quarta-feira, 26 de junho de 2013

Vem aí o 1º Festival do Jegue, em Araioses

Compartilhar


Por Daby Santos

Quarta-feira, 26 de junho de 2013

Evento terá corridas, rodeios e muita festa. Na data poderá ser também fundada a Pró-Jegue.
festival-do-jegue7
                O jumento novo (a frente) foi o primeiro a nascer no Sítio do Janai.
Será realizado dia 21 de setembro no Sítio do Janai em João Peres o 1º Festival do Jegue de Araioses. Será um evento inédito e os organizadores vão aproveitar o evento para fundar na data a Pró-Jegue – uma ONG que terá como principal objetivo cuidar da preservação do animal, que hoje vive abandonado pelas ruas e vias das cidades dos interiores nordestinos causando muitos acidentes alguns deles com vítimas fatais.
Em Araioses a situação ficou insustentável. O jumento é um animal ainda presente em todos os povoados. Na área urbana do município eles vagavam normalmente pelas ruas causando acidentes com muita frequência, alguns deles muitos graves. Em função disso sempre houve um clamor popular no sentido te tirar esses das vias que não era ouvido com a devida atenção pelas autoridades que administravam a cidade.
festival-do-jegue2
Pegar os animais nas ruas e transportá-los para o Sítio do Janei não tem sido tarefa fácil. Esse trabalho é coordena por Alciomar Rodrigues com muito zelo.
Por parte da justiça o Dr. Marcelo Fontenele Vieira – Juiz da 1ª Vara de Araioses – baixou portaria há dois anos atrás dizendo que os donos de animais não só os jumentos mais todos os outros que viviam soltos e causando acidentes tinham que serem colocados em lugares cercados.
Alciomar e Janai cuidam bem dos animais.
Alciomar e Janai cuidam bem dos animais.
Pouco efeito houve porque a justiça diz o que tem que ser feito, mas a outra parte cabe a quem administra o município, que nessa época era a ex-prefeita Luciana Trinta. Ela não moveu uma palha nesse sentido e os animais continuaram soltos pondo a vida deles e das pessoas em perigo.
Porém, Araioses está mudando e agora na atual administração o problema está sendo resolvido com os animais sendo tirados das vias públicas. Na gestão da prefeita Valéria do Manin existe uma equipe comandada por Alciomar Rodrigues, que faz blitz de vez em quando e hoje já é muito difícil se encontrar gado, cavalos e jumentos nessas estradas.
Esse jumento sofreu um acidente e viveu muito tempo perambulando pela estrada entre Água Fria e João Peres. Hoje vive sossegado no Sítio do Jani.
Esse jumento sofreu um acidente e viveu muito tempo perambulando pela estrada entre Água Fria e João Peres. Hoje vive sossegado no Sítio do Jani.
Outro detalhe importante é que os animais presos não estão confinados em um local passando fome e sede, como já ocorreu no passado quando tentativas de tirá-los das ruas foram feitas. Hoje eles estão sendo colocados no Sítio do Janai, em João Peres, onde tem muito pasto natural e água abundante para beber.
O 1º Festival do Jegue, que vai ser realizados dia 21 de setembro um uso justo e bonito vai ser dado aos jumentos que tem uma história milenar de parceria com o homem. Vai ter rodeios de jumentos e montagens de animais ainda não “amansados”. Vai seu o dia com muito lazer onde a animação musical também não vai faltar.

“Burro” de Carga
festival-do-jegue1
O jumento vem sendo parceiro do homem há milhares de anos. Do ato nobre de carregar Jesus – O Cristo, até outras inúmeras tarefas o jegue só tem feito o bem.
O jumento é um animal que já teve um importante papel na economia do município de Araioses quando tempos atrás era muito usado no transporte de cargas. Era o animal mais usado para transportar o que era produzido nas roças e os comerciantes com melhor renda tinham grandes lotes deles para transportar suas mercadorias de comunidade em comunidade.
Em Araioses era pau para toda obra, o chamado burro de cargas. O pequeno e resistente animal estava presente em quase todas as casas. Eram usados nos trabalhos das roças, servia para trazer a lenha das matas para casa e como o problema de água em Araioses vem de longe era nele que também era transportado esse líquido indispensável as nossas vidas, às vezes de lugares distantes vários quilômetros.
Com o passar do tempo e a melhora do padrão de vida do povo e a presença mesmo que lenta da modernização em nossa região o animal foi perdendo sua utilidade e numa terrível mostra de ingratidão os jumentos ficaram desvalorizados e entregues a própria sorte.
Sorte essa nada fácil, pois passaram a ser parte de uma paisagem constante nas vias da cidade onde se tornaram instrumentos de incontáveis acidentes, entre eles fatais sendo que nessa parte as mortes em maior número foram e continuam sendo de jumentos.
Origem
2jun
Existe um consenso que o mais provável ancestral do jumento doméstico é o jumento selvagem africano da subespécie Nubiano. A documentação que comprova esta história é pobre e pouco estudada.

A origem mais remota que se conhece sobre os jumentos data de
4000 anos antes de Cristo na região de Ma’adi no baixo Egito. Os jumentos foram o quarto animal a ser domesticado entre os animais de produção, logo após as ovelhas, cabras e vacas que foram domesticados há mais de 7000 anos.
Continue lendo a origem do jumento lendo aqui.
 Duas notícias sobre maus tratos aos jumentos
Abaixo duas notícias, uma em meu blog e outra no Portal Alarde de Sergipe mostram a crueldade da raça humana com um animal tão dócil e que já foi e poderá ainda ser muito útil.
Nas duas fotos a marca da crueldade feita a dois jumentos, O primeiro em Sergipe e o segundo em Araioses (MA).
Nas duas fotos a marca da crueldade feita a dois jumentos, O primeiro em Sergipe e o segundo em Araioses (MA).
Jumento com perna cortada causa revolta a população
Uma cena digna dos filmes de terror tem sido vista constantemente nos últimos dias, no centro de Araioses. Trata-se da infeliz situação de um jumento que teve umas de suas patas cortadas por um ser (não identificado) que se diz humano, que hipoteticamente pensa, supostamente seria racional, inteligente e provavelmente deve se dizer também religioso.
As imagens do pobre jumento pelas ruas de Araioses, pingando sangue do que restou da perna cortada, choca e causa indignação a todos que a vêem. Todos dizem “que malvadeza meu Deus fizeram com esse animal” e comentam também que seria preferível que o autor da monstruosidade mais antes tivesse matado-o.
Para ler a reportagem completa leia aqui.
Crueldade – menores espacam jumento
Em apenas 01 mês no estado de Sergipe, foi registrada a prática de 04 crimes considerados bárbaros contra animais em diferentes municípios.
No ultimo registro, quatro jovens menores de idade e teriam sido responsáveis por um crime cruel no município de Estância, a 68km de Aracaju. De acordo com informações, os adolescentes teriam matado um jegue após amarrarem a boca do animal e baterem por diversas vezes. O fato ocorreu na praia do Abaís o que deixou a população da cidade ainda mais revoltada com o ocorrido. Para ler a reportagem completa leia aqui.
festival-do-jegue5
No Sítio do Janai, os animais apreendidos têm água e alimentação farta.
festival-do-jegue3

    Local onde vai ser construído o Jomentródromo.
festival-do-jegue9

          Praia de água doce do Rio Magu, que fica próximo ao local do evento.
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: