sábado, 25 de outubro de 2014

As Crianças do HAPA II

Compartilhar


Por Anaximandro Silva Cavalcanti - psicólogo

Sábado, 25 de outubro de 2014



Em texto publicado no mês de abril do ano passado, eu falava do sofrimento da criança ao ser hospitalizada; teci criticas ao atendimento direcionado às crianças no HAPA. Na ocasião elas eram atendidas juntas com adultos, em um ambiente totalmente desfavorável à sua recuperação, sem um espaço dedicado exclusivamente a elas.

Eu falava do ponto de vista de uma criança, que ver a hospitalização ou um procedimento cirúrgico, o mais simples que possa ser; como um ataque à sua integridade física, que poderia acabar alimentando uma base emocional negativa, cujos resultados podem ser os mais diversos possíveis, chegando inclusive a sintomas físicos, como dores de cabeça, náuseas, dores de barriga.

Falava dos sintomas psicológicos que também podem ocorrer decorrentes de um mau atendimento e um ambiente estressor para elas, tais como: depressão, apatia, irritabilidade, agitação, ansiedade, medo...

Toda criança em situação hospitalar, precisa de atenção qualificada, isso quer dizer apoio e suporte para superar a hospitalização. Vejo com alegria, que a nova direção do referido hospital – na pessoa de Allan – que certamente contou com o apoio da prefeita Ducilene e das assistentes sociais teve o cuidado de olhar para a questão com compreensão.

No ultimo dia 13 inaugurou-se a brinquedoteca; espaço fundamental para um bom atendimento à criança que vem garantir o direito da criança a um bom acolhimento hospitalar. A criança espera amor. A criança quer um olhar atento que reflita cuidado. Ela quer ser amada e certamente terão uma lembrança mais agradável graças à visão humanista de pessoas como Allan, Ducilene, Lorena, Fernanda, Raquel, Francidalva, Raciele Aguiar, Josélia, Deyriane e Allaine Monteles.

Em nome das crianças que agora podem levar seus sonhos para dentro do hospital, eu vos agradeço!
Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: