terça-feira, 14 de maio de 2013

Flávio Dino promove diálogos pelo Maranhão com acusado de desviar dinheiro dos cofres do Estado

Compartilhar


Por Atual7

Terça-Feira, 14 de maio de 2013

Candidato a governador do Maranhão nas eleições de 2010, e pré-candidato ao mesmo cargo para as eleições de 2014, o presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), usava como slogan de campanha a frase ‘Maranhão de todos nós’. Para esta nova eleição, a frase foi remodelada e ficou mais simples: agora o slogan é ‘Maranhão da Gente’. Aos poucos, vai ficando cada vez mais claro quem era o ‘nós’ e a que ‘gente’ Dino se refere.
 

Apesar de propor um novo modelo de governança para o Maranhão, desde a metade do mês de março deste ano, alheio ao próprio discurso, o presidente da Embratur passeia de mãos dadas pelos municípios maranhenses com um acusado pelo Ministério Público Estadual (MPE) de desviar milhões dos cofres públicos.


Weverton Rocha é o principal aliado de Dino rumo à ‘libertação do Maranhão’. Até o final das eleições de 2014, diálogos de mudança na política serão assim. Foto: Reprodução
Weverton Rocha é o principal aliado de Dino rumo à ‘libertação do Maranhão’.
 Até o final das eleições de 2014, diálogos de mudança na política serão assim.
Foto: Reprodução

Conhecidas pelo população do Estado, em especial a da capital, as irregularidades cometidas pelo aliado incluem desde o desvio de colchões destinados a atender famílias desabrigadas pelas enchentes do Maranhão [na época, quase 40 mil maranhenses ficaram desabrigados ou desalojados em função das fortes chuvas], ao favorecimento ilícito de uma empresa para reforma de um dos ginásios mais importantes de São Luís, o Costa Rodrigues. A reforma nunca saiu do papel.

Discursando sobre os rumos que o Maranhão precisa adotar para obter desenvolvimento com igualdade social, Dino fecha os olhos ao não tão passado assim de seu novo ‘parceiro de libertação do Maranhão’: o deputado federal Weverton Rocha (PDT/MA). Ex-secretário de Estado de Esporte e Juventude, Rocha responde a sete ações por improbidade administrativa no Maranhão. Seis na Justiça Estadual e uma na Justiça Federal.

Fortalecido a partir do pleito de outubro último, quando garantiu o apoio pedetista ao prefeito eleito em São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PTC), o companheiro de viagem é hoje o principal articulador da candidatura de Flávio Dino ao governo do Estado, chegando a ter seu nome especulado como possível vice, após o presidente nacional do PDT e ex-ministro do Trabalho exonerado por corrupção, Carlos Lupi, mostrar as garras e jogar duro, na última quinta-feira (9), com o presidente da Embratur.

Segundo Carlos Lupi, acordo foi feito nos bastidores da eleição de 2012 em São Luís. Foto: Reprodução
Segundo Carlos Lupi, acordo foi feito nos bastidores da eleição de 2012 em São Luís. 
Foto: Reprodução


Segundo informações repassadas ao Atual7, em uma plenária realizada na sede do partido em São Luís, Lupi disse que o PDT não aceitará coligar com Flávio Dino em 2014 se não indicar o vice da chapa.

O ex-ministro do Trabalho fez questão de destacar o fato de que o próprio Flávio Dino já tem conhecimento do que fora combinado. ‘Dessa vez, com antecedência, já tem esse compromisso com Flávio Dino: o vice-governador é do PDT. Não foi isso o que foi falado, Weverton [Rocha]? Não foi isso o que foi falado, Julião [Amin]? Eu repito com ele [Flávio Dino] aqui. Eu repito com ele aqui’, disse, sob aplausos da militância.

De cabeça baixa, Flávio Dino preferiu não comentar as declarações. Nem mesmo depois, no Twitter.
Vale lembrar que, em 2009, Weverton Rocha era um dos principais parceiros de viajem do então ministro do Trabalho Carlos Lupi. Juntos, eles percorreram vários municípios do Maranhão. Pouco tempo depois, Lupi foi exonerado do cargo.
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: