quinta-feira, 31 de julho de 2014

  BB de Brejo dificulta liberação de pagamento a servidores municipais

BB de Brejo dificulta liberação de pagamento a servidores municipais




Por CN1 e WF 

Quinta-Feira, 31 de julho de 2014



Segundo informações repassadas aos Blogs CN1 e WF, o gerente da agência do BB, Melcides Marinho, teria se negado a receber o ofício emitido pela prefeitura, que apresentava a nova tesoureira com o objetivo de obter cadastro das novas contas. Procedimento, sem  o qual, não é possível realizar operações pelo setor financeiro do município. 

Ainda de acordo com a prefeitura, o gerente só teria acatado as solicitações, após pressão junto à Superintendência do Banco do Brasil. A liberação do pagamento dos salários dos servidores está dependendo agora, da liberação do “BB Token” (um dispositivo criptográfico de segurança para computadores, conectado a uma porta USB, destinado a autenticar transações realizadas através da internet pelos clientes PJ e Governo do Banco do Brasil). 

Os blogs CN1 e WF abrem espaço para a gerência do BB, caso queira prestar algum esclarecimento acerca desta situação.
Quinta-Feira, 31 de julho de 2014

A prefeitura de Brejo, tentou cadastrar, desde as 10h manhã desta quinta-feira (31), cinco contas no Banco do Brasil da cidade, sem sucesso, o que causou o atraso na liberação dos proventos referentes ao mês de julho, dos servidores públicos municipais.
Mulher é estuprada e após o ato tem a vagina arrancada com facão no MA

Mulher é estuprada e após o ato tem a vagina arrancada com facão no MA


Quinta-Feira, 31 de julho de 2014


Manoel Divino

Um homem identificado por Manoel Divino, 31, estuprou uma mulher conhecida por Maryla Cândido de Oliveira, 27 anos. O fato ocorreu neste final de semana em Timon. Informações da delegada, da Delegacia da Mulher, Mariely de Almeida, apontam que ele estava trabalhando em uma construção como pedreiro e propôs fazer sexo com a vítima e ela não aceitou.

De posse de um facão ele a estuprou a vítima e a golpeou em várias partes do corpo, e também a vagina. A delegada afirma ainda que ele, em depoimento, se mostrou frio e calculista. “Durante o interrogatório perguntei se ele tinha deixado a vítima morta após os golpes, ele simplesmente riu”, disse ela.

“Ele é frio e calculista”, conclui. Manoel Divino foi preso pela equipe de investigação da Delegacia da Mulher, comandada pelo investigador Paulo. O acusado foi levado para o Presídio Jorge Vieira em Timon. A vítima foi encaminhada para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e está sob cuidados médicos.



 Extraído do Blog Gilberto Silva       
Bandido atira no carro do candidato a deputado estadual Zé Inácio durante tentativa de assalto em São Luis

Bandido atira no carro do candidato a deputado estadual Zé Inácio durante tentativa de assalto em São Luis



Por CN1/Luiz Carlos Jr.  

Quinta-Feira, 31 de julho de 2014



De acordo com informações do  blog do jornalista  Gilberto Léda,  o ex-presidente do Incra e candidato a deputado estadual José Inácio (PT), por pouco não levou um tiro, na semana passada, na Vila Palmeira.
Ele rumava com assessores para o interior do estado, quando, na altura do Detran-MA, ainda em São Luís, o carro em que se encontrava foi abordado por um homem. O assaltante bateu no vidro, mas Inácio  arrancou com o veículo. O bandido, então, desferiu um tiro, que atingiu apenas a lataria.
Zé Inácio  registrou a  ocorrência  e  acredita haver sido apenas uma tentativa de assalto.
Gil Cutrim será reeleito presidente da FAMEM nesta quinta-feira

Gil Cutrim será reeleito presidente da FAMEM nesta quinta-feira



Omar Furtado (Brejo) e Ducilene Belezinha (Chapadinha) participam da reeleição de Gil Cutrim para Presidente da FAMEM

Por CN1, com informações da FAMEM
Quinta-Feira, 31 de julho de 2014




O prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim, será reeleito nesta quinta-feira (31) presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) para o biênio 2015/2016.
A eleição acontece durante todo o dia, no horário das 8h às 17h, na sede da entidade municipalista, localizada na Rua Leblon, Quadra B, Casa 01, Loteamento Parque Calhau, em São Luís.

A prefeita de Chapadinha  Ducilene Belezinha faz parte da diretoria  no cargo de 1ª  Tesoureira e o prefeito de Brejo Omar Furtado no cargo de Diretor de Saúde. Ambos já se encontram em São Luis participando da reeleição de Gil Cutrim. 
Gil Cutrim será reeleito presidente da FAMEM
A chapa única encabeçada por Gil Cutrim, cujo mandato atual (biênio 2013/2014) findará no dia 31 de dezembro, possui prefeitos e prefeitas de várias regiões do Estado e das mais diversas colorações partidárias.
A reeleição garante a Gil Cutrim ingressar no seleto rol dos prefeitos/presidentes que comandaram a Federação, fundada em 1985 e que em 2015 completará 30 anos, por mais de um mandato – apenas Waldir Jorge Neto Filho (Lago da Pedra – 1989/1992) e Cleomar Tema (Tuntum – 2005/2008) foram reeleitos ao longo destas quase três décadas.
Além disso, Cutrim já ocupa a posição de primeiro prefeito da história política de São José de Ribamar, terceira maior cidade do Maranhão em número de habitantes, eleito e reeleito para presidir a entidade que congrega os municípios maranhenses.
“Para mim é um orgulho muito grande poder gozar da confiança dos meus colegas prefeitos e prefeitas. A eleição, mais uma vez de consenso, mostra que estamos unidos visando continuar o trabalho em prol do municipalismo no Estado”, afirmou o presidente e candidato único a reeleição.
Ele avaliou que ao longo do seu primeiro mandato várias foram as conquistas obtidas, dentre elas o oferecimento, por parte da entidade, de novos serviços gratuitos (assessoria jurídica e criação de sites institucionais, por exemplo); realização do projeto pioneiro Município em Foco; aproximação das gestões municipais dos órgãos de controle externo; realização, com sucesso, de duas Marchas dos Prefeitos e Prefeitas do Maranhão em Brasília aproximação dos gestores de instituições que promovem o desenvolvimento sustentável e econômico das cidades; promoção de seminários, congressos e capacitações; aprovação, por parte da Assembleia Legislativa, do projeto que autoriza o Governo do Estado a doar para a Federação terreno onde será construída sua sede própria; dentre várias outras.
De acordo com Gil Cutrim, só existe Estado forte com Municípios fortes e por este motivo o objetivo é continuar trabalhando, de mãos dadas com os prefeitos e prefeitas, visando contribuir com desenvolvimento do Maranhão e de suas cidades.
Veja abaixo a diretoria da FAMEM 
CARGOPREFEITOMUNICÍPIO
PresidenteGILLIANO FRED NASCIMENTO CUTRIMSÃO JOSÉ DE RIBAMAR
1° Vice-PresidenteHERNANDO DIAS DE MACEDODOM PEDRO
2° Vice- PresidenteFILADELFO MENDES NETOPINHEIRO
Secretário GeralSERGIO RICARDO DE ALBUQUERQUE BOGEAPRIMEIRA CRUZ
1° SecretárioAUGUSTO INACIO PINHEIRO JUNIORPOÇÃO DE PEDRAS
2° SecretárioJOSÉ ANTONIO GORDINHO RODRIGUES DA SILVAPASSAGEM FRANCA
Tesoureiro GeralDJALMA DE MELO MACHADOARARÍ
1ª TesoureiraMARIA DUCILENE PONTES CORDEIROCHAPADINHA
2ª TesoureiraKARLA BATISTA CABRALVILA NOVA DOS MARTÍRIOS
Diretor de EducaçãoLUIZ ROCHA FILHOBALSAS
Diretor de SaúdeOMAR DE CALDAS FURTADO FILHOBREJO
Diretor de Assistência SocialJOSÉ LEANDRO MACIELVITORINO FREIRE
Diretor de Meio AmbienteJOSÉ DE RIBAMAR COSTA ALVESSANTA INÊS
Diretor de CulturaLUCIANO FERREIRA DE SOUSATIMON
Diretor de Orçamento e FinançasJOEL DOURADO FRANCOCAJARÍ
Diretor de SegurançaJUNIOR DE SOUSA OTSUKAGRAJAÚ
Diretor JurídicoCRISOGONO RODRIGUES VIEIRARIACHÃO
Diretor de Infraestrutura e UrbanismoCHARLES FREDERICK MAIA FERNANDESTRIZIDELA DO VALE
Diretor de Representação em Brasília-DFSEBASTIÃO TORRES MADEIRAIMPERATRIZ
Membros Efetivos do Conselho FiscalRAFAEL MESQUITA BRASILBURITI
CRISTIANE CAMPOS DAMIÃO DAHERBOM JESUS DAS SELVAS
LEONARDO BARROSO COUTINHOCAXIAS
Suplentes do Conselho FiscalCICERO NECO MORAISESTREITO
OSMAR FONSECA DOS SANTOSLAGO DO JUNCO
DULCE MACIEL PINTO DA CUNHASATUBINHA
Lobão Filho segue com intensa programação no interior do Maranhão

Lobão Filho segue com intensa programação no interior do Maranhão


Quinta-Feira, 31 de julho de 2014




O candidato ao governo do Estado pela coligação “Pra Frente, Maranhão”, Lobão Filho (PMDB), retoma nesta quinta-feira (31) sua agenda política em 12 municípios do interior. O primeiro compromisso do candidato será em Barra do Corda – cidade localizada no centro geográfico do Maranhão, na confluência dos rios Corda e Mearim. Ainda na quinta-feira, Lobão Filho, lidera caminhadas em Newton Belo e Bom Jardim, retornando a São Luís, às 20h, para reunião na Famem.
“A nossa meta é visitar todos os 217 municípios do estado para levar a nossa mensagem de fé e esperança de um Maranhão muito melhor para todos. Vamos também dialogar com as mais diversas lideranças políticas e comunitárias e com a população em geral para a construção de um amplo programa de governo que atenda aos anseios da nossa população”, enfatizou Lobão Filho.
Nesta etapa de incursões ao interior, Lobão Filho visita ainda, na sexta-feira (01), as cidades de Pio XII, Satubinha, Altamira do Maranhão e Monção. No sábado (02), o senador visitará Igarapé do Meio, Bela Vista, Pindaré Mirim e Santa Inês, onde realizará um grande comício ao lado dos companheiros de chapa Gastão Vieira, candidato ao Senado e Arnaldo Melo, candidato a vice-governador, ambos pelo PMDB.
No domingo (03), Lobão Filho encerra o roteiro em Tufilândia. “Conclamo a população para participarem de nossos atos políticos e conhecer as nossas propostas de trabalho, bem como fazer sugestões para que possamos aprimorar nosso plano de governo, que será implementado com participação popular e com o apoio e parceria dos gestores municipais”, finalizou o senador Lobão Filho.
Belezinha: o que era dúvida começa a virar certeza

Belezinha: o que era dúvida começa a virar certeza



Quinta-Feira, 31 de julho de 2014

LIDERANÇA POLÍTICA

A prefeita Ducilene Belezinha e o secretário de Articulação política, Aluísio Santos, conseguiram reunir mais de mil pessoas na noite de terça, 29, na residência do secretário, para apresentar os nomes dos candidatos apoiados pelo grupo de governo rumo a vitória nas eleições 2014.

O Batalhão de militantes correligionários, formado por amigos da gestora como empresários, vereadores, secretários, assessores, coordenadores, supervisores, professores, diretores, ASGs, vigias, enfermeiros, Guardas Cívis, Agentes Administrativos, Agentes Comunitário de Saúde e de Edemias, demais servidores efetivos, contratados , comissionados e aposentados, além de jovens estudantes, lavradores e pessoas de outras categorias e entidades sociais.



Esse batalhão por meio de aplausos e depoimentos se mostraram dispostos, não somente dar apoio através do voto, com todos os seus familiares, mas se engajar na campanha e ajudar a eleger os candidatos que vem trazendo benefícios a cidade de Chapadinha, desde o início de 2013, através de convênios.
Dentre os benefícios foram citados:
  • Melhorias em várias ruas e áreas intrafegáveis de Chapadinha; 
  • Construção de 19 poços artesianos com redes de abastecimento na cidade e no interior, sendo que a maioria já foram concluídos; 
  • Milhares de quilômetros de estradas de qualidade na zona rural  
  • Construção da academia publica no areal
  • Máquinas e carros para serviços pesados em prol da população;
  • 18 médicos de Cuba para atender a população
  • Cursos preparatórios para os jovens que queiram entrar no mercado de trabalho;
  • Programa Mais Educação para os jovens estudantes de chapadinhenses;
  • Implantação do IFMA, que vai oferecer vários cursos aos  jovens chapadinhenses
  • Cursos do Pronatec
  •  UPA  que está sendo construída no bairro Areal;
  • Apoio a agricultura familiar  com trabalhos de arado e técnicas que teve  resultados surpreendentes na colheita deste ano.
  • Abertura de tanques para criação de peixes que tem dado auto-sustentabilidade aos psicultores de nossa cidade.
  • Conclusão do Ginásio de Esportes - que está quase pronto;
  • Construção de um CENTRO DE HEMODIÁLISE no bairro Boa Vista, 
  • Pavimentação de ruas com bloquetes hexagonais de concreto;
  • Entrega de 02 ambulâncias novas equipadas;
  • Construção de 8 Postos de Saúde no município
  • Aquisição de micro-ônibus escolares novos.
  • Pavimentação asfáltica em várias ruas de nossa cidade;
  • Reforma completa do mercado central com a assinatura de serviço ainda no mês de agosto; Reformas das praças que terá início neste ano; Reforma do HAPA; Reforma do Ginásio Lucídio Frazão; Reforma completa da Av. Ataliba Vieira; 
  • Construção dos portais de entrada e saída de Chapadinha;
  •  Construção de uma nova Rodoviária.
O secretário de Articulação enfatizou que todos esses benefícios foram e estão sendo conquistados pelos trabalhos e comprometimentos dos candidatos que a nossa prefeita Belezinha resolveu apoiar neste ano, dentre eles:

Aluísio Santos disse ainda, que todos os correligionários da base do governo não terão dificuldades em conquistar o voto dos candidatos de Belezinha, pois os mesmos não possuem promessas e sim ações já vistas por toda a sociedade  e que muito ainda serão desenvolvidos com Dilma na presidência, Lobão Filho, Governador do Maranhão, Gastão Vieira, no senado, Chiquinho Escórcio e Cleber Verde na Câmara Federal e Zé Inácio na Assembléia Legislativa.

Portanto podemos dizer, com a mais absoluta certeza, que a prefeita Belezinha,  mostrará força política com a ajuda de Deus, do povo, que já nota sua disposição de trabalho em prol de Chapadinha e do BATALHÃO DE CORRELIGIONÁRIOS, eleger os candidatos que já estão honrando o nosso município.

Enedilson Santos


quarta-feira, 30 de julho de 2014

Um dia antes de matar filho, mãe o obrigou a gravar vídeo dizendo que a amava

Um dia antes de matar filho, mãe o obrigou a gravar vídeo dizendo que a amava



Quarta-Feira, 30 de julho de 2014

Após ter confessado matar seu filho Keven Gomes Sobral, 2 anos, encontrado morto dentro de um sofá em Ibirité, Minas Gerais, a dona de casa Marília Cristiane Gomes, de 19 anos, mostrou-se fria durante seu depoimento à polícia, de acordo com o delegado Davi Batista.


"A todo momento ela chorava, mas era pelo que ela irá pagar e não pela morte do filho", afirmou o delegado, que também contou que Marília chegou a gravar, um dia antes de matar o filho, vídeo em que pedia repetivamente para a criança repetir a frase "Mamãe, te amo".



Ainda de acordo com o delegado, o crime foi cometido por motivo fútil. A criança mexia em um celular quando ele caiu no chão. A mãe foi pegá-lo e levou um tapa do garoto. Nervosa, ela o agarrou pelas mãos e jogou contra a parede.



Com medo de ser presa após ver que o garoto espumava no chão, ela aproveitou a ausência dos cunhados e deixou Keven dentro do sofá da casa, onde ele foi encontrado pela polícia. Os oficiais passaram a investigar Marília a partir do momento em que ela não demonstrou nenhum sentimento na hora de retirar o corpo da criança do IML.

Por Redação Yahoo! Brasil
Roseana “tatua” Lobão Filho no pulso

Roseana “tatua” Lobão Filho no pulso


Quarta-Feira, 30 de julho de 2014





A governadora Roseana Sarney (PMDB) surpreendeu hoje (30) quem esteve em Timon participou da vistoria às obras de construção do Parque Industrial que está sendo erguido pelo Governo do Estado no município.
A peemedebista chegou à cidade com o nome do senador Edison Lobão Filho (PMDB), candidato a governador pela coligação “Pra Frente, Maranhão”, tatuado no pulso direito.
Teve aliado do prefeito de Timon, Luciano Leitoa (PSB), se roendo de ciúmes…
Prefeitura recupera e pavimenta ruas e avenidas  de Brejo

Prefeitura recupera e pavimenta ruas e avenidas de Brejo



Dos blogs CN1 e WF

Quarta-Feira, 30 de julho de 2014


Rua da Estrada Nova 
Prefeitura de Brejo continua  realizando diversas  obras de recuperação e   construção  de calçamentos, também estão sendo realizados  recapeamento asfáltico  de   ruas e avenidas, algumas já concluídas. "Para a recuperação do asfalto, foi realizada a limpeza dos locais, drenagem e em seguida inseridos materiais usinados para tapar os buracos e colocação do recapeamento", disse Francisco Rodrigues (Mano).



O  asfalto colocado  pela gestão passada na Rua da Estrada Nova, por exemplo, era de péssima qualidade e, em   menos de um  ano, apresentava diversos  buracos.




O prefeito Omar Furtado vem  intensificando as ações com objetivo  de expandir e recuperar outras ruas da cidade  de forma permanente.

Calçamento em várias ruas

Diversas ruas já foram contempladas com recuperação e construção.  Ouras Vias  estão sendo concluídas, como no  bairro São João, que iremos publicar posteriormente.

Presidente Vargas recebe Lobão Filho com grande evento político

Presidente Vargas recebe Lobão Filho com grande evento político


Quarta-Feira, 30 de julho de 2014

Multidão acompanha Lobão Filho, prefeita Aninha e Gastão Vieira
Multidão acompanha Lobão Filho, prefeita Aninha e Gastão Vieira
No último fim de semana, milhares de pessoas lotaram as ruas da cidade de Presidente Vargas, para acompanhar a caravana ‘Pra Frente Maranhão’ e prestigiar o candidato do PMDB ao governo do Estado, Lobão Filho que estava ao lado da prefeita Aninha (PV) e do candidato ao Senado Gastão Vieira (PMDB).
Após a caminhada, Lobão Filho parou para conversar e apresentar suas propostas de governo à população.“Recebi pessoalmente nossa prefeita Aninha em meu gabinete e encaminhei pedidos importantes como 70km de estradas vicinais. Como governador vamos trabalhar a reestruturação do sistema de tratamento de água para o abastecimento regular de todas as casas dessa cidade”, garantiu, ao ouvir atentamente o pedido pelo abastecimento de água feito por Odete Frazão Aguiar, líder política do município.

A prefeita Aninha, na companhia do ex-vereador José Augusto, fez questão de elencar as recentes conquistas feitas em parceria com o governo do Estado. “Não podemos deixar de falar dos 6km de asfalto da sede, do hospital de 20 leitos construído e hoje mantido em 50% pelo Estado, além da estrada de Itapecuru a Vargem Grande”, enumerou a prefeita.
Fraude em vestibular de Medicina é constatada no MA pela PF

Fraude em vestibular de Medicina é constatada no MA pela PF


Quarta-Feira, 30 de julho de 2014




A Superintendência Regional do Maranhão da Polícia Federal confirmou ontem a existência de fraude em processos seletivos – aplicados entre os anos de 2010 e 2014 – de instituições de ensino superior do estado que ofertam vagas nos cursos de Medicina. Segundo a PF, um dos autores da ilegalidade já foi identificado e seu nome e origem deverão ser revelados nas próximas horas.
Com base nas investigações, além dos golpistas, a PF já identificou também as pessoas que compravam vagas de Medicina nas instituições de ensino e confirmou que era cobrado até R$ 100 mil por candidato. Ainda segundo a polícia, pela participação no golpe, cada beneficiado deverá responder por formação de quadrilha e falsidade ideológica.
A PF no Maranhão apura ainda novas informações sobre o caso em parceria com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público Estadual do Estado do Piauí. No estado vizinho, estão sendo apuradas ilegalidades semelhantes na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e em uma faculdade particular. Em outros cinco estados do país, investigações da PF também apontam a existência da fraude.
Segundo as investigações policiais, na primeira etapa da fraude um golpista – de posse de documentos falsos – se passava pelo candidato que pretendia comprar a vaga. Uma segunda pessoa, também contratada para participar da fraude e com alto nível de conhecimento, se submetia à prova no lugar do candidato verdadeiro.
Ainda segundo a PF, na etapa seguinte do golpe os fraudadores faziam uso de pontos de voz instalados nas carteiras das salas onde eram aplicadas as provas para que o suposto candidato recebesse as respostas do gabarito.
Outro caso – Em janeiro de 2013, a PF revelou a existência de fraude semelhante no acesso de interessados em cursos de Medicina de universidades situadas em seis estados do país, incluindo o Maranhão. Por meio de interceptações telefônicas com registros de conversas de novembro de 2011, um aluno, que estava na ocasião se submetendo ao processo seletivo para uma vaga no curso de Medicina em uma universidade do Maranhão, foi flagrado recebendo – por meio de ponto eletrônico – o gabarito oficial da prova. À época, o Ministério da Educação (MEC) informou que as pessoas apontadas como responsáveis ou envolvidas no crime seriam punidas com a cassação do diploma, caso tivessem concluído o curso.
Texto de Thiago Bastos, de O Estado.