Por CN1/Luis Carlos Júnior
Sábado, 08 de junho de 2013
A Comissão Intergestora Regional (CIR/Chapadinha) realizou
na última quinta-feira (06) na cidade de Mata Roma, mais uma reunião com secretários municipais de
saúde da região do Baixo Parnaíba. O encontro foi presidido pela coordenadora
da CIR/Chapadinha e secretária de Saúde de Araioses, Dra. Maria José Pereira Coutinho.
O secretário de Saúde de Mata, Gustavo Adriano anfitrião do encontro, recebeu na câmara
municipal, os representantes das secretarias municipais de saúde.
Presentes a reunião: Eli
Monteiro, representante da secretaria Estadual de Saúde; Lilian Caldas,
secretária de Saúde de Brejo; Maria Zélia Nascimento, secretária
adjunta de Saúde de Brejo; Marlene Maria
Caldas Lima, secretária de Saúde de Milagres; Raimunda Cariolano, coordenadora da Saúde de Milagres; Carmem Lucia Rocha, coordenadora de Saúde de Santana do MA; Sandra Maria da Costa, secretária de Saúde de Santana do MA; Loiola Neto, assessor da
secretaria de Saúde de Santana do MA; Pedro Vieira da Chagas, representante da URS/Chapadinha; Elizabeth de Sousa Correia, representante da
Secretaria de Saúde de Santa Quitéria; Antonio José Carvalho Dualibe,
secretário de Saúde de São Bernardo; Luzia Santos da Silva,
secretária de Magalhães de Almeida; Genaro
Alves, secretário de Saúde de Anapurus e Vinictius Marcelo Farias, secretário de Saúde
de Água Doce.
Na pauta de discussão "O Perfil Mínimo Municipal - a Pactuação do Financiamento Fixo”, mediante contratualização
e pacto de metas e indicadores de saúde, estabelecido em conjunto com a
Secretaria Estadual de Saúde do Maranhão, no valor de R$ 120.000,00 mensais com
perfil de hospitais de pequeno porte, de 20 até 49 leitos, fonte do SUS
(Sistema Único de Saúde) e, que reúnam as condições para execução do perfil mínimo assistencial estabelecido pela Resolução 043/2011
Após três horas de reunião, os secretários municipais de saúde da região, aprovaram a resolução da Comissão Intergestora Regional. Os municípios devem se adequar ao “Perfil Mínimo Municipal” que consiste do Serviço de Pronto Atendimento – SPA/24Hs, 1
Sala de Estabilização, 1 ou 2 salas de parto normal, 20 leitos de observação e internação clinica, Laboratório de analises clinicas (básico) e Raio X Mínimo de 100mÂ.
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