quinta-feira, 29 de maio de 2014

CDP/Chapadinha  é Reconhecido pela Associação dos Magistrados do MA como Unidade Prisional Modelo no Estado

CDP/Chapadinha é Reconhecido pela Associação dos Magistrados do MA como Unidade Prisional Modelo no Estado



Quinta-Feira, 29 de maio de 2014


Juiz Cristiano Simas, Diretor Raimundo Peres e Juiz Gervásio Santos

Ao contrário da maioria das unidades prisionais do Maranhão que se encontram em situação de calamidade, com denúncias de superlotação e péssimas condições estruturais, o Centro de Detenção Provisória da Comarca de Chapadinha oferece todas as condições dignas necessárias para as pessoas que ali cumprem pena ou se encontram aguardando o término do processo. A observação é do presidente da AMMA (Associação dos Magistrados do Maranhão), juiz Gervásio Santos, que teve a oportunidade de conhecer o CDP durante visita à comarca, na terça-feira (27).

Durante a visita, Gervásio Santos conheceu todas as dependências do Centro, cujo imóvel foi reformado no ano passado, por insistência do juiz da Execução, Cristiano Simas, que juntamente com o diretor da unidade prisional, Raimundo Peres, acompanha de perto o cotidiano dos presos. De acordo com Gervásio, o ambiente é ordeiro, limpo, no qual é mantido o respeito à condição humana dos presos.



O Centro de Detenção de Chapadinha abriga 100 presos, dos quais 37 são definitivos. Atualmente são oferecidos cursos de eletricista e pedreiro, com recursos do Pronatec, e a unidade já está trabalhando na montagem de uma sala de inclusão digital. Em parceria com a Prefeitura Municipal, também já está sendo providenciado atendimento odontológico aos presos dentro da unidade prisional, atualmente essa demanda é feita em um posto de saúde do município.

Apesar dos avanços, o CDP de Chapadinha enfrenta dificuldade com número de funcionários que está aquém das necessidades, pois há apenas seis agentes penitenciários e oito servidores terceirizados (Plantonistas). Mas, mesmo assim, na avaliação do juiz Gervásio Santos, o juiz da Execução e o diretor da unidade prisional de Chapadinha estão de parabéns, pois conseguiram criar uma ilha de excelência no triste quadro do sistema prisional maranhense.

Para o diretor Raimundo Peres, o reconhecimento dado ao CDP de Chapadinha pela AMMA como uma unidade modelo, se deve exclusivamente ao empenho de todos que desenvolvem de forma direta ou indireta os trabalhos naquela unidade prisional "Sem dúvida, estão de parabéns todos os colegas serventuários da 1ª e 2ª vara da comarca de Chapadinha, aos colegas do Ministério Publico, da Defensoria Pública, a assistência prestada também por membros e ex membros do governo municipal, que na medida do possível nos auxiliam. Devo parabenizar os colegas de trabalho; agentes penitenciários, Colaboradores das empresas VTI, Atlântica e Masan, que por diversas vezes deixaram o aconchego do lar para desenvolver está tão difícil e árdua missão. Sem o empenho de cada um aqui citado este trabalho não estaria rendendo positivamente".

Do ChapadinhaBLOG
Homem atira contra PM de Chapadinha, ao ser abordado por policiais em Mata Roma

Homem atira contra PM de Chapadinha, ao ser abordado por policiais em Mata Roma




CN1, com informações do blog  do WF

Quinta-Feira, 29 de maio de 2014

Policial foi salvo pelo colete

Atualizado às 15h20

Ao ser abordado por policiais, em frente a agência dos Correios, no Centro da cidade de Mata Roma, agora pela manhã, o lavrador Manoel Lopes da Silva, 28, morador da localidade  Lagoinha, se alterou, conseguiu tomar a arma de um dos PMs, uma pistola "ponto 40" e efetuou um disparo conta o policial Medeiros, esposo de Andréia, que trabalha no Cerimonial da Prefeitura de Chapadinha. Por sorte, o PM estava usando colete à prova de balas e não foi atingido.

O impacto da bala pressionou o colete contra o peito de Medeiros, provocando um hematoma. Ele foi atendido no Hapa e passa bem.

Os policiais conduziram o homem à delegacia de Chapadinha.

Estamos aguardando o boletim da PM relatando a ocorrência.
Comunicado: O sistema do Seguro Desemprego ficará fora do ar nesta sexta-feira (30)

Comunicado: O sistema do Seguro Desemprego ficará fora do ar nesta sexta-feira (30)


Quinta-Feira, 29 de maio de 2014





A Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria do Trabalho e Renda, comunica a todos que excepcionalmente nesta sexta-feira (30) o sistema do seguro desemprego passará por manutenção e consequentemente ficará fora do ar. De acordo com o Sistema Nacional de Emprego (SINE) em Chapadinha isto se deve à uma atualização do sistema que emite o seguro.


As operações do sistema serão normalizadas na segunda-feira (2)
Brejo-MA:  Pastoral da Juventude de São João dos Pilões  comemora  2 Anos

Brejo-MA: Pastoral da Juventude de São João dos Pilões comemora 2 Anos


Por Blogs CN1 e WF

Quinta-Feira, 29  de Maio de 2014





A Pastoral da Juventude do Povoado São João dos Pilões em parceria com a Prefeitura Municipal de Brejo,  comemora  nos dias 30 (sexta)  31 (sábado)  de maio e 01 (domingo)  de junho seu 2º aniversário com ampla programação.  

Diversas atividades serão realizadas durante  três dias de evento.  Estima-se que mais  300 pessoas devam  participar   da  grande Festa Espiritual, tendo como grupos  convidados as  Pastorais de Brejo, Vila das Almas, Nova Olinda  e as comunidades da Região.


Mudanças de horário de expediente durante a Copa do Mundo

Mudanças de horário de expediente durante a Copa do Mundo




Justiça Federal do Maranhão e agências bancárias funcionam em horário especial

Quinta-Feira, 29 de maio de 2014




O horário de expediente interno e externo na Seção Judiciária do Maranhão – Justiça   Federal – nos dias de jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo será das 8h às 12h. É o que determina a Portaria PRESI/SECGE nº 180, do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, considerando a Lei 12.663, de junho de 2012, que dispõe sobre as medidas relativas à Copa do Mundo FIFA 2014 de Futebol. A chamada Lei da Copa abre a possibilidade de declaração de feriado ou ponto facultativo em órgãos públicos durante a realização do torneio. 

A diferença na jornada de trabalho deverá ser compensada nos sessenta dias subseqüentes, sob a organização e a supervisão das chefias. Os prazos processuais que vencerem nos dias em que houver redução de expediente ficam prorrogados para o primeiro dia útil subseqüente. Também será mantida durante todo o período a apreciação de ações, procedimentos e medidas de urgência que visem a evitar perecimento de direito.

Agências Bancárias
O horário de funcionamento das agências bancárias será modificado em todo país, em dias de jogos da seleção brasileira de futebol. Tanto na abertura da Copa do Mundo 2014, na quinta-feira, dia 12, quanto nos dias 17 e 23/06, terça e segunda-feira, respectivamente, o atendimento ao público será das 8h30 às 12h30.

Nas datas dos jogos, será obrigatório o funcionamento mínimo de quatro horas, sendo dispensado o cumprimento da regra em vigor, que prevê cinco horas de atendimento obrigatório e ininterrupto.

As contas e carnês que vencem nestas datas devem ser pagos com antecedência, a fim de que sejam evitadas as multas e encargos. Durante este período, os correntistas podem realizar transações bancárias através de canais alternativos, como caixas eletrônicos, Internet Banking, Mobile Banking.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

  Prefeitura de Chapadinha, através da  secretaria Municipal  de Infraestrutura  inicia trabalho de recuperação da Avenida Ataliba Almeida

Prefeitura de Chapadinha, através da secretaria Municipal de Infraestrutura inicia trabalho de recuperação da Avenida Ataliba Almeida



Por CN1/Luiz Carlos  Jr.

Quarta-Feira, 28 de maio de 2014





A secretaria Municipal de Infraestrutura do município de Chapadinha iniciou nesta quarta-feira (28), o  trabalho de recuperação da Avenida Ataliba Almeida.  

Tendo em vista as condições críticas do local, a Prefeitura de Chapadinha entrou com uma medida paliativa  para amenizar os transtornos  causados pela Intrafegabilidade.  O asfalto  teve que ser   quebrado para que as máquinas realizassem  a   terraplenagem  com uma base de 20 cm  de espessura  reforçada.








De acordo com o secretário Municipal de Infraestrutura, Aluísio Santos a altura vai evitar o acumulo de água  durante a chuva. Após concluída,  o trecho da Avenida estará apto a receber o asfalto.  “A pavimentação da via está inserida no cronograma da Prefeitura. Com a chegada do  verão os trabalhos poderão ser executados”, declarou Aluísio que pediu  a compreensão da população.  

Leia Também: Prefeitura de Chapadinha intensifica serviço de roço e limpeza de ruas da cidade










INCRÍVEL: LANTERNA ENFIADA DO FIOFÓ!  Médicos encontram lanterna no Ânus de Caminhoneiro

INCRÍVEL: LANTERNA ENFIADA DO FIOFÓ! Médicos encontram lanterna no Ânus de Caminhoneiro



Aos profissionais que o atenderam na unidade de saúde, o motorista disse que havia começado a se sentir mal no dia anterior, quando já estava em Porto Velho-RO.


CN1, com informações do Newsrondonia

Quarta-Feira, 28 de maio de 2014


Foto 


Mais uma história mal explicada vem à tona, bombando na internet, em meio às turbulências machistas desse nosso mundinho doido. O cara não lembra de nada. Será que foi dopado? Ou será que a cana foi tão  braba que deixou o cabra mamado desse jeito a ponto de ter uma crise de amnésia? Será que a ideia era virar um vaga-lume nas noites escuras?

Na noite da última  quinta-feira (22), um caminhoneiro de 48 anos deu entrada no Hospital Regional de Vilhena (RO) alegando que estava sofrendo com um problema de hemorroida. Ele disse que havia realizado um carregamento de madeira em Rio Branco (AC) e seguia para o interior de Minas Gerais.

Aos profissionais que o atenderam na unidade de saúde, o motorista disse que havia começado a se sentir mal no dia anterior, quando já estava em Porto Velho. Por causa do suposto problema de hemorroida, ele havia feito o trajeto até Vilhena sentando-se de lado no banco do caminhão.

Um raio-X foi realizado, antes da cirurgia e a equipe do HR descobriu que ele estava com uma lanterna presa no ânus. As imagens mostram que o equipamento ainda está com as pilhas. O procediemtno cirúrgico deve ser realizado nas próximas horas.

O motorista informou a equipe médica que não sabe como o objeto foi introduzido em seu ânus.


Prefeitura de Chapadinha em parceria com o Governo do Estado realiza mutirão do Glaucoma, neste sábado (31)

Prefeitura de Chapadinha em parceria com o Governo do Estado realiza mutirão do Glaucoma, neste sábado (31)



Quarta-Feira, 28 de maio de 2014

glaucoma
A Prefeitura de Chapadinha, em parceria com a secretaria de Estado da Saúde e apoio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza no próximo sábado (31) mais uma edição do mutirão para diagnóstico e tratamento do Glaucoma, mal que atinge boa parte da população na idade adulta, em especial os que se aproximam ou integram a terceira idade.
O atendimento será realizado pela equipe do Hospital Visão do Maranhão no Centro de Benú Mendes, das 8h às 18h, gratuitamente a toda a população. Os pacientes que apresentam a doença no momento do diagnóstico, já saem do posto médico com o medicamento para iniciar o tratamento.  No momento do atendimento o paciente deverá apresentar  xerox da carteira de identidade e cartão do SUS.
Em 2013 mais de 400 pessoas foram atendidas pelo mutirão com consulta, orientação e entrega de medicação.
O Glaucoma
Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. Se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira. Há vários tipos de glaucoma. O glaucoma crônico simples ou de ângulo aberto, que representa mais ou menos 80% dos casos, incide nas pessoas acima de 40 anos e pode ser assintomático. Ele é causado por uma alteração anatômica na região do ângulo da câmara anterior, que impede a saída do humor aquoso e aumenta a pressão intraocular. O tratamento é clínico e à base de colírio.
ASCOM/PMC
Prefeitura de Mata Roma participa de Seminário debate diretrizes da educação escolar quilombola, em Brasília

Prefeitura de Mata Roma participa de Seminário debate diretrizes da educação escolar quilombola, em Brasília



Quarta-Feira, 28 de maio de 2014

foto 2 (6)
A Prefeitura de Mata Roma, através da Secretaria de Educação, participa, em Brasília, do III Seminário Nacional de Educação Escolar Quilombola.  O encontro reúne representantes das comunidades quilombolas, gestores educacionais, secretarias de educação.
 O seminário discute as diretrizes para educação escolar quilombola, formação continuada de professores de escolas quilombolas, e na ocasião foi feito o lançamento do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento.
 foto 1 (4)
Representando a SEMED, a Coordenadora de Programas e Projetos Educacionais, Simone Simões, destacou a participação do município em um evento tão importante. “As diretrizes mostram como devem se estruturar nossas escolas e como elas devem estar presentes no dia a dia, em sala de aula”- disse ela.  Participam também do evento, os professores da rede municipal Ranieri Carvalho, Francisco Silva Filho.  Leonardo Antônio Cardoso e a professora Priscila Ferreira, da comunidade quilombola Bom Sucesso.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Mata Roma
Dilma diz em jantar que Flávio Dino foi “uma das maiores decepções”

Dilma diz em jantar que Flávio Dino foi “uma das maiores decepções”



Quarta-Feira, 28 de maio de 2014

(Foto: Blog do Josias de Souza)
(Foto: Blog do Josias de Souza)
A presidente Dilma Rousseff (PT) declarou ontem (27), durante jantar oferecido pelo vice-presidente Michel Temer (PMDB) a líderes peemedebistas nos estados, no Palácio do Jaburu, que o pré-candidato do PCdoB ao Governo do Estado, Flávio Dino, foi “uma das maiores decepções políticas desta eleição”.
Dino foi presidente da Embratur durante quase três anos e, mesmo sendo de um partido da base aliada, dará palanque no Maranhão aos oposicionistas Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB), principais adversários da petista no pleito.
A presidente disse, ainda, que não esperava “uma traição tão vil”.
As queixas foram feitas durante conversa com o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB) e com seu filho, o senador Edison Lobão Filho, pré-candidato peemedebista ao Governo do Maranhão.
No mesmo encontro, segundo o jornalista Josias de Souza, Dilma disse que agora chamará o ministro apenas de “Lobãozinho”, como já é acostumada a se referir ao auxiliar.
“Agora, Lobão, você está deixando de ser o Lobão. O Lobão vai ser ele. E você vai ser, como eu te chamo, o Lobãozinho”, disse.
Câmara Municipal de Brejo emite Moção de Pesar  pelo Falecimento dos Professores José Meireles e Maria Helena

Câmara Municipal de Brejo emite Moção de Pesar pelo Falecimento dos Professores José Meireles e Maria Helena




Por CN1/Luiz Carlos Jr.





Na sessão realizada na Câmara Municipal de Brejo, presidida pelo Vereador Daniel Filho (PP), os vereadores manifestaram profundo   pesar  pelo falecimento da Professora Maria Helena  Sousa Silva (ocorrido no dia 16/05) e do Professor José Maria de Meireles (ocorrido no dia 19/05). Os parlamentares emitiram  “Moção de Pesar”  às famílias enlutadas.


Vereadora Cláudia do Léo (PT)

Bastante emocionada, a   Vereadora Cláudia do Léo (PT) ,  utilizou a tribuna para prestar homenagem à sua mãe.   “Eu quero aqui, não lamentar,  mas exaltar a grande mulher  que foi minha mãe,  a professora Helena”, destacou a parlamentar, agradecendo  a “Moção de Pesar”  e aos brejenses pelo apoio  que deram a sua mãe.


Vereador Daniel Filho (PP) - Pres. da Câmara 

Para o presidente do Legislativo Municipal Daniel Filho,  a morte  dos professores: "deixam   um sentimento de vazio e  uma grande lacuna na educação dos  brejenses". 
Posto de Combustível e Correios são assaltados em Vargem Grande

Posto de Combustível e Correios são assaltados em Vargem Grande






Vargem Grande realmente não vive seus melhores dias.

CN1, com informações do blog do alpanir

Quarta-Feira, 28 de maio de 2014



Rotineiramente acontecem roubos a motos, residências, estabelecimentos comerciais, pessoas, etc, alguns até com feridos e mortos. Quem sofre com a falta de segurança é a população.
De ontem pra hoje mais dois assaltos. Em pouco mais de 12 horas a Agência dos Correios e Posto Alvorada 1 foram assaltados.
Posto Alvorada
posto-petrobras
Na noite de segunda-feira  (26), por volta das 22h, quando os frentistas do Posto Alvorada 1 (que fica localizado na entrada de Vargem Grande, as margens da BR-222) estavam prestes a fechar o estabelecimento, dois homens armados anunciaram um assalto.
Os dois assaltantes chegaram em uma moto, renderam os frentistas e recolheram o dinheiro do caixa. Segundo informações, logo após a ação, a dupla empreendeu fuga com destino à cidade de Itapecuru-Mirim.
Até o momento ninguém foi detido.
Agência dos Correios
correios vg
A Agência dos Correios de Vargem Grande mais uma vez foi assaltada, desta vez nesta manhã. O Titular do Blog já perdeu as contas de quantas vezes a Agência sofreu com ação de bandidos.
O assalto desta terça-feira  (27) aconteceu por volta das 11h30 quando dois homens armados chegaram em uma moto rendendo os atendentes e o vigilante. Levaram uma quantia em dinheiro não divulgada e ainda a arma do vigilante.
A Polícia Militar e Guarda Municipal efetuaram buscas mais não obtiveram êxito. Existe a suspeita que os dois assaltos foram praticados pela mesma dupla.
Prefeitura de Chapadinha realiza programação alusiva ao Dia de Luta pela Saúde da Mulher

Prefeitura de Chapadinha realiza programação alusiva ao Dia de Luta pela Saúde da Mulher




A Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria da Mulher  e apoio da secretaria de Saúde, está promovendo uma vasta programação alusiva ao ““Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher” e ao “Dia Nacional de Redução da Morte Materna”, comemorado nesta quarta-feira (28).


Quarta-Feira, 28 de Maio de 2014

DSC_0911
Durante toda a semana está sendo realizada diversas ações como, palestras educativas nas escolas municipais, com foco para a saúde da mulher, ministradas por enfermeiros e médicos. Nesta quarta-feira haverá ainda realização de exames preventivos e aferição de pressão.


De acordo com a secretária da mulher, Nildinha Telles, a data foi criada para chamar a atenção da sociedade para o grave problema de mortes maternas e ampliar o debate sobre os direitos da mulher.


28 de Maio
A Mobilização ocorre no 28 de maio, Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna. O primeiro evento que marcou a data foi o IV Encontro Internacional Mulher e Saúde, que ocorreu na Holanda, em 1984. Três anos depois, na 5ª edição do Encontro, realizada na Costa Rica, foi proposto que, daquele momento em diante, fosse escolhido um tema relacionado à saúde da mulher para ações políticas, a serem realizadas sempre no 28 de maio. Desde então, a data tornou-se referência para a reflexão internacional sobre saúde da mulher.
No ano seguinte, em 1988, houve a Campanha de Prevenção da Mortalidade Materna, coordenada pela Rede Mundial de Mulheres pelos Direitos Reprodutivos e pela Rede de Saúde das Mulheres Latino-Americanas e Caribenhas, com envolvimento da Rede Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, do Brasil. A partir dessa ação, o governo brasileiro determinou, por meio da Portaria 663/94 do Ministério da Saúde, que o dia fosse instituído como data nacional para redução da morte materna.

ASCOM/PMC

terça-feira, 27 de maio de 2014

Cérebro de Raimundo 2

Cérebro de Raimundo 2



Terça-Feira, 27 de maio de 2014



Algumas pessoas já caíram no descrédito da população por terem posicionamento muito volúvel. Não estão de lado nenhum, estão refém da sua conveniência. Manipulam a informação de acordo com a vontade do comprador. Vejamos o último exemplo:

Matéria Veiculada no blog do Alexandre:

Depois da denúncia de que a vereadora Lívia Saraiva / PTB estaria acumulando faltas por residir atualmente em São Luís, o que motivou a decisão do presidente Nonato Baleco / PDT de não abonar faltas seguidas dos parlamentares, a frequência na Câmara Municipal aumentou substancialmente.

Na sessão de ontem (26), todos os vereadores compareceram. Com a exceção do vereador Eduardo Sá / PRTB – que está de licença – 14 vereadores marcaram presença no Plenário.

Embora haja resistência entre alguns vereadores, o aperto do presidente Baleco aumentou a presença e rapidamente as leis que aguardavam votação foram apreciadas. 

Minha versão:

Vereadora Lívia Saraiva/PTB recebeu apoio da maioria dos colegas parlamentares, após tentativa de perseguição sofrida por cursar faculdade em São Luis. A atitude, que deveria ser motivo de elogios, foi mal vista pelo presidente Baleco, que sofre de terrores noturnos ou grande excitação ao lembrar do odontólogo Ernani Maia, esposo da vereadora. A Câmara mostrou-se soberana e a atitude passional do presidente foi rechaçada pelos parlamentares, mostrando que a legalidade deve sobrepor à passionalidade, visto que a vereadora do PTB não cometeu nenhuma ilegalidade.

Na sessão de ontem (26), todos os vereadores compareceram. Com exceção do vereador Eduardo Sá/ PRTB, que se licenciou para tratar de assuntos particulares, mas no entanto, em um ato que enganou o parlamento, assumiu cargo na Secretaria de Estado, em desconformidade com a lei. Ato imoral.

Baleco, depois de ter perdido mais essa batalha, vendo sua antipatia aumentar na casa e sua situação jurídica cada vez mais delicada, resolveu desengavetar projetos que beneficiariam a prefeitura.

O fato é o mesmo, mas as duas matérias foram feitas de maneira a dar ênfase diferente no episódio. A primeira é do autodenominado jornalista, Alexandre Pinheiro, que não tem diploma de jornalista, que já foi opositor e apoiador de Magno Bacelar e Levi Pontes. Que reclama de todos os apoiadores de Lobão, exceto Eduardo Braga e Eduardo Sá. Ou seja, alguém que tem sua opinião moldada à serviço do patrão e a segunda, é minha, na condição de acadêmico, poeta, amigo sincero e homem livre.

Diogo Rodrigues
Delegacia de Polícia de Brejo-MA, tem novo delegado titular

Delegacia de Polícia de Brejo-MA, tem novo delegado titular





O chapadinhense José  Souza Costa Junior, 33 anos  faz parte da última turma do Curso de Formação Profissional para o cargo de Delegado da Polícia Civil do Maranhão.

Por CN1/Luiz Carlos Jr.

Terça-Feira, 27 de maio de 2014



Nesta terça-feira (27),  José Sousa Costa Martins Junior,  assumiu o posto de delegado  da  Delegacia de Polícia de Brejo que era ocupado por Nilo da Trindade Fournier. 

O Bel. Dr. José  Souza Costa Junior, 33 anos  é chapadinhense e faz parte da última turma do Curso de Formação Profissional para o cargo de Delegado da Polícia Civil do Maranhão.

O  atendimento à população e o trabalho de  investigação  serão  prioridades  do novo delegado  no município, além de combater o tráfico de drogas e a  venda de bebidas alcoólicas  para menores. 

Também fazem parte da equipe do delegado, os investigadores Lyvia Maria,  Aluízio Cavalcante e o escrivão Fábio Aragão. 




 VT de Chapadinha foi a que apresentou menor taxa de congestionamento na fase de conhecimento processual em 2013

VT de Chapadinha foi a que apresentou menor taxa de congestionamento na fase de conhecimento processual em 2013





Além de Chapadinha, a jurisdição da vara abrange, também, os Municípios de Anapurus, Brejo, Magalhães de Almeida, Mata Roma, Milagres do Maranhão, Santa Quitéria do Maranhão, São Bernardo, Santana do MA,  Anajatuba, Belágua, Buriti de Inácia Vaz, Itapecuru-Mirim, Nina Rodrigues, Presidente Vargas, São Benedito do Rio Preto e Vargem Grande.




CN1 com informações do TRT/Maranhão
Assessoria de Comunicação Social (Suely Cavalcante/DRT-MA 934

Terça-Feira, 27 de maio de 2014





A redução para o percentual de 27% na taxa de congestionamento na fase de conhecimento processual garantiu à Vara do Trabalho de Chapadinha o primeiro lugar, em 2013, entre as varas do trabalho no Maranhão que obtiveram melhor desempenho no referido índice. 

O vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), desembargador James Magno Araújo Farias, destacou a atuação da vara trabalhista na ata de correição, que foi realizada na semana passada, de 19 a 23, na sede da VT.

O corregedor registrou, em ata, que, nos últimos três, a Vara do Trabalho de Chapadinha recebeu o Selo de Qualidade em Prestação Judiciária do TRT da 16ª Região, que é entregue às unidades judiciárias que apresentam bom desempenho na prestação jurisdicional.

Ele também registrou as boas práticas desenvolvidas pela VT a fim garantir melhor prestação de serviços. Uma das boas práticas busca maior efetividade na fase de execução processual. 

Com esse propósito, são realizadas pesquisas minuciosas das atividades financeiras empreendidas pelas empresas reclamadas, com informações obtidas pelos sistemas Infojud, Renajud, Jucema e CCS, que permitem acessar informações da base de dados da Receita Federal (Infojud e CCS), Denatran (Renajud), Junta Comercial do Maranhão (Jucema). 

A partir dos resultados das pesquisas, são adotadas as providências que se revelarem mais efetivas. Denominado de “Serviço de Inteligência”, a prática inicialmente foi adotada pela juíza titular da Vara do Trabalho de Chapadinha, Liliana Maria Ferreira Soares Bouéres e pelo juiz do trabalho substituto Patrick Arruda Leon Serva, que atuou na VT. Atualmente, a prática é realizada pelos magistrados e pelo servidor Vinícius Araújo Cedraz.

A prática denominada BACEM% também tem garantido a solução a processos na fase de execução. Consiste na realização de um mutirão provisório para efetivação de penhora online em todos os processos que se encontram na fase executória. 

A penhora online é fruto da parceria da Justiça do Trabalho com o Banco Central, por meio do sistema Bacenjud. Após a realização dessa atividade, que se estende por duas semanas e que envolve, aproximadamente, quatro servidores, os processos que não apresentaram sucesso na penhora online continuam a tramitar normalmente. Elogiadas pelo corregedor, as iniciativas têm apresentado excelentes resultados, uma  vez que têm sido solucionadas execuções que perduravam há anos na Vara do Trabalho.  

A Perícia Itinerante é outra boa prática da vara trabalhista. Quando a sede da VT é deslocada, em caráter itinerante, e há determinação para realização de perícia, esta ocorre concomitantemente à realização das audiências, para conferir mais celeridade à prestação jurisdicional.

A solenidade de 20 anos da instalação da Vara do Trabalho de Chapadinha, realizada em 26 de novembro do ano passado, por iniciativa da juíza Liliana Bouéres, foi mais uma das práticas elencadas na ata da correição. Nesse dia, o TRT-MA lançou o Programa Memória Corporativa, coordenado pelo Centro de Memória e Cultura da Justiça do Trabalho no Maranhão (Cemoc). Além do lançamento de uma placa comemorativa e inauguração da “Galeria dos Ex-Juízes Titulares da Vara do Trabalho de Chapadinha”, foram realizadas exposições, entre outras atividades.

A Vara do Trabalho de Chapadinha cumpriu as Metas nºs 2 e 13 de 2013 do Poder Judiciário.  A Meta nº 2 consistia em julgar, até 31.12.21013, pelo menos 80% dos processos distribuídos em 2009, na Justiça do Trabalho. A VT julgou 124% dos processos. A Meta nº 13 focava em aumentar em 15% o número de execuções encerradas em relação a 2011. A vara trabalhista chegou ao percentual de 41,94%.

Equipe correicional – em Chapadinha, o corregedor James Magno foi auxiliado pelos servidores Marcos Pires Costa, secretário da Corregedoria; Fabiana Santalúcia Fernandes e Yona Grace Sousa Barbosa.

VT de Chapadinha - criada pela Lei nº 7.729/1989, a Vara do Trabalho de Chapadinha foi instalada em 19 de março de 1993, em sede provisória. Em 30 de janeiro de 2009, a vara trabalhista foi instalada em sede própria. 

Além de Chapadinha, a jurisdição da vara abrange, também, os Municípios de Anajatuba, Anapurus, Belágua, Brejo, Buriti de Inácia Vaz, Itapecuru-Mirim, Magalhães de Almeida, Mata Roma, Milagres do Maranhão, Nina Rodrigues, Presidente Vargas, Santa Quitéria do Maranhão, Santana do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, São Bernardo, Urbano Santos e Vargem Grande.


Calendário – de acordo com o calendário de correições da Secretaria da Corregedoria, a próxima vara do trabalho a receber a equipe correicional é a 4ª VT de São Luís, no período de 9 a 13 de junho.
Prefeitura de Chapadinha intensifica serviço de roço e limpeza de ruas da cidade

Prefeitura de Chapadinha intensifica serviço de roço e limpeza de ruas da cidade



A secretaria  pede a colaboração da população, para que não coloque lixo em locais e horários inadequados.

Terça-Feira, 27 de maio de 2014

Depois de atuar em diversos bairros e no Centro da cidade, a prefeitura de Chapadinha, através da secretaria municipal de Obras e do Departamento de Limpeza Pública está intensificando o serviço de roço e limpeza de ruas e passeios públicos.


As equipes da prefeitura estão atuando durante toda esta semana na Avenida Ataliba Almeida e no Parque Independência e Campo Velho.

E o serviço não vai parar por aí. Na próxima semana, as equipes estarão em outros bairros da cidade. A prefeitura, por meio da secretaria de Infraestrutura está seguindo um cronograma que prioriza as áreas mais necessitadas.




 O secretário de Infraestrutura, Aluízio Santos, disse que aumentou as cobranças sobre a empresa terceirizada que efetua a coleta do lixo nas ruas de Chapadinha. Tanto ele quanto a prefeita Belezinha, já demonstraram insatisfação, publicamente, em entrevistas de rádio, quanto ao resultado dos serviços prestados pela empresa Coleta, que ganhou a licitação, mas estava deixando a desejar na limpeza da cidade.

Para minimizar os problemas, o secretário disponibilizou pessoal para agilizar os trabalhos no serviço de roço nas ruas e praças e pede a colaboração da população, para que não coloque lixo em locais e horários inadequados.

De 19 a 21 de maio, a capina foi efetuada nos seguintes locais:

TODA ÁREA DA PRAÇA DO VIVA
ÁREA INTERNA E EXTERNA DO POSTO DE SAÚDE DA CORRENTE
TODA ÁREA DO FAROL DA EDUCAÇÃO- BAIRRO DA CORRENTE
LIMPEZA E PINTURA DE MEIO FIO DO CANTEIRO DE 
REGISTRO DE NASCIMENTO- PROXIMO AO HAPA
TODA ÁREA INTERNA E EXTERNA DO MERCADO CENTRAL
PRAÇA DO CAMPO VELHO
RUA ANTONIO SERGIO DE OLIVEIRA-  CAMPO VELHO
ÁREA LATERAL CEMITÉRIO SOZINHO- CAMPO VELHO
TRAVESSA DA CORRENTE
RUA ANTONIO RODRIGUES DA MATA- CAMPO VELHO
RUA 8 DE DEZEMBRO- CAMPO VELHO
TODA ÁREA EM FRENTE DO FORUM, PROMOTORIA, INSS E 
PRESÍDIO
RUA SEBASTIÃO BARBOSA- CENTRO
Aprovação do piso nacional para agentes comunitários de saúde

Aprovação do piso nacional para agentes comunitários de saúde




Cleber Verde cumprimentou os agentes comunitários de saúde pela aprovação, em especial a comitiva do Maranhão, representada por Marise de Chapadinha.


Mônica Donato, com edição CN1
Fotos: Douglas Gomes

Terça-Feira, 27 de maio de 2014



A Câmara dos Deputados aprovou  a proposta que fixa em R$ 1.014 o piso nacional para os agentes comunitários de saúde e de combate a endemias. Os deputados republicanos, que votaram com os agentes de saúde, destacaram o reconhecimento a esses profissionais como um avanço para atenuar os problemas da saúde pública no país.
Cleber Verde cumprimentou os agentes comunitários de saúde pela aprovação, em especial a comitiva do Maranhão, representada por Marise Chapadinha. “Presenciei a peregrinação diária e permanente desta categoria. Esta Casa faz justiça aos agentes comunitários de saúde e aos agentes de combate a endemias, aprovando o piso salarial. Esses profissionais são capazes de orientar as famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis e de traduzir para as unidades de saúde a dinâmica social da população assistida, suas necessidades, potencialidades e limites” disse o parlamentar.


O líder George Hilton (PRB/MG) lembrou que a saúde demanda também ações preventivas. “Investir nos agentes de saúde, hoje, significa um ganho real amanhã, pois esses profissionais são os que buscam a integração entre a equipe de saúde e a população adstrita a Unidade Básica de Saúde (UBS). O que parece um custo para o Governo Federal com a aprovação do piso nacional, representará um investimento no futuro. Esses profissionais tem papel preponderante na prevenção de doenças, uma vez que suas informações evitam as sobrecargas no sistema médico-hospitalar e reduzem a incidência das doenças nas regiões onde atuam”, afirmou.

A proposta foi aprovada em votação simbólica e deve retornar ao Senado devido às mudanças efetuadas pela Câmara. Os valores serão corrigidos anualmente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).