segunda-feira, 20 de maio de 2013

Tribunal do Júri de Araioses condena réu à revelia a 6 anos de reclusão em regime semi-aberto

Compartilhar



Do Blog do Daby Santos, com edição CN1

Segunda-Feira, 20 de maio de 2013

O crime ocorreu no dia  26 de novembro de 2004 no município de Água Doce.   Zé Cearense golpeou Chico Maranhão  no tórax que teve morte imediata.



Com o réu foragido o Juiz leu a sentença tendo a frente uma cadeira vazia.
Com o réu foragido, o Juiz leu a sentença tendo a frente uma cadeira vazia.

O Réu foi condenado à revelia por  se encontrar  foragido.

No Tribunal do Júri da Comarca de Araioses,  realizado nesta segunda-feira (20) no Plenário da Câmara dos Vereadores de Araioses,  condenou Francisco Ancieto Oliveira, vulgo “Zé Cearense”, a 6 anos de reclusão em regime semi-aberto, pelo homicídio simples praticado contra Francisco das Chagas Silva Filho, o “Chico Maranhão” durante uma discussão entre vítima e assassino no povoado Baixão do rancho de Folhas, município de Água Doce.



Dr. Luis Pauloque atuou como defensor público tentou inocentar Zé Cearense.
Dr. Luis Paulo que atuou como defensor público tentou inocentar Zé Cearense.

O crime
O crime ocorreu no quintal de Maria da Conceição, cunhada de Chico Maranhão entre 19:30 e 20:00 horas do dia 26 de novembro de 2004. Zé Cearense golpeou a vítima no tórax que teve morte imediata. Várias pessoas presenciaram a cena.

Zé Cearense foi julgado a revelia, por  se encontrar  foragido desde 30 de março de 2005, após o benefício da liberdade provisória. Como na época ele foi preso em flagrante,  ficou preso na delegacia de Araioses de novembro de 2004 a março de 2005.

Esse fato pode ter sido fundamental para a sua condenação. Talvez se tivesse comparecido ao julgamento a situação dele poderia ser diferente, já que ele não tinha antecedentes criminais e pelo relato da principal testemunha, Maria da Conceição, o delito teria ocorrido em legítima defesa.

Todas as testemunhas afirmaram durante o interrogatório da justiça que Chico Maranhão foi quem iniciou a discussão, tendo inclusive cortado  Zé Cearense primeiro e que se metia em confusão quando bebia.

Francisco Ancieto Oliveira, o Zé Cearense nasceu dia 9 de outubro de 1930 em Granja (CE), portanto tem hoje 73 anos de idade. Está com prisão decretada e se for preso vai ser enviado para a Penitenciária de Pedrinhas em São Luís.



O Ministério Público Estadual que pediu a condenação do réu foi representado pelo Dr. John Dereck Barbosa Braúna, promotor da Comarca de Araioses.

Na defesa, como defensor público, atuou o advogado Dr. Luis Paulo Ferraz e o tribunal do Júri foi presidido pelo Dr. Marcelo Fontenele Vieira – juiz de direito titular da Comarca de Araioses.
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: