quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Barril de Pólvora! Superlotação em delegacia preocupa autoridades de Araioses

Compartilhar

A delegacia de Araioses possui  três celas e,  um (quarto improvisado) para presos que cumprem condenação no sistema semiaberto.  Uma cela  que teria condições de abrigar no máximo quatro presos,  está com mais do dobro de sua capacidade.

Por  Daby Santos, com edição CN1

Quinta-Feira, 29 de janeiro de 2015


É crítica e caótica,  a situação da delegacia de polícia de Araioses. As  celas estão com superlotação e,  essa situação preocupa Bruno Madson Marques Moura, delegado de polícia de Araioses, subordinada à 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Chapadinha.

No momento, a delegacia possui  31 detentos,  entre presos de alta periculosidade, como Adaílson da Silva, preso após tentar junto com outros comparsas,  assaltar o comerciante Silvestre Almeida em João Peres dias atrás. Na delegacia há ainda  traficantes e presos comuns, dividindo a mesma cela.

O homicida e assaltantes Adaílson vulgo  "Anajatuba",  é fugitivo da penitenciaria de Pedrinhas,  e representa um perigo  convivendo junto com presos comuns. 


Delegado Bruno Madson mostra a situação das celas da delegacia de polícia de Araioses.

A delegacia de Araioses possui  três celas e,  um (quarto improvisado) para presos que cumprem condenação no sistema semiaberto.  Uma cela  que teria condições de abrigar no máximo quatro presos,  está com mais do dobro de sua capacidade.

Bruno Madson disse  ao Blog  que  Ministério Público e o Judiciário de Araioses  tem conhecimento da  real situação da delegacia de Araioses.

Isso é verdade, sabemos da preocupação do Dr. Marcelo Fontenele Vieira – Juiz da 1ª Vara de Araioses, afirmando ser critica e preocupante, o fato da delegacia está com superlotação.

Na ocasião, o juiz disse que   a Penitenciária de Pedrinhas e o CDP de Chapadinha, não aceitariam presos condenados de Araioses, por estarem com superlotação.

O temor das autoridades de Araioses, diz respeito o fato de não haver ainda uma solução para a superlotação da delegacia, o que a transformaria numa panela de pressão, com o risco de explodir a qualquer momento. O delegado Bruno Madson,  diz ter conhecimento de que tem preso falando em rebelião. Portanto, há risco de isso acontecer.

O delegado disse  que um carcereiro foi agredido por um preso,  jogando  no agente  uma garrafa  com  urina.


Araioses tem aproximadamente 45.000 habitantes – o IBGE de 2010 fala em 42.505 habitantes – e apenas sete policiais militares e três investigadores da polícia civil, além do delegado, todos   para cuidar da segurança do município.

A PM possui  uma viatura e a civil também,  a da polícia civil só funciona as vezes, passa boa parte do mês sem funcionar.  

A polícia civil,  possui  três investigadores em Araioses, apenas um está nessa função. O delegado afirmou  que os policiais,  ficam mais tempo se ocupando em levar presos para a justiça e para o hospital, do que em  campo investigando. 

Para o delegado,  o ideal para Araioses,  seria pelo menos cinco policiais civis e o dobro dos atuais PMs. "Preso   é para ficar na delegacia  no momento da prisão, a delegacia de  Araioses virou   uma mini penitenciária",  disse Bruno Madson. A situação também preocupa  comerciantes e vizinhos da delegacia, eles  temem que a situação possa ficar fora de controle a qualquer momento.















Compartilhar

Author: verified_user

0 comentários: