terça-feira, 3 de setembro de 2013

Chapadinha receberá seis cubanos pelo programa Mais Médicos

Compartilhar


Terça-Feira, 03 de setembro de 2013

Chapadinha é o município que vai ter maior quantidade de cubanos trabalhando em suas unidades de saúde.
médicos cubanos

Os primeiros 400 profissionais cubanos que vieram ao Brasil trabalhar no programa Mais Médicos vão atender 206 municípios e 13 distritos sanitários especiais indígenas. Do total, 207, ou pouco mais da metade, vão para o Nordeste. Outros 157 vão para o Norte. O restante terá como destino o Sul e Sudeste. O Centro-Oeste é a única região que não vai receber cubanos.
Os estados que mais vão receber médicos cubanos são Pará (62), Amazonas (61), Bahia (45), Maranhão (35) e Pernambuco (34). Eles vão para municípios que não foram selecionados pelos outros médicos que participam do programa. Outros 3,6 mil cubanos são esperados até o fim do ano, totalizando 4 mil.
Segundo o Ministério da Saúde, a escolha dos municípios atendidos pelos cubanos priorizou cidades de baixo índice de desenvolvimento humano (IDH). Deles, 13 têm índice muito baixo (até 0,5, numa escala que vai de 0 a 1) e 133 têm desenvolvimento baixo (de 0,5 a 0,599). Nos municípios de IDH médio e alto, os médicos vão trabalhar nas áreas pobres. O Estado do Rio não receberá cubanos.
Chapadinha, no Maranhão, é o município que vai ter maior quantidade de cubanos trabalhando em suas unidades de saúde: seis. Em seguida, estão três municípios do Amazonas: Maués, com cinco, e Santo Antônio do Içá e Codajás, com quatro cada. Floresta do Araguaia, no Pará, também vai receber quatro. Entres os distritos sanitários indígenas, os localizados em São Luís (MA), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM) são os mais bem contemplados, com seis médicos cubanos cada.
Balanço parcial
Também nesta terça-feira, o Ministério da Saúde divulgou o primeiro balanço parcial da segunda etapa de seleção individual de médicos para o programa. Ao todo, 3.016 profissionais se inscreveram, dos quais 1.414 têm diploma no Brasil e 1.602 no exterior. Mas, até agora, apenas 951 já concluíram o cadastro, dos quais 541 têm registro no Brasil e 410 no exterior. Os médicos têm até a meia-noite de quarta-feira para escolher as seis opções de lugares onde querem trabalhar.
Na primeira etapa do Mais Médicos, finalizada no mês passado, foram selecionados 1.096 profissionais com registro no Brasil e 282 do exterior. Os cubanos não participaram da seleção individual: eles estão vindo por meio de um acordo com o governo da ilha, intermediado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
Além disso, outros 514 municípios aderiram ao programa nesta segunda fase. Juntando as cidades da primeira e segunda etapa de inscrição, são 4.045 municípios brasileiros inscritos, com uma demanda de 16.625 vagas para serem preenchidas pelos médicos.
Com informações O Globo
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: