terça-feira, 9 de abril de 2013

Chapadinha e mais 40 cidades do MA participam de "Ato Público contra a PEC 37" nesta terça-feira

Compartilhar





Por CN1/Luis Carlos Júnior

Terça-Feira, 09 de abril de 2013

Proposta retira do Ministério Público seu poder investigativo e deposita a apuração dos crimes inteiramente na polícia.

banner pec 37

















O Ministério Público do Estado do Maranhão (MP-MA) em Chapadinha  realizará nesta terça-feira (09) ato público contra a Proposta de Emenda à Constituição nº 37, em tramitação no Congresso Nacional, que pretende retirar o poder de investigação criminal dos Ministérios Públicos estaduais e federal. 

Além de Chapadinha, mais de 40 cidades do estado também protestarão contra a PEC 37.  O objetivo das ações, visam pedir o apoio da população na luta contra a impunidade, intitulada "Brasil contra a impunidade"

Segundo a PEC 37, o poder de investigação ficará restrito às polícias Federal e Civil. Banco Central, Receita Federal, Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e os Tribunais de Contas também perdem a capacidade investigativa. 

De autoria do Deputado Federal do Maranhão, Lourival Mendes, a PEC está tramitando na Câmara Federal desde 2011. Já foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), aguarda encaminhamento para votação no Plenário.

Joaquim Barbosa: PEC 37 é “péssima” para a sociedade

joaquimbarbosa1_felipesampaio_STF
Pres. STF/Ministro Joaquim Barbosa

O site Congresso em Foco, publicou na  última sexta-feira (05) uma reportagem  do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, na qual fez crítica  à Proposta de Emenda à Constituição 37/2011, a PEC 37, que atribui exclusivamente às polícias Federal e Civil a competência para a investigação criminal, além de determinar que o Ministério Público não tem como atribuição conduzir apurações sobre indícios de crime.  A proposta foi aprovada em comissão especial, com relatoria do deputado Fábio Trad (PMDB-MS).

Joaquim Barbosa condenou o propósito da PEC 37, de autoria do deputado Lourival Mendes (PTdoB-MA), ao participar de aula magna na Universidade de Brasília (UnB). “Acho péssimo, péssimo. A sociedade brasileira não merece uma coisa dessas”, afirmou o magistrado, em rápida entrevista a jornalistas que o abordaram no evento, sem explicar as razões para tal opinião.

Lourival
Deputado Federal/MA Lourival Mendes 

Defendida principalmente pelos delegados de polícia, a PEC 37 sofre forte oposição tanto do Ministério Público (MP) quanto de diversas entidades da sociedade civil, que a batizaram de “PEC da Impunidade”. Eles entendem que a emenda, se aprovada, aumentará a interferência política em inquéritos policiais (já que as polícias Federal e Civil são subordinadas ao Executivo); retirará da investigação um organismo – o MP – que em praticamente todo o mundo civilizado participa da apuração criminal; e representará um retrocesso no combate ao crime.

Os delegados rebatem, argumentando que o Ministério Público brasileiro acumulou poderes excessivos, e que não pode, ao mesmo tempo, investigar e oferecer a denúncia criminal à Justiça. A investigação, alegam os defensores da PEC 37, fica contaminada quando exercida por quem tem a incumbência legal de acusar.

Entidades contrarias à PEC 37

Em todo o país, personalidades e organizações da sociedade civil brasileira já se manifestaram publicamente contra a aprovação da PEC 37, a exemplo da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a Federação Nacional dos Servidores dos Ministérios Públicos Estaduais (Fenasemp).

Mais informações  Click Aqui "Brasil contra a Impunidade", e participe

Informações MPMA/Site Congresso em Foco
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: