sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Laboratórios de análises de água e endemias são inaugurados pela Prefeitura de Chapadinha

Compartilhar




Por CN1/Luis  Carlos Júnior


"Os laboratórios entregues na manhã desta sexta-feira (21) vai oferecer a população mais qualidade de vida", Dra. Maria José Coutinho, Secretária de Saúde de Chapadinha.



Sexta-Feira, 21 de dezembro de 2012




Em parceria com o Governo do Estado do Maranhão, a Prefeitura Municipal de Chapadinha através da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou nesta sexta-feira (21) os laboratórios de análises de água e endemias.

Os dois  laboratórios funcionam no Centro de Saúde Benú Mendes, no bairro Areal possuem   atendimentos, análises, entomologia, diagnóstico e almoxarifado, tudo climatizado. Além da secretária municipal de saúde, estiveram presentes na inauguração os representantes do Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão; a presidente da câmara municipal, Márcia Gomes; o vereador eleito Oseas Lopes Filho (Manin); o representante do governo de transição (Ducilene Belezinha) Paiva do PT e funcionários da saúde.











O Laboratório tem como finalidade, analisar a água consumida pela população como explicou a representante do Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (LACEN), Ana Amélia Lopes. “Esse laboratório é de muito importante para avaliar a qualidade da água de consumo humano. Esse laboratório já foi implantado em Imperatriz, Caxias, Pedreiras e agora Chapadinha. O laboratório também vai atender os municípios pertencente a regional ” disse a representante do LACEN-MA.

A vigilância ambiental do município será responsável pelo monitoramento da água coletada que será   encaminhada  ao laboratório para ser analisada.










Já o  laboratório de endemias, vai oferecer  serviços de análise e exames de endemias com objetivo de diminuir a incidência de doenças endêmicas como a dengue, malaria, leishmaniose, doença de chagas, entre outras. “Muitos municípios não se motivaram e não entenderam a mensagem do Ministério da Saúde. Todo município que seja endêmico ou não com a malária, por exemplo, tem que ter um laboratório. Hoje,  graças a  Dra. Maria José Coutinho e equipe esse grande beneficio para o município de Chapadinha é uma realidade”, frisou a responsável de endemias do Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen), Ozinete Rodrigues Soares.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde de Chapadinha,  Maria José Coutinho, os laboratórios entregues na manhã desta sexta-feira (21) vai oferecer a população mais qualidade de vida com as análises da água e dos exames de endemias.

Como coordenadora da CIR - Comissão Intergestora Regional do Baixo Parnaíba, a Dra. Maria José Coutinho, disse que vai lutar por um melhor desenvolvimento na área da saúde para os municípios da região. 


Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: