quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Juiz da 42ª zona eleitoral esclarece em Nota sobre a grande quantidade de Índios eleitores em Chapadinha

Compartilhar
Por CN1

Quarta-Feira, 01 de agosto de 2012



TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO MARANHÃO
JUÍZO DA 42º ZONA ELEITORAL-CHAPADINHA
Senhoras (as) Eleitores(as)

Com o escopo de esclarecer a população a respeito da recente polêmica gerada pela divulgação de matéria intitulada "Mais de 14 mil indios poderão votar em outubro no Maranhão, diz TRE", publicada no site G1 Maranhão, no domingo, 28 de julho, cabe dizer o seguinte:

Sem olvidar o imenso respeito devido às populações indígenas deste país, no que se refere aos dados veiculados na citada matéria (a qual afirma existirem 2.370 índios aptos a votar em Chapadinha), está claro a este Juízo Eleitoral que houve um equívoco na apreciação das informações  fornecidas pelo TRE.

Com efeito, após ser questionado sobre a veracidade das informações citadas, cuja origem atribuiu-se ao TRE, a Assessoria de Comunicação- ASCOM, do Tribunal Regional Eleitoral, informou que, ao fazer a busca no cadastro, a Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal colocou como termo para pesquisa e identificação destes locais o nome de "aldeia".

Acontece que, neste caso, não se atentou para o fato de que há locais de votação que possuem o nome "aldeia" , mesmo sem qualquer relação com populações  de origem indígena. desta forma, nos dados referentes a Chapadinha, o equívoco se originou do fato de o Grupo Escolar José Sarney estar localizado na Rua Norte da Aldeia, no Centro desta Cidade, com seus 2.370 eleitores distribuidos em seis seções eleitorais.

Esclareço, ainda, que a Assessoria de Comunicação do TRE comprometeu-se a buscar, junto ao repórter responsável pela matéria, a devida retificação do mal entendido.
Assim, esperamos ter contribuído para que o assunto seja devidamente esclarecido.

Respeitosamente,

Dr. CRISTIANO SIMAS DE SOUSA
Juiz  Titular da 42ª Zona Eleitoral

Veja a Matéria publicada pelo G1 MA.


Domingo, 28 de Julho de 2012


  

Mais de 14 mil maranhenses declaradamente índios estão aptos a votar nas eleições municipais programadas para outubro, de acordo com estatística divulgada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA).

Eles estão distribuídos em 17 cidades, sendo que o maior número foi registrado em  Chapadinha , município do Baixo Parnaíba, localizado a 245 quilômetros da capital maranhense.

Os números fazem parte da estatística sobre o eleitorado maranhense, recentemente divulgada pelo Tribunal, mas podem ser maiores, segundo a assessoria do TRE, porque levou em consideração apenas os locais em que as pessoas se declararam índios.

Fazem parte desta lista índios das aldeias Zutiua , Angico Torto, Mainumy , Rio Corda, Kwarahy , Escalvado, Porquinhos, Sabonete do Leão, Bacurizinho, Bananal, Ipú , Juruá , El Betel , Felipeboné , Coquinho [BR-226], Cana Brava, Santa Maria, Ingarana e dos Flores.

Eles estão localizados em Altamira do Maranhão , Araioses, Arame , Bacabal , Balsas ,Barra do Corda , Buriticupu , Caxias, Chapadinha, Fernando Falcão, Grajaú , Itaipava do Grajaú , Jenipapo dos Vieiras, Joselândia , Maranhãozinho , Presidente Sarney e Santa Luzia .

Destes, Chapadinha têm aptos a votar 2.370 índios, em seis sessões eleitorais. Logo depois, Caxias registrou o maior número, com 1.758 eleitores também distribuídos em seis sessões. Já na Aldeia Escalvado, na zona rural de Fernando Falcão , 958 pessoas votarão em três sessões na Escola General Bandeira de Melo. Em outra aldeia do município, a de Porquinhos, 345 pessoas poderão votar na Escola Moisés Canela.

A cidade com o menor números de indígenas registrados é Buriticupu, na região central do Estado. Segundo o TRE-MA, 89 índios estão aptos a votar em 7 de outubro no município. De acordo com o senso demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Maranhão 27.551 pessoas são índios, constituindo 3,76% da população indígena do país.



Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: