terça-feira, 11 de junho de 2013

Chapadinha sedia nesta terça-feira Jornada de Integração Legislativa

Compartilhar


CN1

Terça-Feira, 11 de junho de 2013





O município de Chapadinha  recebe nesta terça-feira (11)  a Assembleia Legislativa do Maranhão para uma nova etapa da Jornada de Integração Legislativa. O  evento será  aberto pelo presidente da ALEMA, deputado Arnaldo Melo (PMDB), e a programação segue com palestras sobre temas considerados essenciais para o desenvolvimento do Poder Legislativo.

Em  Chapadinha, a Jornada acontece a partir das 8h30, na Universidade Federal do Maranhão (Ufma), envolvendo 131 vereadores de 12 municípios: Água Doce do Maranhão, Anapurus, Araioses, Brejo, Chapadinha, Magalhães de Almeida, Mata Roma, Milagres do Maranhão, Paulino Neves, Santana do Maranhão, São Bernardo e Tutóia.


Além do presidente Arnaldo Melo, deputados, técnicos e consultores do Poder Legislativo participam da Jornada de Integração Legislativa, cujo objetivo é fortalecer as relações entre o Parlamento estadual e o interior maranhense, através de debates que visam unir teoria e prática no que respeita as técnicas utilizadas pelo legislador.

PROGRAMAÇÃO DA JORNADA DE INTEGRAÇÃO

8h30 - Abertura: Fala do presidente Arnaldo Melo.

9h- Palestra (tronco) – “Instrumentos do Processo Legislativo. Forma e ritos para exercê-los”. Palestrante: Carlos Lula (consultor legislativo da ALEMA).

10h- “Regimento Interno da Câmara. Organização e Presidência das Pautas e Sessões. Convocação Extraordinária pelo Executivo”. Palestrante: Bráulio Martins (Diretor da Mesa Diretora da ALEMA.

11h- “Repasse do Executivo: Composição, Cálculo e Limites Constitucionais. Subsídio dos vereadores e da Mesa Diretora. Lei de Responsabilidade Fiscal”. Palestrante: Cynthia Mota (diretora de Orçamento e Finanças da ALEMA).

12h - Fala do presidente Arnaldo Melo, para temas correlatos:
- Frente Parlamentar contra a violência que vitima mulheres;
- O biênio das Bacias Hidrográficas, sensibilização;
- O Colégio de Presidentes de Câmaras Municipais;
- Temas livres, com vereadores.

Com informações da  Agência Assembleia do MA
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: