes. No império, e após a independência, foi reafirmada a obrigatoriedade do Serviço Militar, na Constituição de 1824. 

Foto: Blog CN1


Mas, foi entre 1915 e 1916 que o escritor Olavo Bilac desencadeou uma campanha pregando a necessidade do Serviço Militar, como ato de amor à Pátria e o Quartel como escola de civismo. Como justa e merecida homenagem, Bilac foi escolhido o Patrono do Serviço Militar e a data de seu nascimento - 16 de dezembro - consagrada como o Dia do Reservista.
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: