segunda-feira, 30 de junho de 2014

Oportunismo que ridiculariza

Oportunismo que ridiculariza



Segunda-Feira, 30 de junho de 2014





Foi de dar dó a tentativa de Flavio Dino em querer aparecer como candidato da presidente Dilma. Apareceu na convenção do PC do B e pediu uma declaração de apoio.

Recebeu uma declaração protocolar, dessas que a presidente dá a quem se aproxima dela. A assessoria do comunista tornou as poucas palavras de Dilma Roussef numa declaração que não aconteceu, como se a presidente fosse apoiar quem apoia Aécio Neves e Eduardo Campos.

Mas, por que dá dó esse engodo inventado pelo candidato comunista? Porque ele demonstra, mais uma vez, sua veia oportunista. Viu uma oportunidade, se agarrou a ela. Mesmo que a oportunidade era irreal, pois todo mundo sabe quem a presidente apoia no Maranhão.

Também já se sabe outra coisa: no meio do governo federal, em Brasília, a nota divulgada por Flavio Dino não causou dó. Causou riso.

Dó o ato de Flavio Dino deu nos maranhenses, que podia ter na oposição um candidato mais comprometido com a seriedade.

E fica a pergunta: na cabeça do comunista, oportunismo não tem limite, não?
Suarezmania: Torcedor tem pedaço da orelha arrancado

Suarezmania: Torcedor tem pedaço da orelha arrancado



Segunda-Feira, 30 de junho de 2014

orelha mordida
O jogo entre Uruguai e Inglaterra na Arena Corinthians, válido pela terceira rodada do Grupo D, acabou em briga entre um grupo de torcedores. Durante a briga, um torcedor inglês levou uma mordida na orelha e ficou sem um pedaço do orgão.
O tabloide Sunday People divulgou as imagens da briga dentro do estádio corintiano. Um vídeo mostra a confusão quando um torcedor ataca o inglês e o agride com uma mordida na orelha.
- O cara que o atacou é um idiota. Ele atacou um torcedor inglês, depois o atacou por causa de sua raça e mordeu um pedaço de sua orelha. Foi terrível – disse Billy Grant, outro torcedor que presenciou toda a confusão.
A polícia britânica usou a imagem do vídeo do ataque para tentar encontrar o agressor, mas não obteve sucesso. As autoridades britânicas não explicaram o motivo da agressão, e nem divulgaram o nome da vítima. A polícia ainda não tem informações sobre o agressor.
COM INFORMAÇÕES DO LANCENET

sábado, 28 de junho de 2014

O forte simbolismo da convenção de Lobão Filho…

O forte simbolismo da convenção de Lobão Filho…


Sexta-Feira, 28 de junho de 2014

lobaogovernador
Se tinham dúvida da força do grupo que vai sustentar a candidatura do senador Lobão Filho (PMDB) ao governo do Estado, esta dúvida foi dissipada hoje, na festa que foi a convenção do PMDB…
lobaogoernador2
…As imagens de Gilson Teixeira e Biaman Prado não deixam dúvidas da força popular que a candidatura de Lobão Filho representa. Prefeitos, ex-prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, lideranças políticas e partidárias de todo o Maranhão participaram da festa que confirmou Lobão Filho ao governo…
lobaogovernador3
…E o principal simbolismo da convenção de Lobão Filho, repetindo os moldes das convenções americanas, já experimentados quando de sua chegada a São Luís como pré-candidato, foi o local do evento: a Universidade Federal do Maranhão. “Aqui é onde nasce o saber. Aqui assumo minha responsabilidade de garantir espaço para os jovens que saem daqui”, frisou o candidato.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

PMDB confirma Lobão Filho governador numa aliança com 18 partidos

PMDB confirma Lobão Filho governador numa aliança com 18 partidos



Além dos 18 partidos aliados de Lobão Filho, 196 prefeitos, 30 deputados estaduais e 12 deputados federais apoiam o peemedebista.

Sexta-Feira, 27 de junho de 2014




O senador Lobão Filho (PMDB), candidato ao governo do Maranhão, com apoio de 18 partidos políticos, assumiu nesta sexta-feira (27), no Centro de Convenções Paulo Freire da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o compromisso de transformar o Maranhão em um celeiro de produção e de oportunidades, com distribuição de renda e justiça social.

“Escolhemos aqui, a UFMA, para realizarmos a nossa convenção por ser um símbolo emblemático do conhecimento e berço do saber. Assim, vai ser o nosso governo com acesso ao estudo e, logo após a sua conclusão, ingresso ao mercado”, enfatizou.



Lobão Filho mandou ainda um recado duro àqueles que definem o Maranhão como um estado miserável. “O Maranhão é sim, um estado de homens trabalhadores, mulheres guerreiras e jovens aguerridos. Com a nossa vitória vamos implantar um programa de governo para a geração de novas oportunidades de negócios e trabalho e melhor distribuição de renda”, assinalou ao relatar o trabalho que vem sendo desenvolvido há anos por seu grupo político de pavimentação de “Maranhão de desenvolvimento” e que agora “consolidará com maior inserção aos bens de consumo de parte significativa da população”.

Ao homenagear o seu pai, o ministro Edison Lobão, Lobão Filho diz ter honra do pai que tem. “Esse homem (Edison Lobão) tudo me ensinou na vida. Se ingressei na vida pública foi por sua causa. Tive a honra de seguir seus passos por 32 anos e aprender muito”.



O candidato Lobão Filho também se referiu à governadora Roseana Sarney e agradeceu o estímulo a suceder a liderança política do grupo Sarney. “Essa mulher (Roseana) muito fez pelo Maranhão. O Maranhão vai mudar sim. Mas, é Roseana para Lobão Filho”, garantiu confiante na vitória em 05 de outubro.

Ao lado da sua família, o pai (Lobão), a mãe (Nice), esposa (Paula Lobão), os filhos Tatiana e Lucas, e o genro (Marco Regadas), Lobão Filho fez questão de enfatizar que o seu esteio estar em sua família: “uma família muito unida e de trabalho”. Oportunidade em que sua mãe, a deputada federal Nice Lobão pediu a palavra para anunciar a sua aposentadoria e passar o bastão para o filho: “esse menino muito vai fazer pelo nosso Estado. É um homem sério, digno e trabalhador”.      



O presidente nacional do PMDB, senador Waldir Raupp, que prestigiou a convenção do PMDB do Maranhão disse estar confiante na vitória de Lobão Filho. “Em nome do vice-presidente Michel Temer quero ressaltar que essa magnífica convenção é um símbolo da nossa vitória e da grande governabilidade e do amplo programa de governo que vamos continuar colocando em prática nessa aliança do PT com o PMDB”.

O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, muito emocionado declarou que o seu filho (Edinho Lobão) vai sucedê-lo e realizar um grande trabalho pelo Maranhão. “Essa convenção é o símbolo da nossa vitória”. 

O senador João Alberto também foi enfático ao destacar a vitória do Maranhão vencedor é certa. “Não precisamos de aventureiros. Precisamos sim, de um homem experiente e trabalhador. Vamos eleger Lobão Filho”, conclamou.



Apoio – “Vamos vencer e vencer no primeiro turno”, disse confiante a governadora Roseana Sarney ao destacar que vai deixar a política partidária, mas “nunca o trabalho que ao longo de anos realiza pelo Maranhão”.     Agora, disse a governadora: “Lobão Filho vai continuar esse trabalho. Trabalho de um Maranhão grande e forte. Sempre fiz política ao lado de Lobão e João Albert. Agora, estamos nos despedindo e passando a liderança do nosso grupo ao Lobão Filho com plena convicção na continuidade desse grande trabalho que sempre realizamos”.

O PT marcou presença com uma comitiva expressiva. O pré-candidato a deputado federal Fábio Gondim (PT) falou da força do Partido dos Trabalhadores para garantir a eleição do candidato Lobão Filho. “Somos o partido mais forte do Brasil, com maioria de representantes no Congresso Nacional. Temos também muita força no estado, mas nossa maior força vem dos nossos militantes e o candidato Lobão Filho pode contar com ela”, garantiu.

O ex-secretário estadual de meio ambiente dirigente do PV, Washington Rio Branco, falou da expectativa do partido para os próximos 90 dias de campanha. “Esperamos que nosso candidato continue com a linguagem política que vem atingindo o povo do Maranhão de forma audaciosa e simultaneamente amorosa. 

Confiamos que essa inovação na fala representa também inovação no governo, com foco tecnológico, industrial e ambiental”.

Além dos 18 partidos aliados de Lobão Filho, 196 prefeitos, 30 deputados estaduais e 12 deputados federais apoiam o peemedebista.

Gastão Viera é confirmado ao Senado 




“Convoco a militância do meu partido e de todos os partidos irmãos que se coligam nessa grande missão para seguirmos a partir de hoje juntos nessa que será uma grande batalha” disse o Deputado Federal, Gastão Vieira oficializando seu nome ao Senado, durante convenção de seu partido o PMDB que ocorreu nesta sexta-feira (27), no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão, UFMA, em São Luís.

Gastão Vieira que chegou ao local acompanhado do senador, Lobão Filho que também confirmou sua candidatura ao Governo do Maranhão disse ser esse o maior e mais emocionante ato democrático.

“Reafirmo hoje aqui minha missão e vocação em prol do Maranhão. Não posso deixar de me emocionar porque vejo hoje um verdadeiro exército que juntos conosco irão levar a mensagem da verdadeira mudança, do compromisso, da paz e fraternidade a todo o nosso estado”, completou o peemedebista saudando os mais de oito mil militantes de centenas de municípios maranhenses que compareceram em massa ao evento.

Considerada a maior coligação que reúne siglas de peso como PMDB, PT, PV e outros 15 partidos, o evento contou com presenças fortes como Valdir Raupp, Presidente Nacional do partido que na ocasião externou o abraço do vice-presidente do Brasil, Michel Temer, o Ministro de Minas e Energias, Edison Lobão além da Governadora do Maranhão, Roseana Sarney.

“Não temos dúvida e por isso transmito hoje aqui minha mensagem, de que lobão Filho e Gastão Vieira são os nomes qualificados para promover a mudança segura que o Maranhão precisa”, disse Valdir Raupp parabenizando o grupo pela força política e mobilização durante convenção do partido.

O Ministro de Minas e Energias, Edison Lobão lembrou do compromisso e trabalho do deputado federal Gastão Vieira durante seus cinco mandatos, principais características que o qualificam ao cargo, “Além do seu trabalho, Gastão tem uma longa trajetória tanto na esfera estadual quanto na Câmara Federal, por isso tem nosso total apoio para disputar o senado federal”, assinalou.

A governadora do Maranhão, Roseana Sarney, que não concorre a nenhum cargo político, falou da missão do seu partido em promover a continuação do trabalho em prol do desenvolvimento do estado. “Lobão Filho e Gastão Vieira tem uma grande missão e desafio pela frente, porque eles serão a continuidade do nosso trabalho. Iremos seguir juntos porque eu acredito que com a ajuda de vocês vamos conseguir levar nossa mensagem de paz, amor e trabalho”, finalizou a governadora.




Caravana de Brejo participa da Convenção de  Lobão Filho em São Luis

Caravana de Brejo participa da Convenção de Lobão Filho em São Luis




Caravanas 196 municípios   foram  à Capital participar  da convenção do PMDB que escolheu Lobão Filho como candidato ao Governo do Estado.

Sexta-Feira, 27 de junho de 2014




O prefeito Omar Furtado e  seu grupo participaram  da convenção que oficializou  o senador Lobão Filho (PMDB), candidato ao governo do Maranhão nesta sexta-feira (27).



Além do vice Chico Caldas, e da ex-prefeita Carlota Caldas,  estiveram presentes no evento os vereadores Daniel Filho (PP), Maysa Eugênia (PV), Rosa Moto Certa (PMN), Olivia Caldas (PSD),  Junior Moraes (PROS), Darlene Costa (PMDB),  Francidalva Freitas (PMDB), Lourinaldo Abrantes (Presidente do Diretório Municipal do PMDB/Brejo), Secretários e Assessores.   









Prefeita Ducilene Belezinha e Comitiva participam de Convenção que homologou  Lobão Filho para Governador

Prefeita Ducilene Belezinha e Comitiva participam de Convenção que homologou Lobão Filho para Governador




Por CN1/Luiz Carlos Jr.

Sexta-Feira, 27 de junho de 2014




A  Prefeita de Chapadinha Ducilene Belezinha (PRB) esteve  nesta sexta-feira (27) no Centro de Convenções Paulo Freire da Universidade Federal do Maranhão (UFMA),  participando da convenção que homologou o senador Lobão Filho como candidato ao Governo do Estado. 



Além de vereadores, a comitiva da prefeita foi composta por secretários dentre eles, Aluísio Santos (Infraestrutura), Nildinha Teles (Sec. da Mulher), Chiquinha Pessoa (Igualdade Racial), Maria Coelho (Educação),  Ormanne Fortes Meneses (jurídica) e  Assessores.









Uma multidão prestigia  lançamento da candidatura de Lobão Filho ao Governo do Estado

Uma multidão prestigia lançamento da candidatura de Lobão Filho ao Governo do Estado


Por CN1/Luis Carlos Jr. e Brendha Gomes

Sexta-Feira, 27 de junho de 2014




O Centro de Convenções da UFMA ficou pequeno  para receber a multidão que apoia  Lobão Filho para o Governo do Estado. Lideranças Políticas, Comunitárias, Associações, Deputados, Vereadores, prefeitos, entre eles a Prefeita Belezinha e sua  Comitiva, lotaram as dependências da universidade, na manhã desta sexta-feira (26).



Presentes também na Convenção, a Governadora Roseana Sarney, Ministro Edson Lobão, o pré-candidato ao Senado Gastão Vieira e  o presidente do PMDB nacional Valdir Raupp.filhos.



Lobão Filho iniciou seu  discurso  agradecendo o apoio dos pais, esposa, filhos e neto. Fazendo referência da importância da família e como parte fundamental dos grupos sociais e de base do processo de socialização de uma nação .



Tristeza: Jovem chapadinhense não resiste a ferimentos após acidente e morre em São Luis

Tristeza: Jovem chapadinhense não resiste a ferimentos após acidente e morre em São Luis



Por William Fernandes

Sexta-Feira, 27 de junho de 2014




O jovem David Gomes Martins, conhecido como “Gordo”, de 27 anos, morreu hoje, às 5h, em São Luis, após seis dias internado no Socorrão 1. Ele foi vítima de acidente de moto, ocorrido no último sábado, na Avenida Presidente Vargas, em frente ao Jardim Branca de Neve, em Chapadinha, quando saía da casa de um amigo, após comemoração da vitória do Brasil sobre Camarões.

O corpo deve chegar por volta das 15h e será velado em sua residência, à Travessa Mocambinho, no Bairro Corrente. O sepultamento será amanhã, às 7h, no Cemitério Sozinho.
Caravanas de diversas  cidades do MA  vieram dá apoio ao Pré-Candidato Lobão Filho na Convenção do PMDB

Caravanas de diversas cidades do MA vieram dá apoio ao Pré-Candidato Lobão Filho na Convenção do PMDB



Por CN1/Luis Carlos Jr. - Direto de São Luis

Sexta-Feira, 27 de junho de 2014





Tudo pronto para Convenção do PMDB no Centro de Convenções da UFMA. Caravanas de todas as cidades do Baixo Parnaíba e do estado continuam chegando.  Os   prefeitos  Ducilene Belezinha (Chapadinha) e Omar Furtado (Brejo) já se encontram no local.

17 partidos que compõem a base da pré-candidatura do senador Lobão Filho (PMDB) homologarão a chapa para a disputa pelo Governo do Estado nesta sexta-feira.

Daqui a pouco mais informações.

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Inaugurada sala para a Defensoria Pública no CDP/Chapadinha

Inaugurada sala para a Defensoria Pública no CDP/Chapadinha


Por CN1/Luis Carlos Jr.

Quinta-Feira, 26 de junho de 2014



Numa cerimônia simples e rápida, foi inaugurada nesta quinta-feira (26)  no interior do Centro de Detenção Provisória uma sala para a  Defensoria Pública Estadual – Núcleo Chapadinha. 

A iniciativa de criar um  espaço para atender a população carcerária no CDP/Chapadinha,  partiu do Defensor Público Noé Meneses Junior.   “O  início foi  fazer com que   a prestação jurisdicional, fosse dada a  população carcerária de Chapadinha,  num  tempo mais curto possível. Esse atendimento, poderemos evitar rebeliões, e assim, manteremos a ordem e a harmonia  na unidade prisional de Chapadinha, um modelo  para o estado do  Maranhão”, frisou Dr. Noé Meneses.

Na foto da esquerda para direita: 
       Raimundo Peres,  Dr. Cristiano Simas,  Dr. Noé Meneses,  Dr. Nelson Zamba  e  Dr. Gustavo Dias

O  juiz da Vara de Execuções Penais de Chapadinha Cristiano Simas,  afirmou que o espaço é uma conquista muito importante, não só para a Defensoria. “O  objetivo dessa sala,  é aproximar a prestação jurídica aos internos no local da custódia, isso facilita o acesso dos presos. A  Defensória Pública, democratiza a justiça,  e permite que o preso possa ter  o seu direito reconhecido por muito mais tempo. Nós  obviamente,  Ministério Público e a Direção do CDP, achamos por bem apoiar,  porque  é uma excelente iniciativa da Defensoria”, disse Dr. Cristiano Simas.

O representante do Ministério Público Gustavo Dias,  parabenizou a iniciativa. “Todo trabalho no sentido de aumentar a assistência judiciária aos presos,  logicamente é uma atitude bem vinda. O MP como um órgão encarregado  de fiscalização da lei,  principalmente numa área tão sensível como é a questão da assistência judiciária, ficamos felizes com a   iniciativa  do Dr. Noé Meneses”, declarou  Dr. Gustavo.



Raimundo Peres  diretor do CDP, disse que essa ação também ajudará  na  melhoria da gestão prisional. “A Defensoria desde que chegou a Chapadinha, vem  prestando essa assistência, mas  esse espaço,  ajudará em muito  gestão prisional. O interno  ficará  sabendo que está sendo assistido no  local onde se encontra preso”, destacou Raimundo Peres.

Dr. Edson Zamba,  realiza a primeira entrevista na sala da Defensoria no CDP

O Defensor Público Edson Zamba, chegou a poucas semanas em Chapadinha, e  vai assumir o lugar do Defensor Noé Meneses. "A sala vai garantir segurança e tranquilidade nos trabalhos, além de agilizar as entrevistas.  Eu quero aqui congratular o Dr. Noé pela iniciativa, juntamente com a  direção do CDP, judiciário e ministério público, para que possamos trabalhar mais próximos com a população carcerária, de forma efetiva”, afirmou Dr. Edson Zamba.
Edinho Lobão/Lula/Dilma x Flávio Dino/Aécio Neves/FHC

Edinho Lobão/Lula/Dilma x Flávio Dino/Aécio Neves/FHC



Quinta-Feira, 26 de junho de 2014

edinho_dinoOs números não serão divulgados aqui por conta da decisão judicial que impede a publicação da pesquisa, mas o jornal O Imparcial mostrou hoje (26), em números, por que Flávio Dino (PCdoB) tanto temia a publicização do levantamento do instituto Econométrica.
Se no cenário padrão a diferença percentual entre o comunista e o senador Edison Lobão Filho, pré-candidato do PMDB, já é pequena – considerada ameaçadora pelos oposicionistas -, quando o eleitor é confrontado com os apoios de cada um dos concorrentes em nível nacional o jogo aparece ainda mais acirrado.
No questionário da Econométrica a 11ª pergunta é: “Em relação aos apoios políticos, em qual desses candidatos o sr.(a) votaria?”.
As opções são “Lobão Filho com o apoio de Lula e Dilma” e “Flávio Dino com o apoio de Aécio Neves, José Serra e Fernando Henrique Cardoso”.
Nesse cenário, a vantagem de Flávio Dino cai pela metade.
E é por isso que o PCdoB lutou uma semana para evitar a divulgação dos números.
Hoje tem BOI DO UNA, DE MORROS, no  Arraial da Chapada/2014

Hoje tem BOI DO UNA, DE MORROS, no Arraial da Chapada/2014



CN1/Luiz Carlos Jr.

Quinta-Feira, 26 de junho de 2014


Hoje (quinta, 26) no  terceiro  dia do Arraial da Chapada, não perca a apresentação do BOI DO UNA, DE MORROS. 
 
 
Uma inciativa do Governo Belezinha, por meio da Secretaria Municipal de Cultura quem vem realizando um dos melhores São João de todos os tempos em Chapadinha, porque não dizer o melhor da região.

Será mais  uma noite de muito brilho e alegria com danças, quadrilhas.  A animação ficará por conta  da banda Bicho Grilo.   Além é claro,  de comidas típicas, muita animação e brincadeiras.



A Justiça e a Lei

A Justiça e a Lei



Por: Almir Moreira, advogado

Quinta-Feira, 26 de junho de 2014




Nesta terra de honestos e sabichões, salta aos olhos a quantidade de opiniões a respeito de alguns assuntos. Geralmente é gente engajada na política a puxar a fila dos entendidos. Sem entender bulhufas de certas matérias, ainda assim, cinicamente cospem "argumentos" de todo jeito (servindo a seus interesses, tudo pode!).

No futebol, até que vez em quando dão uma dentro – a paixão aqui é justificável. Noutras áreas, porém, a paixão os cega. Foi assim com o caso referente ao concurso público realizado pela Prefeitura. Bastou um questionamento no Judiciário a respeito de situação particular para logo enxergarem vício em tudo. Em poucas horas, "doutos" do pensamento genérico instruíram e sentenciaram. 

Submetido o processo à realidade - crivo do Juiz, sob análise científica -, exaurida a parte do devido processo legal, pode-se vislumbrar, por meio de decisão interlocutória proferida recentemente, que o concurso será mantido. Esse o vaticínio de então, que pôs abaixo os esquálidos argumentos dos sabichões. 

Sem entenderem nada a respeito da distinção entre lei (ditame da razão prática), direito (pressuposto do justo natural) e justiça (virtude moral e social), arvoraram-se a condição de Juízes ou de experts no tema, e coisinhas de latrina salpicaram nas mídias da moda.

A lei para acudir dois aspectos importantes - o bem comum e seu fim pedagógico - precisa sempre partir do seguinte pressuposto: uma lei que não atente para a razão não é propriamente lei, mas perversão da lei. Alguém já disse, em síntese: "é impossível que o indivíduo seja bom se não guarda certa proporção com o bem comum da cidade onde vive". De modo análogo, isso se estende à norma jurídica. 

Ora, as decisões judiciais fundam-se nessas mesmas premissas, afinal tornam-se leis entre as partes. Pela leitura dessa decisão, percebe-se que o Juiz responsável por ela é daqueles que leu e concordou com esses princípios fundantes do sentimento de justiça, presentes desde o clássico de Sófocles, a obra Antígona, em que o conceito de justiça está além do sentido puro e frio da lei.

A névoa preconceituosa aliada à politicagem do quanto pior melhor, somadas ainda à vulgaridade desse tipo de pensamento desprovido de conhecimento elementar - como o do princípio apontado - definem o atual padrão político-jornalístico em que jazemos, cujas peripécias maldosas de todos os jeitos vão sendo disseminadas.

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Que medo é este Flávio Dino?!?  PCdoB impede de novo pesquisa Econométrica/O Imparcial

Que medo é este Flávio Dino?!? PCdoB impede de novo pesquisa Econométrica/O Imparcial



Chefão comunista Flávio Dino entrou de novo na Justiça para impedir a divulgação da pesquisa Econométrica/O Imparcial. Porque ele quer tanto esconder os números da população???


Quarta-Feira, 25 de junho de 2014




O jornal O Imparcial conseguiu derrubar a Liminar que o chefão comunista Flávio Dino havia conseguido para impedir a publicação da pesquisa Econométrica sobre a corrida sucessória no maranhão, e iria publicá-la amanhã.
Mas não é que o chefão comunista conseguiu nova Liminar – agora com novo argumento – para impedir novamente que a população tome conhecimento da atual realidade da disputa pelo Governo do Estado?
É impressionante a preocupação de Flávio Dino em esconder do eleitor como é que está a disptua com o senador Lobão Filho (PMDB).
Flávio Dino resolveu judicializar mesmo a disputa pelo governo do Maranhão.
E está impedindo todas as pesquisas de serem divulgadas.
Por que o medo???

Do blog do Marco D'Eça



Secretaria de Igualdade Racial de Chapadinha,  recebe Comissão Articuladora do Movimento Quilombola do Maranhão

Secretaria de Igualdade Racial de Chapadinha, recebe Comissão Articuladora do Movimento Quilombola do Maranhão


Quarta-Feira, 25 de junho de 2014

foto 3 (6)
A Secretaria de Igualdade Racial recebeu na última terça-feira (23) a Comissão Articuladora do Movimento Quilombola do Maranhão (MOQUIBOM) para    discutir ações atendam às necessidades das comunidades.
O encontro que reuniu os Quilombos Charco (São Vicente Ferrer); Cubra (São Inês); Caldeira Vila (Pirapemas), do articulador do MOQUIBOM, Inaldo Cerejo, a secretária de Igualdade Racial, Chiquinha pessoa, o adjunto, Prof. Nonatinho, o coordenador da pasta, Manoel Almeida, a secretária da Mulher, Nildinha Telles, aconteceu no gabinete da secretaria e buscou também uma maior integração dos movimentos sociais com o poder público.
“O MOQUIBOM tem uma atuação muito forte nessa região e nós queremos uma conhecer mais sobre essas comunidades para estreitar as relações e discutir articulações a prol dessas comunidades”- declarou Inaldo Cerejo.
Para a Secretária de Igualdade Racial, o encontro é de extrema importância, pois além de estabelecer laços, contribui para o desenvolvimento de nosso país. “Foi um momento onde pudemos compartilhar os avanços e dificuldades enfrentadas pelas comunidades quilombolas de Chapadinha”- disse Chiquinha Pessoa.
SECOM/PMC
MPF denuncia Flávio Dino por propaganda eleitoral antecipada

MPF denuncia Flávio Dino por propaganda eleitoral antecipada



Quarta-Feira, 25 de junho de 2014














A Procuradoria Regional Eleitoral no Maranhão (PRE/MA), por meio do procurador eleitoral auxiliar Juraci Guimarães Júnior, encaminhou ao Tribunal Regional Eleitoral no Estado (TRE-MA) representação contra Flávio Dino (PCdoB), pré-candidato à eleição de 2014, por realizar propaganda eleitoral antes do prazo do dia 7 de julho, estabelecido pela Lei nº 9.504/97.

Para o Ministério Público Eleitoral, Flávio Dino fez propaganda eleitoral antecipada ao pedir votos em palestra realizada no dia 29 de maio. O fato ocorreu durante o evento denominado “Diálogos Jurídicos: Flávio Dino e Alexandre de Moraes debatem ‘Constituição e o Estado Republicano’”, realizado no Hotel Rio Poty, em São Luís.

Após a palestra ministrada por Alexandre de Moraes, ao fazer uso da palavra para encerrar o evento, o pré-candidato afirmou: “na impossibilidade de votar nele (palestrante Alexandre de Moraes) espero que votem nesse humilde servo do Senhor que aqui está”.

Segundo o Procurador Juraci Guimarães Júnior, a realização de seminário interno não pode ser desvirtuada para promover a campanha de pré-candidato, o que deve ser reprimido pelo Ministério Público Eleitoral e pela Justiça Eleitoral.

PRE/MA
Prefeitura de Brejo adere ao Selo Unicef - Município Aprovado,  através  do  1º Fórum Comunitário

Prefeitura de Brejo adere ao Selo Unicef - Município Aprovado, através do 1º Fórum Comunitário



Por  Blogs CN1 e WF
Fotos: Manoel Filho

Quarta-Feira, 25 de junho de 2014




A Prefeitura de Brejo aderiu  ao Selo Unicef - Município Aprovado 2013-2016. A partir de agora, o município iniciou  uma série de atividades, dentre elas, o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef,  realizado nesta  terça-feira (24) no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Articulado pela  secretaria Municipal de Promoção Social  e Combate à  Pobreza,   Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Comissão Pró-Selo  UNICEF, o evento teve como objetivo, elaborar um diagnóstico dos serviços de atendimento à criança e ao adolescente da cidade.


Representantes de diversas entidades sindicais, sociais e religiosas, estudantes da rede municipal, estadual e particular, conselho tutelar, agente comunitários de saúde e representantes das secretarias municipais da saúde, educação, juventude, infra estrutura e cultura também  participaram do evento.



Vereadora Olivia Caldas, Articuladora do Selo UNICEF no município

Após o cadastramento e inscrição dos participantes, a articuladora do selo no município,  Vereadora Olivia Caldas,  realizou uma breve explanação sobre adesão do selo e a realização do fórum.

Dr. Omar Furtado, Prefeito de Brejo
O  Prefeito falou sobre a  importância  do Selo Unicef para o município. Segundo o Omar Furtado,  a adesão do município ao projeto do Selo UNICEF. "É  mais um desafio assumido pela  administração, em prol das  crianças e adolescentes", declarou o prefeito.

Dra. Ilma Paiva, Promotora de Justiça

A Promotora de Justiça, Ilma de Paiva,  ajudou na  elaboração de diagnósticos que visa  melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes que vivem no município, e  declarou que o município pode contar com o apoio do Ministério Público rumo  ao Selo UNICEF.

Falaram ainda, o  vice-prefeito Chico Caldas, o  secretário Municipal de Promoção Social  e Combate à  Pobreza,  Lourinaldo Abrantes e  a Presidente do  Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Santana Maria.






Em seguida, os participantes do fórum foram convidados a se reunirem em grupos para discutirem, elaborarem e exporem, em forma de plenária, planos de ações voltados para elevação dos indicadores sociais do município.



Os Fóruns Selo Unicef - Município Aprovado,  são estratégias desenvolvidas para promover o fortalecimento da participação social nos processos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas de proteção à crianças e adolescentes, residentes em municípios da região semi-árida.


Ambos serão coordenados pelo CMDCA, em parceria com a prefeitura e a Comissão Municipal Pró-Selo. O Selo Unicef - Município Aprovado é uma iniciativa que busca ajudar o Brasil a cumprir os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Os ODM são metas mundiais definidas em 2000 e assinadas pelos governos de 191 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), incluindo o Brasil.