domingo, 30 de novembro de 2014

 Policiais Civis prendem homem suspeito de fazer parte de quadrilha de matadores que agiam em Chapadinha e outros municípios do MA

Policiais Civis prendem homem suspeito de fazer parte de quadrilha de matadores que agiam em Chapadinha e outros municípios do MA


Contra o suspeito, pesa  acusações  de  crimes cometidos em Chapadinha,Vargem Grande, Arari, Itapecuru,Santa Rita e também em outros municípios.

Do CN1, com informações do blog Alvorada Notícias

Wilson Roney

Uma operação conjunta de policiais  da Delegacia de Investigação Criminal (DEIC), Grupamento Tático Aéreo (GTA) e delegacias de  Santa Rita  e  Itapecuru-Mirim, resultou na prisão de Wilson Roney, 27 anos no Povoado Entrocamento,  ele estava escondido numa pequena propriedade da zona rural de Itapecuru. No interior da casa, foram apreendidos diversas armas  de calibres diferentes.

De acordo com o delegado Sidney Oliveira  da regional de polícia de Itapecuru, Roney   é acusado de fazer parte de uma quadrilha de matadores de aluguel.

Wilson Roney  também é suspeito de executar dois homens conhecidos como  "Maycon" e "Bigu" ocorridas há 15 de dias no município de Santa Rita.   

Operação conjunta resultou na prisão do suspeito de fazer parte de uma quadrilha de matadores de aluguel  

O coordenador da operação delegado Ednaldo Santos, disse a reportagem do blog Alvorada Notícias que  Roney, é um individuo  de alto periculosidade. Contra ele, pesa  acusações  de  crimes cometidos em Chapadinha,Vargem Grande, Arari, Itapecuru,Santa Rita e também em outros municípios.

O acusado foi apresentado na delegacia de Santa Rita,  em seguida encaminhado  para Delegacia Regional de Itapecuru que ficará a disposição da Justiça.

Seis bandidos armados resgatam preso em clínica odontológica

Seis bandidos armados resgatam preso em clínica odontológica



Domingo, 30 de novembro de 2014

preso
Uma ação audaciosa de bandidos libertou o preso identificado como César de Jesus Silva. O detento foi resgatado por seis homens na tarde da última  sexta-feira (28), em São Luís, quando era submetido a um atendimento odontológico em um clínica na Cohab.

Os elementos armados subiram até o último andar do prédio, renderam os funcionários e dois agentes penitenciários, e levaram César de Jesus. Para evitar reação, os bandidos ainda levaram as armas dos agentes penitenciários.
De acordo com o Sejap, o preso cumpria pena no Presídio São Luís 2, na unidade do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Ele estava preso pelo crime de tráfico de drogas.
Do GI Portal

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Fé e Devoção: Inicia hoje (28) as festividades em  homenagem a  Nossa Senhora da Conceição, em Brejo-MA

Fé e Devoção: Inicia hoje (28) as festividades em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, em Brejo-MA


Por CN1/Luiz Carlos Jr.

Sexta-Feira, 28 de novembro de 2014

Homenagem a Padroeira de Brejo em 2013/Foto: Luiz Carlos Jr. (CN1)

Com o tema   "Com Maria, somos igreja em estado permanente de Missão", começa nesta sexta-feira (28)  os Festejos em homenagem a  Nossa  Senhora da Conceição, padroeira de Brejo.

A Procissão do Mastro  sairá  do bairro  Guanabara - há cerca 10 quilômetros do centro, e percorrerá várias ruas da cidade.

Fieis conduzirão  o Mastro até a Igreja Matriz,  onde será  realizado o levante no final da tarde.

Organizado pelo Bispo Dom Valdeci e  Padre Antônio  de Pádua da  Diocese de Brejo, os festejos acontecerá  de 28 de novembro a 08 de dezembro.

Os  festejos  da Padroeira  tem total  apoio da Prefeitura Municipal.

Levante do Mastro em 2013/Foto: Luiz Carlos Jr. (CN1)





EQUIVOCO II: Polícia diz não ter certeza da participação de ‘Boca’ no assassinato de PM’s e documento comprova sua menoridade

EQUIVOCO II: Polícia diz não ter certeza da participação de ‘Boca’ no assassinato de PM’s e documento comprova sua menoridade


Do Blog do Sérgio Matias

Sexta-Feira, 28 de novembro de 2014


A sequencia da operação que resultou na morte do bandido  João Victor Dias de Jesus, de 19 anos, ocorrida na última terça-feira (25), no centro de Bacabal, resultou em alguns equívocos por parte da polícia que, primeiramente repassou à imprensa a fotografia de uma outra pessoa como sendo a de João Victor quando em vida.

Agora, segundo postagem publicada pelo jornalista Luís Cardoso
 ‘Boca’, a princípio apontado pela polícia como suspeito de participar do assassinato dos policiais militares David do Vale e Jhonny Chapuy, no último sábado (22) em Paço do Lumiar, é menor de idade e não é considerado foragido da Justiça. Segundo informações do delegado Carlos Alberto Damasceno, da Delegacia de Homicídios, que apura o caso, ele não foi indiciado pelo crime.

A polícia também não tem certeza se ele estava na cena do crime e sabe que ‘Boca’ não tem antecedentes criminais e nunca foi preso.
Em conversa com o jornalista, o delegado Carlos Alberto Damasceno disse que investiga a participação de uma ou duas pessoas que estariam numa motocicleta para dar suporte os autores do assalto e do duplo homicídio.
Dos três, que a polícia diz ter certeza que estavam no local, dois foram mortos e o condutor do Celta, de cor branca, placa HJL-4746, identificado como Mateus, o ‘Pato’, está foragido.
Ao que tudo indica, como foi dito pelo próprio delegado, ‘Boca’ estaria com medo de ser apontado como um dos executores e teria fugido para Bacabal, cidade onde mora seus avós.
Ele se comunicou com João Vitor, morto na terça-feira (25) em confronto com policiais ao resistir a prisão, através de mensagens pelo whatsapp falando sobre a namorada que estava na moto com o bandido. Foi a partir daí que o nome do menor surgiu mais fortemente como suposto envolvido.
Ao saber da execução, “Boca” ficou temendo que a mesma coisa fosse lhe acontecer e fugiu. Ele não teve mais contatos com os familiares que esperam que tudo seja esclarecido o mais breve possível.
Diante dessas informações, o Blog do Sérgio Matias foi além e, através de um familiar de “Boca”, conseguiu ter acesso à cópia da Certidão de Nascimento que comprova a menoridade de G. A. C. S., nascido dia 14 de fevereiro de 1997, portanto, com 17 anos de idade.

Clique para ampliar
Por essa razão, como fez no caso da fotografia do rapaz confundido com João Victor, bandido morto pela polícia em Bacabal, o blog retirou do ar a imagem que mostrava o rosto de “Boca”, como o Estatuto da Criança e do Adolescente exige.
‘FAMEM será nossa interlocutora junto aos prefeitos’, afirma Flávio Dino

‘FAMEM será nossa interlocutora junto aos prefeitos’, afirma Flávio Dino


Os Prefeitos  Omar Furtado (Brejo) e Ducilene Belezinha (Chapadinha)  participaram  do encontro com governador eleito do MA, Flávio Dino

CN1, com informações da FAMEM

Sexta-Feira, 28 de novembro de 2014

O governador eleito do Estado, Flávio Dino, afirmou nesta quinta-feira (27), durante o último dia da etapa maranhense do evento ‘Diálogo Municipalista’, que a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) será a principal interlocutora da sua administração junto aos municípios e os seus respectivos prefeitos e prefeitas.

FAMEM_CNM_27112014_A1
Gil Cutrim coordenou os trabalhos do encontro entre gestores e Flávio Dino
‘Sabemos das dificuldades financeiras pelas quais estão passando os municípios maranhenses e, também, das dificuldades, de ordem administrativa, encontradas junto à atual gestão do Estado. A FAMEM será nossa parceira fazendo a interlocução com os municípios e seus gestores, nos dando periodicamente informações sobre a situação das cidades, suas gestões e principais demandas. Faremos um governo municipalista, apoiando a todos independentemente de posições políticas’, afirmou Dino para uma platéia formada por mais de 100 prefeitos e prefeitas.

Os prefeitos Omar Furtado (Brejo) e Ducilene Belezinha (Chapadinha), participaram do encontro com o governador eleito,  Flávio Dino.


Eudina (Prefeita de Bernardo do Mearim), Aurilane Mascaranha (Sec. de Belezinha),  Fred Maia (prefeito de Trizidela do Vale) e Ducilene Belezinha (Prefeita de Chapadinha)
Os trabalhos do ‘Diálogo Municipalista’, iniciativa promovida pela FAMEM e Confederação Nacional dos Municípios (CNM) durante dois dias em São Luís, foram coordenados pelo presidente da entidade municipalista, prefeito Gil Cutrim (São José de Ribamar), e contaram, ainda, com as participações do prefeito Edivaldo Holanda Junior (presidente de honra da FAMEM); do vice-governador eleito e deputado federal, Carlos Brandão; parlamentares; e membros do próximo governo estadual.

Gil Cutrim, com base em informações colhidas juntos aos prefeitos e prefeitas, relatou algumas das principais dificuldades vividas, hoje, pelos gestores junto ao Governo do Estado, dentre elas o não repasse integral de recursos oriundos de convênios firmados para execução de obras diversas nos municípios.
FAMEM_CNM_27112014_A2
Gil entregou a Carta de Intenções Municipalista a Flávio Dino e Carlos Brandão
E entregou a Flávio Dino o documento ‘Carta de Intenções do Diálogo Municipalista do Maranhão’, no qual constam ações de uma agenda política positiva pela defesa e fortalecimento do municipalismo e a redução das desigualdades sociais no Maranhão.
Constam na Carta as seguintes propostas: manter um tratamento respeitoso e cortês entre prefeitos e os membros do próximo governo; estabelecer a unificação e desburocratização da documentação necessária para celebração de convênios junto as Secretarias Estaduais; celebração de novos termos de cooperação de forma a auxiliar os municípios na manutenção das escolas estaduais municipalizadas; garantir maiores investimentos na segurança pública, colocando destacamento policial em todos os municípios maranhenses; criação de uma agenda permanente de diálogo entre Governo do Estado e municípios, por meio de sua Federação, de forma a realizar encontros semestrais, objetivando a discussão dos principais projetos de interesse das cidades; apoio financeiro na gestão municipal dos resíduos sólidos; dentre outros.
Dino garantiu que os pleitos contidos no documento serão analisados e atendidos dentro da medida do possível.
‘Ainda não temos uma radiografia completa da situação do Estado, uma vez que o atual governo vem dificultando o trabalho de transição e envio de informações. Iremos analisar caso a caso os convênios firmados na atual gestão e todos aqueles que atenderem o princípio da legalidade serão cumpridos. Iremos uniformizar as regras para celebração de novos convênios visando acelerar o processo e desburocratizá-lo. Seremos parceiros da FAMEM e dos municípios maranhenses’, garantiu o governador eleito.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Combate à pobreza: Cleber Verde participa de Fórum da ONU em Nova Iorque

Combate à pobreza: Cleber Verde participa de Fórum da ONU em Nova Iorque


Segundo o republicano, foi consenso entre os países que, tanto a questão da discriminação, quanto o combate à pobreza provém da falta de investimentos em educação.

Quinta-Feira, 27 de novembro de 2014


"Brasil passa a ser referência na implementação de políticas públicas para diminuir desigualdades", avalia o republicano.

O deputado Cleber Verde (PRB/MA) integrou a comitiva de parlamentares brasileiros que participaram do Fórum de Debates da Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque, no último final de semana. O evento, que reúne 193 países, debateu as questões referentes aos impactos do desenvolvimento e às formas de reverter a desigualdade e a discriminação. Durante o encontro, os parlamentares também ponderaram a necessidade de um suporte para promover a paz de Israel-Palestina.

Segundo o republicano, foi consenso entre os países que, tanto a questão da discriminação, quanto o combate à pobreza provém da falta de investimentos em educação. “Quanto mais investimentos em educação fizermos no Brasil, mais estaremos avançando nesses dois quesitos de forma consistente. A aprovação do Plano Nacional de Educação destinando 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação, os programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, que retiraram da miséria extrema - entre os anos de 2003 a 2012 - mais de 20 milhões de pessoas, são exemplos disso”, afirmou. 


Ainda na avaliação do parlamentar, o Brasil tem trabalhado para abater os graves efeitos da discriminação. “Destaco as políticas de cotas, que promovem o acesso a universidade de alunos negros e pardos, bem como de egressos das famílias de baixa renda. Entretanto, não se combate a discriminação só com a adoção de leis ou com o seu cumprimento. A longo prazo, a força que atua de modo mais eficiente contra a discriminação e a favor do desenvolvimento é a difusão do conhecimento e a mudança de cultura. Ou seja, a disseminação de uma educação de qualidade”, acrescentou o deputado.

Por Mônica Donato com informações da Ascom do deputado, edição CN1


EQUIVOCO! Polícia divulga fotografia errada de bandido morto no centro de Bacabal

EQUIVOCO! Polícia divulga fotografia errada de bandido morto no centro de Bacabal


Do Blog do Sérgio Matias

Quinta-Feira, 27 de novembro de 2014


Essa fotografia acima repassada à imprensa pela Polícia Militar e divulgada pelos meios de comunicação como se fosse do bandido João Victor, em vida, na verdade trata-se de Alisson Henrique Soares Pinheiro, que foi preso em maio desse ano em Paço do Lumiar acusado de envolvimento com o tráfico de drogas, mas, que, porém, não tem nenhuma ligação com o assassinato dos dois policiais militares que ocorreu no sábado (22), conforme declaração abaixo, assinada pelo delegado da Polícia Civil, Carlos Alberto Damasceno, responsável pela investigação do crime dos PM's.
Clique para ampliar
Familiares do mesmo entraram em contato com o Blolg do Sérgio Matias para esclarecer o fato. De acordo com a mãe do rapaz que aparece na fotografia divulgada anteriormente, seu filho passou apenas 12 dias preso e foi inocentado da acusação de envolvimento com o tráfico.


Para que não restem dúvidas, o blog já fez a correção na reportagem publicada sobre o caso da morte de João Victor Dias de Jesus, de 19 anos, que é esse que aparece na foto (acima) ao lado da namorada e morto após se confrontar com a polícia no centro de Bacabal, na tarde desta terça-feira (25).

Leia Também: Após assassinarem PM’s, João Vitor e o menor, conhecido por “Boca”, fugiram com destino a cidade de Bacabal; João Vitor foi morto em confronto com a polícia
Vereadora mostra calcinha  em protesto contra colega

Vereadora mostra calcinha em protesto contra colega


Carlos Madeiro
Do UOL, em Maceió
Quinta-Feira, 27 de novembro de 2014

A vereadora Lucimara Passos (PCdoB) usou a tribuna da Câmara de Aracaju, nessa terça-feira (25), para fazer um discurso inusitado de crítica ao colega Agamenon Sobral (PP), durante o qual o chamou de “criminoso” e o desafiou a lhe dar “uma surra”.
Durante o discurso, a vereadora tirou uma calcinha do bolso, mostrou aos colegas e disse que estava sem a peça íntima em protesto contra o vereador Agamenon – que na semana passada teria chamado de vagabunda uma mulher que quis se casar sem calcinha e teria dito que ela merecia “uma surra”.
“Hoje vim com um vestido mais curto. Também trouxe a minha calcinha no bolso. Alguém pode me chamar de vagabunda? Alguém pode dizer que tenho de ser surrada?”, questionou, para silêncio da Casa.
E questionou os parlamentares: “Os senhores não podem me julgar, nem julgar uma mulher pela roupa que ela veste, em função da calcinha que usa ou se não usa. Isso não DEFINE o meu caráter. Será que vão me dar uma surra quando eu descer daqui?”.
A vereadora pediu punição ao colega que fez o pronunciamento. “Esse vereador já cometeu aqui vários crimes. Antes de chamar a mulher de vagabunda, dizer que merecia uma surra, disse que ia começar a andar armado, que a população tinha de se armar, que tinha de pendurar bandido de cabeça para baixo. E essa Casa não fez nada para puni-lo; tornou-se conivente com esse vereador; não disse a ele que ele não pode proceder dessa maneira”, afirmou.
O discurso da vereadora fez alusão ao dia 25 de novembro, quando é celebrado o Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher. “Infelizmente, ainda nos deparamos com certo tipo de comportamento desprezível, abominável, que ainda enxerga a mulher como  propriedade do homem. Esse é um dos maiores fatores da violência. Enquanto o homem não se libertar desse sentimento, as mulheres serão vítimas”, disse.
Em entrevista a veículos de comunicações de Aracaju, o vereador disse que a vereadora estava querendo “aparecer” e pediu para ser investigado. “É direito do vereador contestar. Sobre a Comissão de Ética, quero que seja efetivada porque já cansei de provar várias vezes sobre tudo o que trato aqui. Não tenho medo. A vereadora pode vir para tribuna de calcinha ou sem, como quiser, o problema é dela.”
Flávio Dino Se Reúne com Prefeitos do “Diálogo Municipalista” no MA, promovido pela FAMEM

Flávio Dino Se Reúne com Prefeitos do “Diálogo Municipalista” no MA, promovido pela FAMEM


Quinta-Feira, 27 de novembro de 2014




Nesta quinta-feira (27), atendendo convite da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), o governador eleito Flávio Dino e membros da sua futura equipe de governo estarão reunidos com os prefeitos e prefeitas para discutir assuntos de interesse da municipalidade, dentre eles municipalização do ensino fundamental; desafios da saúde, urbanidade no trato dos gestores e segurança pública.

O evento teve inicio às  08h00,  no Hotel Luzeiros, em São Luís.

Já ontem quarta-feira, assuntos da pauta política nacional marcaram os debates do primeiro dia de programação do “Diálogo Municipalista”, evento promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e FAMEM.

Dezenas de gestores discutiram com consultores da Confederação temas de interesse dos municípios e suas populações, tais como aumento do FPM; resíduos sólidos; divisão dos royalties do petróleo; lei de responsabilidade fiscal; apontamentos dos Tribunais de Contas do Estado.

Os trabalhos foram abertos pelo presidente Gil Cutrim (prefeito de Ribamar) que destacou a importância do evento como mecanismo para afinar o discurso e unir forças em torno de uma nova pauta municipalista que começará a ser debatida com o governo Dilma Rousseff já a partir de janeiro.


“Neste próximo mês, a CNM apresentará a todos os presidentes de Federações Municipais a sua pauta para o ano de 2015. As informações colhidas neste encontro, e apontadas pelos gestores maranhenses, irão compor esse documento”, informou Cutrim.

Informações FAMEM
Jovem é morto com dois tiros dentro de sua própria residência

Jovem é morto com dois tiros dentro de sua própria residência


Quinta-Feira, 27 de novembro de 2014


crime
A onda de violência também está ativa no interior do estado. Um homicídio foi registrado na noite desta quarta-feira (26), no Centro do município de Campestre-MA
Um jovem identificado como Júnior Gabriel, de 21 anos, foi assassinado com vários tiros em sua própria residência.
Segundo informações, o suspeito do crime teria chegado na casa de Júnior e efetuado vários disparos. A vítima foi atingida com dois tiros, não resistiu aos ferimentos e morreu no próprio local do crime.
A área em frente à casa da vítima foi isolada pela PM até a chegada do Instituto Médico Legal (IML). O assassinado fugiu do local sem ser identificado.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Reperceute em todo o Brasil: Docente da UFMA/Chapadinha diz que é vítima de homofobia e já sofreu ameaças de alunos

Reperceute em todo o Brasil: Docente da UFMA/Chapadinha diz que é vítima de homofobia e já sofreu ameaças de alunos


Aliny Gama
Do UOL, em Maceió

Quarta-Feira, 26 de novembro de 2014


Professor universitário Glécio 
Machado Siqueira, 36, está sendo 
vítima de homofobia praticada por
 três alunos da UFMA

O professor da UFMA (Universidade Federal do Maranhão) Glécio Machado Siqueira, 36, afirma que é vítima de homofobia praticada por três alunos dentro do campus de ciências agrárias e ambientais, localizado no município de Chapadinha (a 246km de São Luís).

Recém-contratado, o professor relatou que desde o início do ano letivo vem sofrendo insultos e agressões verbais praticados por três alunos dentro e fora de sala de aula.

De acordo com Siqueira, os atos homofóbicos já chegaram a prejudicar o conteúdo em sala de aula. "Me chamam de bicha, de gay, e outras agressões verbais impublicáveis. Eu não revido, pois me mantenho superior a isso tudo, mas me entristece demais. A minha tristeza foi convertida em luta pelos direitos humanos. Por várias vezes, tive de me retirar da sala de aula porque um aluno-chave começou a ler meu curriculum em sala de aula e dizer que eu não era capacitado por conta da homossexualidade", disse o professor.

Em outro episódio, um aluno viu que o professor estava no banheiro e entrou para agredi-lo. "Ele começou a falar palavrões e chutar as portas. Comuniquei o fato à direção e me sugeriram passar a usar o banheiro feminino. É muita humilhação, pois sou um profissional e mereço respeito", reclamou.

Segundo o professor, o caso foi comunicado à coordenação do campus, a reitoria e a ouvidoria da UFMA, porém nada foi feito. O professor também comunicou o problema ao MEC (Ministério da Educação). Procurada pela reportagem, a UFMA informou que não foi aberta nenhuma reclamação sobre o caso até a tarde da sexta-feira (21) e que não vai se posicionar sobre o assunto.

"Comuniquei aos setores responsáveis na universidade e também ao MEC e recebi o silêncio como resposta. Os insultos só vêm aumentando e eu me sinto sozinho, pois não recebi nenhum apoio da universidade. O que me fortalece são alunos que repudiam estes atos de homofobia e estão me apoiando. Integrantes do DCE [diretório central estudantil] já presenciaram essas agressões, se reuniram e fizeram um abaixo-assinado repudiando os atos homofóbicos", afirma Siqueira.
O professor contou que tanto ele quanto os demais alunos já receberam ameaças de morte feitas pelos três alunos.

OAB denuncia caso
Siqueira tem dois pós-doutorados e foi chamado este ano em um concurso da UFMA para o campus de ciências agrárias e ambientais. Ele ministra aulas de física e biofísica para 200 estudantes dos cursos de engenharia agrícola, biologia e zootecnia.

Nesta segunda-feira (23), a Comissão de Diversidade Sexual da OAB/MA (Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão) esteve em Chapadinha para denunciar o caso à polícia. O professor informou que vai ingressar com ação na Justiça.

O presidente da comissão OAB, Thiago Viana, destacou que a UFMA não possui um estatuto prevendo punições para alunos que comentam algum ato infracional. "Hoje existe apenas regimento para punição de professores, mas para alunos não. Não se tem como abrir um procedimento investigatório administrativo, porque não existe regimento disciplinar para alunos, e essa certeza da impunidade acarreta na ocorrência de atos de homofobia e até racismo", disse Viana.

Ele também afirmou que a OAB está acompanhando o caso e que iniciou nesta segunda-feira (24) ações para combater atos homofóbicos dentro da UFMA, com a realização de palestras e distribuição de panfletos.

MAIS UM! Bandido tomba morto em confronto com a polícia, em São Luís

MAIS UM! Bandido tomba morto em confronto com a polícia, em São Luís


Quarta-Feira, 26 de novembro de 2014

Em menos de 24 horas pelo menos dois bandidos tombaram mortos após se confrontar com a polícia do Maranhão. À tarde morreu em Bacabal o acusado de ser um dos três criminosos que assassinaram os  policiais militares Johnny David Chapui Araújo e José Davi Sousa do Vale,  em Paço do Lumiar. 

Assaltante identificado como ‘Beto’ 
Na noite desta terça (25) o assaltante identificado como ‘Beto’ foi morto ao reagir a prisão na rua Carlos Vasconcelos, que liga a rotatória do Mix Mateus, na Guajajaras, à avenida Santos Dumont, em São Luís.

‘Beto’ estava em companhia de Vitor Mateus Lourenço de Amorim, residente na Rua do Aririzal, no Turu, ocupando um veículo Corola, de cor prata, placa NHF-0090. A dupla assaltou a senhora Maria do Socorro Protásio Silva na Rua do Colégio Raio de Sol, no Planalto Pingão. Ainda tentaram sequestrar outra mulher, quando foi iniciada uma perseguição policial.


Motorista e proprietário do veículo, Vitor Mateus resolveu se entregar sem reagir, mas ‘Beto’, ao sair do carro, teria sacado uma arma, sendo alvejado pelos policiais. Ele teve morte imediata.

Participaram da operação o cabo Gilberto e os soldados Tavares, Moura e Simone, lotados no 1º Batalhão. Ao blog do Gilberto Lima os policiais disseram que ficaram sem alternativas diante da investida do assaltante. 

“Se a gente não agisse, atirando, ele teria disparado contra a guarnição”, disse um dos policiais.

Acusado de assalto falou sobre a ação criminosa e morte de amigo ao reagir à prisão.



Do blog do Sérgio Matias, com edição CN1
Prefeitura de Brejo, através da secretaria Municipal de Saúde prepara  ações para marcar o Dia Mundial de Luta  contra a AIDS

Prefeitura de Brejo, através da secretaria Municipal de Saúde prepara ações para marcar o Dia Mundial de Luta contra a AIDS


Dos Blogs CN1 e WF

Quarta-Feira, 26 de novembro de 2014

Na  próxima segunda-feira  1º de dezembro comemora-se o Dia Mundial de Luta contra a Aids e, para marcar a data a prefeitura de Brejo, realizará algumas ações no Município.

Para isso, a  secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação da Atenção Básica e da Vigilância Epidemiológica,  se prepara para realizar   a  2ª Caminhada de Brejo na Luta contra a AIDS.

A secretária Municipal de Saúde Lilian Caldas,  disse que a programação, também é desenvolvida em conjunto com a sociedade civil. "A ação busca discutir as questões relacionadas à vulnerabilidade ao HIV/AIDS, na população prioritária, sob o ponto de vista do estigma e do preconceito. Além disso, a ideia,  é estimular a reflexão sobre a falsa impressão de que a AIDS, afeta apenas o outro, distante da percepção de que, todos estão vulneráveis", destacou Lilian Caldas. 

PROGRAMAÇÃO: 

Dia 1º de dezembro (Segunda-Feira)

• Às 08:00hs -  Concentração na Praça da igreja nossa senhora de Fátima; 
• Às 08:30hs - Caminhada pelas principais ruas da cidade;
• Durante o percurso, a população será alertada sobre os riscos das doenças e  temas desta ação;
• Após chegada na Praça da Matriz, a população será recebida pela Fanfarra de Brejo,  serão oferecidos  mais informações acerca das doenças sexualmente transmissíveis e entrega de preservativos. 






Mais uma excelente notícia para Chapadinha: Belezinha firma convênio de mais de R$ 1 Milhão para obras

Mais uma excelente notícia para Chapadinha: Belezinha firma convênio de mais de R$ 1 Milhão para obras



O ano de 2014 está quase acabando, mas Chapadinha ainda comemora novas conquistas.

Quarta-Feira, 26 de novembro de 2014


A prefeita Belezinha acaba de assinar mais um convênio com o INCRA, para a recuperação de 43 km de estradas vicinais, em um trecho ligando a sede, a partir do Bairro Vila Isamara, ao povoado Veredão. O convênio, no valor de mais de 1 Milhão de Reais, contempla ainda a reforma da ponte da Cangalha, reinaugurada em 2010 - mas que está em péssimas condições – e um trecho de estrada entre os povoados Buriti dos Bois e Coroatazinho.


A zona rural de Chapadinha está recebendo investimentos como nunca havia acontecido em gestões passadas. Diversas pontes e mais de 800km de estradas foram recuperados e/ou reformados na atual gestão, com recursos próprios e através de convênios com os governos federal e estadual.
Grave acidente envolvendo moto e carro deixa uma pessoa morta na cidade de Brejo

Grave acidente envolvendo moto e carro deixa uma pessoa morta na cidade de Brejo


O acidente aconteceu no bairro Zé Gomes

CN1, com informações do Blog do Alexandre Cunha

Quarta-Feira, 26 de novembro de 2014

Um grave acidente envolvendo um carro Peugeot  e uma moto foi registrado na manhã desta quarta-feira (26) na cidade de Brejo-MA, que  resultou com uma vítima fatal.

De acordo com informações do blog do Alexandre Cunha,  o carro conduzido pelo o médico Durval Neto que reside em  Brejo,  seguia  para  o município de Santa Quitéria, onde trabalha. No bairro Zé Gomes, o carro colidiu com a motocicleta conduzida por um homem identificado como "Chico Heleno".

O médico ainda prestou socorro a vítima, mas devido a gravidade dos ferimentos, o mesmo não resistiu e morreu no local do acidente. Segundo populares, "Chico Heleno", seria morador do bairro Escalvado na cidade de Brejo.

As causas do acidente ainda estão sendo apuradas pela polícia. 
 Criminoso acusado de assassinar policiais militares em Paço do Lumiar é morto pela polícia em Bacabal

Criminoso acusado de assassinar policiais militares em Paço do Lumiar é morto pela polícia em Bacabal


Do CN1, com informações de Sérgio Matias

Quarta-Feira, 26 de novembro de 2014

Foi morto em confronto com policiais militares, civis, agentes da Seic, Serviço de Inteligência de Bacabal e São Luís, o indivíduo conhecido por João Vítor (foto), acusado de ser um dos três criminosos que assassinaram os  policiais militares Johnny David Chapui Araújo e José Davi Sousa do Vale,  em Paço do Lumiar, na região metropolitana de São Luís, no último sábado (22). No dia do crime houve troca de tiros e um dos bandidos também morreu. João Vitor dirigia o carro que transportava os assaltantes no dia do ocorrido.

Após o homicídio, João Vitor e "Boca", fugiram com destino a cidade de Bacabal onde se homiziaram. Desde então, uma grande operação dos órgãos de segurança do Estado foi montada no intuito da localização dos acusados. Em Bacabal, os assaltantes e homicidas recebiam todo o apoio logístico ( hospedagem, alimentação, compra de celulares e chips) de Mikaele Sousa Pereira, 18 anos, residente na rua Jorge José de Mendonça (Cajueiro), que segundo informações da polícia, é namorada de Bocão.

Além de Mikaele, também davam apoio aos mesmos Giordanio Araújo Sousa, 31 anos, e Elizeu de Sousa Lima, 42, ambos residentes na rua Luís Domingues, bairro Cururupu, em Bacabal, onde foram presos.


Já na tarde do desta terça-feira (25), por volta das 13 horas, na rua Manoel Alves de Abreu, centro de Bacabal, quando João Vitor seguia de carona na motocicleta Honda/Pop, cor preta, de placa OJA 4556, que era pilotada por Mikaela, não obedeceu a ordem de parada e atirou contra os policiais, que reagiram. João Vítor foi alvejado, socorrido e encaminhado para o Pronto Socorro Municipal de Bacabal,  vindo a óbito. Eduardo, outro envolvido continua sendo procurado pela polícia.


Com João Vitor, os policiais encontraram uma Pistola  PT .40, de nº SBP 10825, pertencente a carga da Polícia Civil do Estado do Maranhão, com três estojos deflagrados e mais três celulares.


Participaram da operação o tenente-coronel Egídio Amaral, delegados Carlos Alessandro e Luigi, agentes da Seic, Serviço de Inteligência de Bacabal e São Luís, e policiais militares.
Giordane, Micaely e Elizeu
Entenda o caso

Segundo informações da polícia, os soldados da Polícia Militar identificados como David do Vale e David Chapuy não estavam a serviço no momento do crime e participavam de uma confraternização, quando três criminosos chegaram em um veículo preto.

Um dos bandidos desceu do veículo e pediu água à uma das pessoas que estavam na casa. Logo, ele anunciou o assalto. Do Vale reagiu e matou o bandido. Os outros dois assaltantes que estavam no carro iniciaram uma troca de tiros que matou o policial David Chapuy.

Dentro de instantes mais detalhes...
Voz de "Boca", apontado pela polícia como um dos assassinos dos PM's em São Luís, aparece em gravação feita pela polícia logo após o crime

Voz de "Boca", apontado pela polícia como um dos assassinos dos PM's em São Luís, aparece em gravação feita pela polícia logo após o crime


Do CN1, com informações de Sérgio Matias

Quarta-Feira, 26 de novembro de 2014


“Aconteceu um bagulho embaçadão” disse assaltante após ação que resultou na morte de dois Policiais Militares.
O Blog do Louremar teve acesso a um áudio que  “Boca”, cúmplice do bandido João Victor,  morto nesta terça-feira (25), enviou para sua namorada Micaely, dizendo para que ela aguardasse por ele em Bacabal.