terça-feira, 31 de março de 2015

Bandidos assaltam motorista e incendeiam veículo  na zona rural de Anapurus

Bandidos assaltam motorista e incendeiam veículo na zona rural de Anapurus


Por CN1, com informações do blog do Peron

Terça-Feira, 31 de março de 2015

imagem ilustrativa
Um homem conhecido como "Hélio da Doca" foi vítima de assalto nesta terça-feira (31) na zona rural de Anapurus. De acordo com informações, Hélio dirigia seu carro quando  foi abordado por quatro homens em duas motos disparando contra seu veículo. Um dos disparos atingiu a vítima  de raspão. 

Os bandidos obrigaram a vítima  descer do veículo e levaram dinheiro e outros objetos pessoais. Em seguida, o bando incendiaram o carro. A vítima passa bem e encontra-se em casa. 






CCJ da Câmara aprova proposta que reduz maioridade penal

CCJ da Câmara aprova proposta que reduz maioridade penal


Terça-Feira, 31 de março de 2015

A sessão da CCJ teve também a participação de manifestantes favoráveis à PEC (Foto: Renan Ramalho/G1)A sessão da CCJ teve também a participação de manifestantes favoráveis à PEC (Foto: Renan Ramalho/G1)

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou nesta terça-feira (31) a admissibilidade da proposta de emenda à Constituição (PEC) que reduz a maioridade penal no Brasil de 18 para 16 anos. Trata-se do primeiro passo para o andamento da proposta na Casa, pelo qual os deputados avaliam que o texto está de acordo com a própria Constituição.O placar da votação na CCJ foi de 42 deputados favoráveis à PEC e 17 contrários.

O texto permite que jovens com idade acima de 16 anos que cometerem crimes possam ser condenados a cumprir pena numa prisão comum. Hoje, qualquer menor de 18 anos que comete algum crime é submetido, no máximo, a internação em estabelecimento educacional.

Para avançar, a proposta agora precisa passar pela análise de uma comissão especial de deputados, que analisam o mérito (conteúdo) da PEC. Essa fase deve durar 40 sessões, que leva aproximadamente dois meses.

Se aprovada na comissão, a proposta vai ao plenário, onde são exigidos 308 votos, do total de 513 deputados, para aprovação, em duas votações. Depois, a proposta precisa passar pela CCJ do Senado e mais duas votações no plenário, onde são exigidos 49 votos entre os 81 senadores.

A PEC foi apresentada em agosto de 1993 e ficou mais de 21 anos parada. Neste ano, a CCJ da Câmara retomou as discussões, encerradas nesta terça após várias tentativas de adiamento por parlamentares contrários, em minoria na comissão.

Nesta terça, deputados do PT, PC do B e PSOL, os maiores críticos, tentaram mais uma vez impedir a votação, por meio de manobras para alterar a ordem dos trabalhos da CCJ. Como estavam em minoria, no entanto, foram derrotados nas votações desses pedidos.

Manifestantes contrários à redução da maioridade penal protestam na sessão da CCJ (Foto: Renan Ramalho/G1)Manifestantes contrários à redução da maioridade penal protestam na sessão da CCJ (Foto: Renan Ramalho/G1)

Na sessão também estavam presentes manifestantes contrários e também manifestantes a favor da PEC. Eles carregavam faixas e cartazes e gritavam palavras de ordem. Não houve tumulto na participação dos manifestantes.

Ação ao Supremo
Após a aprovação da admissibilidade, parlamentares do PT, contrário à proposta, disseram que vão preparar uma ação a ser apresentada ao Supremo Tribunal Federal para impedir o andamento da proposta no Congresso.

Do G1




Semana Santa: 20 toneladas de peixes serão distribuídos na cidade  e na Zona Rural  de Chapadinha

Semana Santa: 20 toneladas de peixes serão distribuídos na cidade e na Zona Rural de Chapadinha


Terça-Feira, 31 de março de 2015


Os 20 mil quilos de peixes do tipo Pilombeta já estão na cidade.  Os caminhões carregados chegaram na manhã desta terça-feira ( 31 ), e própria prefeita Ducilene Belezinha foi conferir o lote e validade da carga.

“São 20 toneladas de peixe que já chegaram na cidade. Assim temos tempo para fazer toda logística. São mais de 60 carros que vão fazer a distribuição. São caminhões frigoríficos, as embalagens estão em perfeitas condições, validade até 2016, mas é pra ser comido agora na semana santa. E feliz páscoa a todos!”, disse a prefeita Ducilene Belezinha.

A entrega do alimento será feita na quarta-feira ( 01 ) tanto na cidade quanto na zona rural.Uma logística com mais de 200 pessoas foi preparada, pela prefeitura de Chapadinha, através da secretaria de assistência social para fazer a distribuição, que ficou definida em 16 rotas para o interior e 7 pontos estratégicos na cidade, sendo eles: Vila Isamara, Mil Casas, Areal, Praça do Viva, Mutirão, Novo Castelo e Praça do Caterpillar.
“ A partir das 4 da manhã já começa a distribuição para o interior e a partir das seis da manhã serão nos pontos da cidade. Já foi feita a distribuição dos cartões nas ruas, onde há casas mais carentes. Portanto foram distribuídos mais de 20 mil cartões. Nossa meta é que até o final da manhã todo o peixe já tenha sido entregue”, informou o secretário de assistência social, Francisco Paiva. 

O tradicional alimento da semana santa já está garantido para milhares de famílias do município. Com a chegada, antecipada, do carregamento em perfeitas condições de consumo e na temperatura ideal, a distribuição será feita dentro do cronograma e todos receberão o alimento no prazo certo para celebrar a páscoa.


Operação contra agiotagem no MA  prende ex-prefeita de Dom Pedro

Operação contra agiotagem no MA prende ex-prefeita de Dom Pedro


Na lista dos investigados, que podem ter expedidos em seu desfavor um mandado de prisão preventiva a qualquer momento, consta o nome do  ex-prefeito de Brejo José Farias de Castro­.


Terça-Feira, 31 de março de 2015

A operação contra a agiotagem continua desde cedo da manhã de hoje. O alvo são prefeitos e ex-prefeitos que mantinham negócios com agiotas.
A ex-prefeita de Dom Pedro, Arlene Barros, foi presa hoje e também foram conduzidos coercitivamente um filho dela, Rômulo Barros, além do sobrinho Rodrigo. A polícia procura ainda o filho mais velho, o empresário Eduardo DP, o Imperador.
Conforme o blog do Gilberto Léda, foram autorizadas, ainda, as conduções coercitivas de:  Alfredo Falcão Costa Júnior, Rodrigo Barros Amancio, Rodrigo Gomes Casanova Junior, Joel Cavalcante Neto, Fabio Silva Froz, Laynna Barbosa Mesquita, Jean Pereira dos Santos e Leonardo Alves dos Santos.
E a busca e apreensão e o bloqueio de bens de: Eduardo DP, Arlene Barros, Romulo Cesar Barros Costa, Alfredo Falcão Costa Júnior, Rodrigo Barros Amancio, Rodrigo Gomes Casanova Junior, Joel Cavalcante Neto, Fabio Silva Froz, Laynna Barbosa Mesquita, Jean Pereira dos Santos, Leonardo Alves dos Santo, Alfredo Falcão Costa, Eridan Pinheiro, Cinthya Carneiro, Adilton Costa, Natalina Ferreira, Roberto Cantanhede, Wesley Ferreira, Francisco Robert Soares, além das empresas Turmalina Empreendimentos, Construtora Imperial, Imperador Empreendimentos, DP Locação, Tocantins Empreendimentos, Construimper, Tracon Construções, Hiper Sondagens, R. B. Amancio, Construservice, Rio Anil Locação, Pactor Construções, FBA Construções, Esmeralda Locações, HidroSolo Construção, Romulo C B Costa, Debora de O. Amaral, Comercial Number One e GAP Construtora.
Eles são acusado do desvio de R$ 5 milhões de recursos públicos quando ela era prefeita e mantinha negócios com agiotas.
Agora a pouco o delegado Geral, Augusto  Barros, informou ao titular do blog do Luis Cardoso que por toda a tarde de hoje dará o resultado da operação que está sendo realizada em São Luís e diversas outras cidades.
Ele confirmou a prisão da ex-prefeita e condução coercitiva de outras pessoas tidas como laranjas relacionadas aos ilicitos praticados naquela cidade.
Barros adiantou que ainda hoje a Polícia cumprirá 38 mandatos de busca e apreensão e que as investigações estão sendo realizadas desde junho de 2012, dois meses depois do assassinato do jornalista Décio Sá.
Uma lista de 40 prefeituras foram investigadas pela Seic e Gaeco por desvio de merenda escolar, medicamentos e obras.
A participação do ex-prefeito de São Luís, João Castelo, no esquema teria sido por meio de um contrato de mais de R$ 600 mil entre a gestão do tucano e a Gran Vitória Comércio e Transporte Logística Ltda, empresa fantasma controlada pelo empresário Fábio Brasil, morto em abril de 2012, 20 dias antes do assassinato de Sá, pela mesma quadrilha de agiotas.
A ex-governadora Roseana Sarney mandou estancar as investigações, mas por determinação do governador Flávio Dino (PCdoB), o inquérito, engavetado em 2013, foi reaberto, com a disponibilização de sala aos policiais, com computadores, armamento e toda a estrutura para investigar a máfia.
Abaixo, os nomes dos 40 prefeitos e ex-prefeitos maranhenses que foram investigados e podem ter expedidos em seu desfavor um mandado de prisão preventiva a qualquer momento – com exceção de Castelo, que agora eleito para a Câmara dos Deputados só pode ser preso após o processo ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF):
1 – Sebastião Lopes Monteiro (Apicum­-Açu)
2­ – Leão Santos Neto (Arari)
3 – Raimundo Nonato Lisboa (Bacabal)
4 – José Farias de Castro­ (Brejo)
5 ­– Francisco Xavier Silva Neto (Cajapió)
6 – José Haroldo Fonseca Carvalho­ (Cândido Mendes)
7 – José Martinho dos Santos Barros­ (Cantanhede)
8 – Soliney de Sousa e Silva ­(Coelho Neto)
9 – José ­Francisco Pestana (Cururupu)
10 – Maria Arlene Barros Costa­ (Dom Pedro)
11 – ­Raimundo Almeida (Lago Verde)
12 – Jorge Eduardo Gonçalves de Melo­ (Lagoa Grande)
13 ­–João Cândido Carvalho Neto (Magalhães de Almeida)
14 ­– Manoel Edvan Oliveira da Costa (Marajá do Sena)
15 ­– Joacy de Andrade Barros (Mirador)
16 – José Lourenço Bonfim Júnior­ (Miranda do Norte)
17 –­ Ivaldo Almeida Ferreira (Mirinzal)
18 – Iara Quaresma do Vale Rodrigues (Nina Rodrigues)
19 –­ Glorismar Rosa Venancio (Paço do Lumiar)
20– Enoque Ferreira Mota Neto (Pastos Bons)
21 – Tancledo Lima Araújo (Paulo Ramos)
22 –­ Maria José Gama Alhadef (Penalva)
23 –­ Henrique Caldeira Salgado (Pindaré Mirim)
24 ­– José Arlindo Silva Sousa (Pinheiro)
25 – Marconi Bimba Carvalho de Aquino (Rosário)
26 ­– Márcio Leandro Antezana Rodrigues (Santa Luzia)
27 – José Nilton Marreiros Ferraz (Santa Luzia do Paruá)
28 – Sebastião Fernandes Barros (São Domingos do Azeitão)
39 – Kleber Alves de Andrade (São Domingos do Maranhão)
30 – Alexandre Araújo dos Santos­ (São Francisco do Brejão)
31 – Luiza Moura ­da Silva Rocha (São João do Sóter)
32 – João Castelo Ribeiro Gonçalves (São Luís)
33 –­ Leocádio Olímpio Rodrigues (Serrano do Maranhão)
34 –­ Juvenal Leita de Oliveira (Sucupira do Riachão)
35 ­– Maria do Socorro Almeida Waquim (Timon)
36 –­ Domingos Sávio Fonseca Silva (Turilândia)
37 – Raimundo Nonato Abraão Baquil­ (Tutoia)
38 – Abnadab Silveira Léda­ (Urbano Santos)
39 –­ Miguel Rodrigues Fernandes (Vargem Grande)
40 –­ Raimundo Nonato Sampaio (Zé Doca)

Fonte: Blog do Luis Cardoso
Bandidos matam PM no Piauí e fogem para o Maranhão

Bandidos matam PM no Piauí e fogem para o Maranhão



Terça-Feira, 31 de março de 2015

Francisco Cunha, vítima 
Um policial militar identificado como Francisco Cunha foi assassinado com três tiros nas costas no bairro Coroa, município de Luzilândia, na região norte do Piauí. Um homem chegou atirando contra a vítima em um restaurante.

Segundo informações, os bandidos estavam em uma motocicleta e um deles desceu do veículo para cometer o crime. O cabo Francisco Cunha ainda foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital.

Segundo a Companhia de Polícia Militar da cidade, os assassinos fugiram através da Ponte Alberto Nogueira, de Luzilândia, para o Maranhão. As polícias do Piauí e Maranhão estão realizando diligências para prender os criminosos.

segunda-feira, 30 de março de 2015

Fotos: Manifestantes bloqueiam BR-135  entre Bacabeira e Santa Rita  para pedir instalação de barreiras eletrônicas

Fotos: Manifestantes bloqueiam BR-135 entre Bacabeira e Santa Rita para pedir instalação de barreiras eletrônicas



Por CN1/Luiz Carlos Jr.

Segunda-Feira, 30 de março de 2015

Na manhã de domingo (29), um protesto dos moradores da comunidade Vila Cearense, entre os municípios de Santa Rita e Bacabeira, bloquearam  os dois sentidos da BR-135, formando um grande congestionamento. 

Foram mais de duas horas de interdição, causando transtornos aos motoristas. Os manifestantes cortaram o asfalto, atearam fogo em pedaços de madeira, galhos de árvores e pneus. Os moradores pedem a instalação de barreiras eletrônicas. 

O administrador deste blog seguia viagem sentido São Luis/Chapadinha, presenciou alguns motoristas desistindo da viagem, retornando para capital.  Outros, que seguiam viagem  para a baixada maranhense, também retornaram para São Luis, e assim,  prosseguiram  viagem via ferry-boat para baixada.   









Câmara realiza Sessão Solene para homenagear os 77 anos de emancipação política de Chapadinha

Câmara realiza Sessão Solene para homenagear os 77 anos de emancipação política de Chapadinha



Por CN1/Luiz Carlos Jr,
Colaboração: Antenor Ferreira
Fotos: Kim Pereira/ Lucas Nascimento 

Segunda-Feira, 30 de março de 2015


A sessão solene da Câmara Municipal, realizado neste domingo (29), marcou a comemoração dos  77 anos de emancipação política e administrativa de Chapadinha. 



A vereadora e presidente da Câmara, Márcia Gomes, abriu a sessão saudando a todos os presentes.  A solenidade contou com a presença de parlamentares, representantes da sociedade civil e do poder executivo. 






Autoridades eclesiásticas e representantes de diversos setores da sociedade, também participaram da solenidade.  


Os oradores fizeram uso da tribuna enaltecendo o aniversário do município e os avanços alcançados até o presente momento, destacando as obras que foram entregues pela prefeitura, durante as comemorações do município.

A presidente da casa, vereadora Márcia Gomes, disse no seu discurso que o aniversário da cidade  é muito mais do que um marco na vida de cada cidadão, para a parlamentar é um orgulho comemorar  os 77 anos do município. Márcia, completou. "Como representante do povo, e na condição de vereadora, me sinto honrada  em fazer parte dessa história", disse a Márcia Gomes.


Márcia Gomes, presidente da Câmara Municipal de Chapadinha
Márcia Gomes, encerrou a sessão solene enaltecendo a tão importante data que vivia o município. Ela também lamentou a ausência de alguns membros da casa, que desprezaram o aniversário da cidade, levando em conta apenas o partidarismo e ideologias políticas. A presidente do legislativo, ressaltou  que a vereadora Francisca Aguiar não pôde se fazer presente, devido o recente falecimento de seu pai, e ainda complicações de saúde de seu esposo, que se encontra em São Luís. 

Ao final houve o momento do corte do bolo, com os respectivos parabéns. Veja imagens:

Autoridades acompanham execução dos hinos de Chapadinha e Brasil 




















Raio-X do HAPA: Funcionando muito bem obrigado....

Raio-X do HAPA: Funcionando muito bem obrigado....



Por CN1/Luiz Carlos Jr.

Segunda-Feira, 30 de março de 2015

Paciente sendo atendida no setor de raio-x  no HAPA
A gestão municipal  não para de investir em equipamentos de diagnóstico para melhorar a qualidade no atendimento de saúde aos chapadinhenses e de outros cidadãos das  cidades da região.

Esses equipamentos são verdadeiros; Raio-X e mamógrafo,  atendendo a comunidade diariamente. Todos os exames  solicitados pelos  médicos são realizados pelo Raio-X instalado no HAPA.
- Colunas, Tórax (adulto e infantil), bacia, abdômen, quadril, cranio, face e extremidades em geral.

A prefeita Dulcilene Belezinha tem compromisso e seriedade,  a marca do seu  Governo.   

Membros do Conselho Municipal de Saúde constatam que os aparelhos de Raio X e Mamógrafo do HAPA estão em perfeitas condições de operacionalização.

A visita dos membros do conselho municipal de saúde ao HAPA foi solicitada pelo próprio secretário de saúde, Allan Monteles, para acabar com os boatos de que os aparelhos de Raio X e mamógrafo haviam sido retirados da unidade.O que na verdade aconteceu foi apenas um serviço de manutenção de uma peça que a empresa resolveu fazer pa...Ver mais

Aparelho de mamografia  no HAPA







































Menos recursos! FPM de março apresenta queda de 27,16% segundo CNM

Menos recursos! FPM de março apresenta queda de 27,16% segundo CNM



Segunda-Feira, 30 de março de 2015

O terceiro decêndio de março do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) será de R$ 1.863.188.591,73, descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O repasse será feito na próxima segunda-feira, dia 30. O montante bruto é de R$ 2.328.985.739,66.
De acordo com cálculos da Confederação Nacional de Municípios (CNM), os três decêndios deste mês somam R$ 6.046 bilhões. Em 2014, no mesmo mês a soma foi de R$ 5.404 bilhões. Portanto, houve crescimento de 11,88%, em termos reais – que considera a inflação.
Por outro lado, em relação a fevereiro deste ano, o FPM de março apresentou queda de 27,16%. Mas, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) informou que este 3.º repasse do mês foi 15,37% maior que a última estimativa divulgada dia 13 de março. Para abril a previsão é de um crescimento de 12% em relação a março.
Acumulado
No acumulado de 2015, o FPM soma R$ 22.578 bilhões. No mesmo período de 2013, o acumulado ficou em R$ 23.268 bilhões. Em termos reais, o FPM está 2,96% menor do que o mesmo período do ano anterior. Assim, a CNM mantém o alerta aos gestores que tenham cautela e prudência na execução das despesas.
Da CNM
Anapurus: Ademar Leva Casas para Zona Rural

Anapurus: Ademar Leva Casas para Zona Rural



Segunda-Feira, 30  de março de 2015

Ademar do Sindicato ao Lado de Moradores

Por meio de uma parceria entre a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Maranhão FETAEMA , Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Anapurus e Caixa Econômica Federal, o vice-prefeito Ademar está levando casas para a Zona Rural do município.

O projeto faz parte do Programa Nacional de Habitação Rural do governo federal e segundo Ademar do Sindicato nesta fase do programa 100 famílias serão beneficiadas com casas próprias.

Ademar que é presidente do STTR de Anapurus esteve vistoriando obras acompanhado do senhor Joilson do Nascimento Amarante que é coordenador do Pólo Sindical do Baixo Parnaíba. As localidades atendidas nesta primeira etapa do Programa Nacional de Habitação Rural são Morros, Cruz, Moura, Bandeira, Vereda I e Carnaúba.

Em visita aos povoados Ademar disse que espera a inclusão de mais casas no programa antes mesmo término desta primeira etapa.