segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Unidade Regional de Saúde de Chapadinha, realiza capacitação de Teste Rápido para diagnóstico de Leishmaniose Visceral Canina

Compartilhar

Por CN1/Luis Carlos Júnior

Segunda-Feira, 09 de setembro de 2013



Técnicos realizando exames  de  Leishmaniose Visceral de Caninos (LVC)


A Unidade Regional de Saúde de Chapadinha, realizou nos dias 03 e 04 de setembro, capacitação de teste rápido para diagnóstico  de leis de Leishmaniose Visceral de Caninos (LVC),  para médicos veterinários e supervisores de endemias dos 13 municípios da região, com objetivo de  formar multiplicadores que serão responsáveis pela implementação do teste em campo.



A capacitação foi ministrada pelos  técnicos do Ministério da Saúde  Antonio Neto  e Deusdete Cleton, lotados na regional de Timon e Caxias, sob a coordenação de Aécio Vieira coordenador de Controle Vetorial da Regional de Saúde de Chapadinha.








O treinamento contou  com aulas teóricas e práticas,  sobre procedimentos padrões do Teste Rápido, além de discussões sobre a doença, situação epidemiológica, prevenção e controle. A capacitação atende ao Programa de Prevenção e Controle da Leishmaniose Visceral Canina,  proposto atualmente pelo Ministério da Saúde,  e que contempla um trabalho conjunto entre vigilâncias epidemiológicas municipais e laboratórios importantes  para o enfrentamento da doença na região.

Segundo  Eli Monteiro Diretor da Regional de Saúde de Chapadinha,  o Teste Rápido para diagnóstico Leishmaniose Visceral Canina-LVC,  é   utilizado desde 2012 na rede pública de saúde,  e  permite maior agilidade na obtenção do resultado.

Sendo mais uma ação do governo do estado, Eli Monteiro, disse que a  capacitação irá contribuir para prevenção da Leishmaniose Visceral Canina na região do Baixo Parnaíba.






Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: